27/05/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Nessa aula de danças folclóricas temos como foco o bumba-meu-boi. Como objetivos principais, propomos: conhecer as histórias dos ritmos e das manifestações do estados onde são mais evidentes, isto é onde são comumente praticados; aprender e vivenciar os movimentos característicos dessa festa; conhecer os personagens da lenda que deu origem a essa festa; refletir sobre as relações estabelecidas entre a manifestação cultural trabalhada e seus participantes; conhecer e comparar as variações dessa festa entre os estados brasileiros.
Não há.
Espaços: Qualquer espaço que permita a utilização de um som e que ofereça às crianças certo conforto e segurança para se movimentarem e que permita boa escuta das músicas. Também deve possibilitar a montagem da aparelhagem que o professor tem disponível para a exibição de vídeos e fotos.
Materiais: som, CDs com as músicas dos bois/do bumba-meu-boi ou boi-bumbá de sua região e também de outras; aparelhagem para projeção. Papel kraft e material para desenhar, fazer colagens, etc.
Atividade 1. Conhecendo a história da festa(40’).
fonte: http://www.grupoescolar.com/a/b/92E84.jpg (acesso em 16/04/2010).
Nesse momento, apresente para os alunos a lenda do bumba-meu-boi ou boi-bumbá e seus personagens. Converse com as crianças sobre algumas características importantes para a festa, por exemplo:
- que os personagens são humanos e animais.
- que os personagens femininos são representados por homens travestidos.
- que temos como personagens o Capitão (comandante do espetáculo); Mateus e Catirina (personagens muito conhecidos que apresentam os bichos, cantam e dançam de forma engraçada e que divertem o público); Bastião, a pastorinha, a dona do boi, o padre, o doutor, o sacristão, Mané Gostoso, o Fanfarrão, a ema, a burrinha, a cobra, o pinica-pau e ainda os personagens fictícios: o Caipora, o Diabo, o Babau, o morto carregando, o vivo e o Jaraguá.
- Vale lembrar que os personagens variam de acordo com a região onde é contada a lenda. Procure versões diferentes e conte para as crianças. Por exemplo, nos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba-meu-boi; nos Estados do Pará e Amazonas, boi-bumbá; em Pernambuco, boi-calemba; na Bahia, boi-janeiro e assim por diante.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi; (acesso em 16/04/2010).
http://www.brasilescola.com/folclore/bumbameuboi.htm (acesso em 16/04/2010).
outras referências:
BARROS, Antonio Evaldo Almeida. 2007. O Pantheon Encantado: Culturas e Heranças Étnicas na Formação de Identidade Maranhense (1937-65). Dissertação de Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos. Salvador: PÓS-AFRO/CEAO/UFBA.
CARVALHO, Maria Michol Pinho de. 1995. Matracas que desafiam o tempo: é o bumba-boi do Maranhão. São Luís.
Outros sites para pesquisa:
Centro nacional de folclore e cultura popular: http://www.cnfcp.gov.br/index.php (acesso em 16/04/2010).
http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendaboibumba1.htm (acesso em 16/04/2010).
http://www.brazilsite.com.br/teatro/teat02a.htm (acesso em 16/04/2010).
http://www.redebrasileira.com/cidades/saoluis/bumbameuboi.asp (acesso em 16/04/2010).
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/bumba.htm (acesso em 16/04/2010).
Sugestões de músicas:
http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/bumbameuboi (acesso em 16/04/2010).
Cd de Bia Bedran “Fazer um bem” – Música 02: A história do boi (Essa faixa conta a história por meio da música)
Após a apresentação dos personagens, distribua folhas de papel kraft e material de desenho e colagem para os alunos para que eles construam um grande painel da festa que servirá de cenário para a apresentação da atividade 4.
Atividade 2. Dançar do seu jeito (10’)
Apresentadas as vestimentas, músicas, histórias, personagens, deixe que as crianças inventem seus passos e dancem livremente, reproduzindo o que observaram nos vídeos. Distribua fitas coloridas, que podem ser de papel crepon ou fitas de tecido e amarre-as nas crianças para ficar uma festa mais colorida.
Atividade 3. Entendendo o que acontece com os pés (25’)
Nesse momento o professor deve escolher quais os passos são mais adequados para cada faixa etária e ensiná-los às crianças. Alguns vídeos de aulas podem ajudar o professor que não tem facilidade ou conhecimento desses movimentos:
http://www.youtube.com/watch?v=l-CGSq0sjzQ (acesso em 16/04/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=TpuzJzVX8cQ (acesso em 16/04/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=Q2BCeqoLSv8 (acesso em 16/04/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=_72wPHo56OI (acesso em 16/04/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=--KE86fEXhQ (apresentação escolar) (acesso em 16/04/2010).
Atividade 4. Apresentação (25’)
Agora, deixe que as crianças escolham se querem apresentar em grupos, duplas ou individualmente. Coloque as músicas do boi-bumbá encontradas e deixe que elas se apresentem umas para as outras.
Em outros sites de músicas você poderá encontrar grande diversidade de músicas. Se possível, faça uma visita ao grupo ou à festa do boi de sua região. Ou convide um desses grupos para fazer apresentação em sua escola.
Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam de dançar juntos? Entre outras perguntas que julgar necessárias.
Essa é uma aula que dá para trabalhar também com outros ritmos, adaptando as atividades, as músicas, as dinâmicas, etc.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/08/2011
Cinco estrelasAdoro o Portal do Professor e sempre encontro aulas maravilhosa e criativas que contribui com o meu trabalho.