Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bumba-meu-boi.

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de danças folclóricas temos como foco o bumba-meu-boi. Como objetivos principais, propomos: conhecer as histórias dos ritmos e das manifestações do estados onde são mais evidentes, isto é onde são comumente praticados; aprender e vivenciar os movimentos característicos dessa festa; conhecer os personagens da lenda que deu origem a essa festa; refletir sobre as relações estabelecidas entre a manifestação cultural trabalhada e seus participantes; conhecer e comparar as variações dessa festa entre os estados brasileiros.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Espaços: Qualquer espaço que permita a utilização de um som e que ofereça às crianças certo conforto e segurança para se movimentarem e que permita boa escuta das músicas. Também deve possibilitar a montagem da aparelhagem que o professor tem disponível para a exibição de vídeos e fotos.

Materiais: som, CDs com as músicas dos bois/do bumba-meu-boi ou boi-bumbá de sua região e também de outras; aparelhagem para projeção. Papel kraft e material para desenhar, fazer colagens, etc.

Atividade 1.  Conhecendo a história da festa(40’).

fonte: http://www.grupoescolar.com/a/b/92E84.jpg (acesso em 16/04/2010).   

Nesse momento, apresente para os alunos a lenda do bumba-meu-boi ou boi-bumbá e seus personagens. Converse com as crianças sobre algumas características  importantes para a festa, por exemplo:

- que os personagens são humanos e animais.

- que os personagens femininos são representados por homens travestidos.

- que temos como personagens o Capitão (comandante do espetáculo); Mateus e Catirina (personagens muito conhecidos que apresentam os bichos, cantam e dançam de forma engraçada e que divertem o público); Bastião, a pastorinha, a dona do boi, o padre, o doutor, o sacristão, Mané Gostoso, o Fanfarrão, a ema, a burrinha, a cobra, o pinica-pau e ainda os personagens fictícios: o Caipora, o Diabo, o Babau, o morto carregando, o vivo e o Jaraguá.

- Vale lembrar que os personagens variam de acordo com a região onde é contada a lenda. Procure versões diferentes e conte para as crianças. Por exemplo, nos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba-meu-boi;  nos Estados do Pará e Amazonas, boi-bumbá; em Pernambuco, boi-calemba; na Bahia, boi-janeiro e assim por diante.

fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi;  (acesso em 16/04/2010).   

http://www.brasilescola.com/folclore/bumbameuboi.htm  (acesso em 16/04/2010).   

outras referências:

BARROS, Antonio Evaldo Almeida. 2007. O Pantheon Encantado: Culturas e Heranças Étnicas na Formação de Identidade Maranhense (1937-65). Dissertação de Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos. Salvador: PÓS-AFRO/CEAO/UFBA.

CARVALHO, Maria Michol Pinho de. 1995. Matracas que desafiam o tempo: é o bumba-boi do Maranhão. São Luís.

Outros sites para pesquisa:

Centro nacional de folclore e cultura popular: http://www.cnfcp.gov.br/index.php (acesso em 16/04/2010).   

http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendaboibumba1.htm (acesso em 16/04/2010).   

http://www.brazilsite.com.br/teatro/teat02a.htm  (acesso em 16/04/2010).   

http://www.redebrasileira.com/cidades/saoluis/bumbameuboi.asp  (acesso em 16/04/2010).   

http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/bumba.htm   (acesso em 16/04/2010).   

Sugestões de músicas:

http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/bumbameuboi  (acesso em 16/04/2010).   

Cd de Bia Bedran “Fazer um bem” – Música 02: A história do boi (Essa faixa conta a história por meio da música)   

Após a apresentação dos personagens, distribua folhas de papel kraft e material de desenho e colagem para os alunos para que eles construam um grande painel da festa que servirá de cenário para a apresentação da atividade 4.

Atividade 2.  Dançar do seu jeito (10’)

Apresentadas as vestimentas, músicas, histórias, personagens, deixe que as crianças inventem seus passos e dancem livremente, reproduzindo o que observaram nos vídeos. Distribua fitas coloridas, que podem ser de papel crepon ou fitas de tecido e amarre-as nas crianças para ficar uma festa mais colorida.  

Atividade 3.  Entendendo o que acontece com os pés (25’)

Nesse momento o professor deve escolher quais os passos são mais adequados para cada faixa etária e ensiná-los às crianças. Alguns vídeos de aulas podem ajudar o professor que não tem facilidade ou conhecimento desses movimentos:

http://www.youtube.com/watch?v=l-CGSq0sjzQ  (acesso em 16/04/2010).   

http://www.youtube.com/watch?v=TpuzJzVX8cQ  (acesso em 16/04/2010).   

http://www.youtube.com/watch?v=Q2BCeqoLSv8  (acesso em 16/04/2010).   

http://www.youtube.com/watch?v=_72wPHo56OI  (acesso em 16/04/2010).   

http://www.youtube.com/watch?v=--KE86fEXhQ (apresentação escolar)  (acesso em 16/04/2010).   

Atividade 4.  Apresentação (25’)

Agora, deixe que as crianças escolham se querem apresentar em grupos, duplas ou individualmente. Coloque as músicas do boi-bumbá  encontradas e deixe que elas se apresentem umas para as outras. 

Recursos Complementares

Em outros sites de músicas você poderá encontrar grande diversidade de músicas. Se possível, faça uma visita ao grupo ou à festa do boi de sua região. Ou convide um desses grupos para fazer apresentação em sua escola.

Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam de dançar juntos? Entre outras perguntas que julgar necessárias.

Essa é uma aula que dá para trabalhar também com outros ritmos, adaptando as atividades, as músicas, as dinâmicas, etc.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.