Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Festival de brincadeiras

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de brincadeiras propomos que os alunos: façam um levantamento de brincadeiras que circulam pela escola, que sejam de conhecimento de todos os representantes da comunidade escolar (alunos, professores, cantineiros, coordenadores, colaboradores, pais e mães, etc.); que organizem as brincadeiras por grau de interesse de cada turma; que experimentem todas as brincadeiras encontradas (se possível); que organizem-se em grupos para a partilha das brincadeiras; organizem um festival de brincadeiras; que as crianças sejam estimuladas a conversar e conhecer outras pessoas da comunidade escolar, além dos próprios pais e colegas de turma;

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O levantamento das brincadeiras deve ser pedido para os alunos em aulas anteriores, como atividade de pesquisa em casa, ou mesmo na biblioteca da escola.  

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Quadra; espaço amplo.

Materiais. Os materiais necessários para realizar as brincadeiras. O professor só saberá especificamente quais os materiais serão utilizados após o levantamento de brincadeiras feito pelas crianças.

Atividade 1. Levantamento de brincadeiras (segunda parte) (25’).

Nesse momento, partilhe com as crianças as brincadeiras encontradas e divida-as em pequenos grupos para a realização de entrevistas. Agora, o levantamento de brincadeiras será no espaço escolar. Direcione os grupos por regiões da escola, sendo cada um responsável pela conversa com todas as pessoas que encontrarem pelo caminho. Mais algumas brincadeiras surgirão.  

Atividade 2. Listagem e organização das brincadeiras encontradas. (20’)

Reúna as crianças e partilhe todas as brincadeiras encontradas. No quadro ou por meio de cartazes peça para que listem-nas.  Divida a turma em pequenos grupos e deixe que cada grupo escolha as brincadeiras que desejam ensinar para os demais.  Nesse momento, cada grupo pode experimentar suas brincadeiras, estabelecendo as regras e as formas para ensinar aos colegas.

Atividade 3. Realização do festival. Brincar! (45’)

 A ideia do festival de brincadeiras é reunir as crianças para que elas ensinem umas às outras e brinquem umas com as outras. Converse sobre a importância em escutar com atenção o grupo que orienta cada brincadeira para que façam, juntos, os combinados e não ocorram mal-entendidos durante a realização do festival.  Recomendo o registro desse evento por meio de fotografias, filmagens, etc. Para terminar o festival, opte por alguma brincadeira que reúna todos os grupos de crianças.   

Atividade 4. Avaliação coletiva/ registro da aula.(10')

Reúna as crianças e peça para que falem sobre o que acharam do festival de brincadeiras. Se preferir, peça para que registrem nos cartazes, onde estão listadas as brincadeiras, seus desenhos e como aconteceu a aula.

Recursos Complementares

Não há.

Avaliação

O professor deve avaliar a participação dos alunos ao longo da aula. O enfoque não é a obediência às regras, somente, mas o envolvimento e a interação com os colegas durante toda a aula. Conversas com os alunos são sempre importantes e mostram o interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar outras possibilidades para aulas seguintes. O professor deve pensar em questões como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos da aula? As crianças foram capazes de se organizar em grupos de trabalho? Houve possibilidade de interdisciplinaridade? As crianças já conheciam as brincadeiras dos pais, dos professores e funcionários ou somente as dos seus pares? As crianças entenderam a proposta? Os alunos foram capazes de ensinar outras brincadeiras? Estavam motivadas para brincar? Os objetivos da aula foram alcançados? Entre outras.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.