21/02/2011
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Valorizar o respeito, o diálogo, a solidariedade e o fortalecimento de vínculos de amizade que favoreça a convivência entre crianças e professores.
1º momento: Contar a história do livro
Ninguém é igual a ninguém de Regina Otero e Regina Rennó. Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas. Registrar o desenho da história. (A história mostra como é gostoso a gente ser o que é, sentir o que sente e viver como vive, apesar da opinião dos outros).
2º momento: Na roda da conversa, questionar sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser.
Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las. Aproveitar esse momento e sugerir o registro da história realizado em duplas com um desenho feito pelas crianças.
3º momento: Para incentivar uma boa convivência entre as crianças, evitando a agressividade entre elas, propor uma atividade em que a professora fotografe os ambientes de circulação das crianças na escola, como por exemplo: sala de aula, refeitório, banheiro, pátio... Para depois discutir na roda, o que é permitido fazer em cada local. Montar um painel com as fotos e os combinados referentes a cada ambiente feitos pelas crianças e a professora.
Materiais:
Livro de história.
Folha sulfite.
Lápis de cor.
Máquina fotográfica.
**O livro “Ninguém é Igual a Ninguém”, de Regina Otero e Regina Rennó, favorece a discussão sobre a identidade e as diferenças pessoais. O texto se divide em duas partes.
Sugestão de livro: CASASANTA. Therezinha. Como girafinha flor fez uma descoberta. Editora Brasil.
* Professor este livro é uma outra possibilidade para trabalhar o respeito pelos amigos e a solidariedade.
É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todos os momentos das atividades, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores.
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