Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


INCLUSÃO E ESPORTE: O IMPORTANTE É PARTICIPAR

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Reconhecer a importância do esporte como elemento que reúne pessoas de diferentes grupos sociais, culturais, étnicos.

b) Refletir sobre o papel do esporte na promoção de atividades recreativas que colaboram com a formação das crianças.

c) Conhecer diferentes grupos sociais que praticam esporte seja nos parques, nas ruas, nas escolas, na comunidade de uma maneira geral.

d) Exercitar a responsabilidade, o cumprimento de regras e a tolerância por meio de atividades esportistas.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.                                                                                                                                         

Estratégias e recursos da aula

Comentários ao/a professor/a:

Professor/a, temos clareza sobre as contribuições do esporte como atividade que promove o desenvolvimento integral do ser humano. Nesse sentido acreditamos que é  fundamental que haja no interior da escola, incentivos permanentes para que os/as alunos/as estejam envolvidos em atividades esportivas, sem necessariamente se preocuparem em competir para vencer. O esporte também é capaz de promover a inclusão de crianças, jovens e adultos, uma vez que abre oportunidade para que as pessoas experimentem seus limites e mostrem seu potencial para tal. Especificamente em relação aos /as alunos/as com necessidades educacionais especiais e/ou deficientes, existem inúmeras experiências vitoriosas de atletas que são vencedores pelo simples fato de superar seus limites na vida em sociedade. Marquez (2005) comenta que “as experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Assim, se bem trabalhado, o projeto extrapola - e muito - a esfera da competição esportiva. Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas. Em muitos casos, inclusive, os projetos não se restringem apenas ao treinamento esportivo.” Assim, o esporte amplia as possibilidades das pessoas conviverem em sociedade, auxilia na aquisição de regras e promove bem estar e prazer a quem o pratica. Essa aula tem o propósito de sensibilizar os/as alunos/as para a importância do esporte enquanto ferramenta que auxilia na promoção da inclusão das pessoas.  

Atividade 1:

Iº Momento: Contar a história: "O passe e o gol"

Sinopse: "Os irmãos gêmeos são tudo de bom. Amigos, companheiros, sempre juntos para o que der e vier. Só existe uam situaçaõ entre eles em que o tempo fecha: quando a bola rola. aí naõ tem acordo. porque Marinho prefere fazer o passe e Joãozinho adora marcar gols e se vangloriar de sua capacidade de ser artilheiro. Por isso humilha o irmão. até que um dia, naquela cidade de nome bem diferente, são convocdos para jogar na seleção da escola. Vão disputar um campeonato. os dois do mesmo lado, no mesmo time, o Preto e Branco Futebol Clube. Será que vai dar encrenca?"

Sinopse e imagem disponíveis em:

http://www.livrosdefutebol.com/catalogo_detail.asp?cod_produto=59 

2º Momento: Conversar com os/as alunos/as a respeito do livro: Qual o objetivo de um jogo de futebol? Na sua percepção, o que os jogadores sentem durante o jogo? Vocês acham que jogar futebol é sempre disputar? Para vocês qual é o sentimento vivenciado pelos jogadores de futebol quando perdem uma partida? Na sua percepção, o que é mais importante participar ou vencer?  

3º Momento: Dividir o grupo em 5 sub-grupos e propor que analisem o caso abaixo e procurem solucionar o problema:   

Imaginem que vocês são da equipe técnica esportiva de um bairro e receberam a seguinte função: montar um time ou uma equipe de atletas para participarem da olimpíada no final do ano. Vocês fizeram a divulgação no bairro para que as crianças se inscrevessem para participarem da olimpíada. Ao final do período de inscrição vocês conheceram os futuros atletas por meio da seguinte foto.

Disponível em:

http://www.veradias.pro.br/inclusao/imagens/viva.jpg 

  

 Ao se depararem com tal foto, vocês identificaram que o grupo estava constituído por crianças com características semelhantes e diferentes. Como vocês deverão proceder? Que time é possível montar com tal grupo? Em que modalidade esportiva as crianças do seu grupo poderão participar?     

4º Momento: Cada grupo deverá apresentar sua produção, cabendo ao/a professor/a mediar as discussões ressaltando alguns pontos, a saber:

1) O esporte tem um importante papel na formação humana, integral dos/as alunos/as.

2) Ao pensar na relação da criança com o esporte é preciso pensar na criança como um indivíduo que está em formação e não apenas em um corpo que deve ser exercitado.

3) O esporte envolve responsabilidade, respeito à diversidade, respeito às regras, tolerância e prazer.

4) O esporte é uma ferramenta importante no trabalho de inclusão, pois por meio dele os/as alunos/as podem aprender, dentre outras coisas, a desenvolver princípios de coletividade, a respeitar a diversidade, a terem atitudes coletivas e afetivas com seu grupo, independente de raça, nível social, religião, ou gênero.

Atividade 2:   Professor/a essa aula poderá acontecer no laboratório de informática.   

1º Momento: Dividir o grupo em 8 sub-grupos para que assistam a alguns vídeos, a saber:   

Sub-Grupo A: Esporte e Democracia 1- COUBERTIN

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dFMe_PEIe6g&feature=related   

 

Sub-Grupo B: Esporte e Democracia 2- ESPORTES COLETIVOS 

 Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i_-nID0iI14&feature=related    

Sub-Grupo C: Esporte e Democracia 3-SUPERAÇÃO

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4Dc1GYBci1Q&NR=1    

Sub-Grupo D: Esporte e Democracia 4- MULHERES

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QPvMaxw9yRw&feature=related   

Sub-Grupo E: Esporte e Democracia 5- PARA-OLIMPÍADAS

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6D1uH6VGZto&NR=1    

Sub-Grupo F: Esporte e Democracia 6- CHINA

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6D5iab0q5mA&NR=1    

Sub-Grupo G: Esporte e Democracia 7- RAÇAS

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=C7gjxJ41AHg&NR=1    

Sub-Grupo H: Esporte e Democracia 8- BRASIL

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5dqlE5_VNAo&NR=1    

2º Momento: Após assistirem ao vídeo cada sub-grupo deverá conversar sobre as informações contidas no mesmo. Se quiserem poderão assistir o vídeo novamente (e quantas vezes for necessário uma vez que são curtos) para fazerem a atividade posterior.     

3º Momento: Os sub-grupos deverão produzir cartazes de divulgação das informações contidas no vídeo. Para essa atividade serão necessários: revistas, caneta hidrocor, cola, tesoura, cartolina.   

4º Momento: Professor/a, solicite aos sub-grupos que apresentem os cartazes e  no momento em que estiverem sendo apresentados, questione: Qual o conteúdo dos vídeos? O que eles retratam? Qual a relação entre cidadania e esporte? O que significa democracia? Por que o vídeo trouxe a informação de que esporte é democracia? Em seguida, professor/a, escreva na lousa as seguintes frases contidas nos vídeos:

DEMOCRACIA: ESPAÇO DE CAMPEÕES.

DEMOCRACIA: ESSE JOGO É PARA TODOS.

ESPORTE: VERDADEIRO EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA.  

Pergunte aos/a alunos/as: Qual o significado dos seguintes lemas? Caso identifique que os/as alunos/as apresentam dificuldade na compreensão do termo Democracia, utilize os recursos e textos sugeridos como complementares para auxiliá-lo no esclarecimento. Além disso, professor/a você poderá solicitar aos/as alunos/as que procurem no dicionário o significado da palavra DEMOCRACIA.

Atividade 3:

1º Momento: Assistir ao Vídeo: Metamorfose

INSERIR IMAGEM

Sinopse: “Documentário sobre a vida de Roseane Ferreira dos Santos, a madrinha do atletismo paradesportivo brasileiro. A pernambucana Rosinha tornou-se ícone no esporte nacional ao superar a deficiência física e conquistar 50 medalhas de ouro ao longo da carreira e dois recordes mundiais nas Paraolimpíadas de 2000”(Porta-curtas Petrobrás).   

Vídeo e sinopse disponíveis em: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1660 

2º Momento: Explorar com os/as aluno/as: Qual a mensagem transmitida pelo documentário? O que o atletismo foi capaz de proporcionar à Rosinha? O que Rosinha quis dizer quando falou que queria ser uma Borboleta?   

3º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que procurem em jornais locais ou revistas, notícias de esporte ou outras atividades esportivas e que identifiquem nas reportagens alguns elementos importantes: reações dos esportistas frente a partidas em que não venceram; manifestação de agressividade durante competições, reação de satisfação durante competições, comentários relevantes.

4º Momento: Cada aluno/a deverá produzir um texto com o seguinte título:  Esporte : o importante é participar!

Recursos Complementares

Professor/a, o vídeo sugerido abaixo é um excelente recurso para os professores de educação física e demais professores que lidam com alunos com necessidades educacionais especiais. Vale a pena conferir!

Vídeo: Esporte como fator de inclusão , disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18422 

Texto: Esporte: ferramenta de inclusão, disponível em:

http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=6362 

Artigo: Esporte, educação e inclusão social: reflexões sobre a prática pedagógica em Educação Física, disponível em:

http://www.efdeportes.com/efd112/esporte-educacao-e-inclusao-social.htm

Texto:   Atletas para valer, disponível em:

 http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC407367-2337,00.html  

  Projeto Social inclusão pelo esporte, disponível em:

 http://www.umc.br/esportesocial/institucional/desenvolvimento_humano.html 

Avaliação

Professor/a, procure identificar por meio da sua observação se os/as alunos/as perceberam a importância do esporte enquanto atividade que contribui para a formação humana. Observe as reações dos/das alunos/as quando foi discutido sobre a questão da inclusão e caso tenha havido manifestação de preconceito racial, ou preconceito contra alunos/as com necessidades educaioanis especiais, dentre outros, sugere-se que sejam desenvolvidas outras aulas com essa temática para trabalhar tal conteúdo com os/as alunos/as. Solicite aos/as alunos/as que como atividade avaliativa eles/as apresentem uma proposta de atividade recreativa para ser realizada na aula de educação física ou no recreio que envolva alunos/as tanto da sua classe quanto alunos/as de outras classes com o objetivo de promover uma integração entre os grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.