14/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Os alunos terão de:
Aula 1
Atividade 1
A proposta desta aula é que ela aconteça no laboratório de informática. Os alunos estarão sentados em duplas e, primeiramente, acessarão links nos quais poderão conhecer glossários. Sugestões:
http://entretenimento.r7.com/musica/glossario/glossario-2.html (Glossário de gêneros musicais)
http://e-groups.unb.br/ig/glossario/index.html (Glossário geológico)
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/glossario_ambiental/glossario_ambiental_-_e.html (Glossário ambiental)
http://www.stf.jus.br/portal/glossario/ (Glossário jurídico)
http://www.tse.gov.br/internet/institucional/glossario-eleitoral/index.html (Glossário eleitoral brasileiro)
http://www.torque.com.br/internet/glossario.htm (Glossário de termos usados na Internet)
http://64.233.163.132/search?q=cache:da0waNo6KIYJ:oglobo.globo.com/quemle/Programa/glossario_de_jornalismo.doc+g%C3%AAnero+gloss%C3%A1rio&cd=16&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br (Glossário de Jornalismo)
http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/glossario/glossario.html (Glossário de meteorologia)
http://www.imaginologia.com.br/extra/upload%20publico%20geral/Glossario-Termos-Medicos.pdf (Glossário de termos médicos e exames de imagens)
http://www.passagensaereas.com.br/glossario.htm (Glossário de termos para viagem e turismo)
http://www.glossarioonline.com.br/modules/wordbook/index.php (Glossário - várias categorias)
Atividade 2
Nesta atividade, os alunos terão de formular um conceito para glossário a partir dos modelos que acessaram. Terminada a elaboração do conceito, o professor o formalizará: “Um glossário é uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento com a definição destes termos. Tradicionalmente, um glossário aparece no final de um livro e inclui termos citados que o livro introduz ao leitor ou são de incomuns”. (Definição considerada satisfatória e encontrada em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gloss%C3%A1rio). Entretanto, como foi pesquisado, o glossário deixou de constar apenas no final de um livro para ganhar espaço em ambiente virtual.
Importante: é aconselhado que o professor também leve algum glossário impresso para que os alunos vejam sua estrutura física.
http://www.filologia.org.br/revista/artigo/9(26)09.htm (Glossário do Livro Espumas Flutuantes, de Castro Alves)
Atividade 3
Formalizado o conceito, os alunos serão motivados a pensar sobre a constituição e funcionamento do gênero. Para tanto, lhes será dado um questionário que pode ser respondido com base na observação e reflexão dos links trabalhados na primeira atividade.
Questionário para conhecimento do GLOSSÁRIO
No que se refere à estrutura, tema e estilo:
Respondidas as perguntas, o professor as corrigirá de modo a elucidar qualquer tipo de dificuldade ou inadequação.
Atividade 4
Serão dadas aos alunos listas de expressões xerocopiadas. Eles terão de escolher um glossário adequado para as expressões e justificar a escolha. Terminada a atividade, o interessante é que se abra uma roda de discussão acerca das “possíveis” respostas. Sugestões:
1)
http://img50.imageshack.us/i/internetes1n.jpg/
2)
http://www.universia.com.br/preuniversitario/materia.jsp?materia=13134
3) D
DEBOULÉS : Rolar. Pequenos tours, em geral feitos em séries, em que o bailarino executa pequenas voltas, transferindo o peso do corpo de uma perna para a outra. O mesmo que Chainés.
DEDANS, EN : Para dentro. Indica que: o movimento da perna é feito numa direção circular de trás para frente. Uma pirueta é executada girando para o lado da perna de sustentação.
DEGAGÉ : Afastado. Posição em que o bailarino se encontra sobre uma perna, com a outra afastada, ponta esticada, em frente, ao lado ou atrás. É o termo que se aplica ao movimento da perna e do pé quando se deslocam de uma posição fechada para uma posição aberta.
DEHORS, EN : Para fora. Indica que o movimento da perna é feito em direção circular da frente para trás. Uma pirueta é executada girando-se para o lado da perna que levanta do chão.
DEMI-BRÁS : Meio braço. Posição dos braços entre a 1ª. e a 2ª. posições, com as palmas da mãos ligeiramente voltadas para cima DEMI : Meio, metade. Qualquer posição ou passo efetuado de maneira pequena ou pela metade.
DERRIÈRE : Atrás. Qualquer passo, exercício ou posição executados atrás, isto é, com a perna fazendo o movimento atrás da outra ou então fechando atrás.
DESSOUS : Embaixo. Qualquer passo executado com a perna de ação passando atrás da outra.
DESSUS : Em cima. Qualquer passo que quando executado, a perna que comanda a ação passa na frente da outra.
DETOURNÉ : Desviado. O detourné é uma volta do corpo, inteira ou apenas meia, para o lado da perna de trás, em 5ª posição, na ponta ou meia ponta. DEUX, PAS DE :Passo de dois (ou passo a dois).Uma dança para duas pessoas.
DEVANT : Em frente. Termo relacionado a qualquer passo ou exercício que é executado em frente, isto é, com a perna fazendo o movimento em frente da outra, ou então fechando na frente.
DEVELOPPÉ : Desenvolvido. O bailarino inicia o movimento sur le cou de pied, subindo lentamente pela perna de sustentação até chegar ao retiré, estendendo a perna na frente, lado ou atrás.
DIVERTISSEMENT : Divertimento. Originalmente, o echappé sauté pode ser battu, quando é executado com uma batida das pernas, tanto antes de abrir para a 2ª, quanto na volta, ao fechar a 5ª posiçaõ.
http://mozenabatista.sites.uol.com.br/Arquivo/Glossar.htm
Aulas 2 e 3
Atividade
Depois de trabalhar o gênero, chegou o momento de produzir um glossário. As duplas, conforme organização da aula anterior, terão a incumbência de escolher um campo do saber e preparar um glossário (claro que é interessante que o professor permita que os alunos escolham uma temática que seja relevante para eles). Para isso, terão de realizar pesquisas dentro desta área de saber. Logo, a pertinência dessa aula acontecer novamente em um laboratório de informática (os alunos tanto poderão pesquisar na Internet como também, se quiserem e o professor achar conveniente, elaborar o glossário no programa WORD, por exemplo).
Passos/etapas para a confecção do glossário:
Um excelente modelo com todas as partes (Sumário, apresentação, estrutura do verbete, o glossário e referências bibliográficas) para o professor mostrar aos alunos é o glossário de DST e AIDS. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_dst_aids.pdf (Glossário de DST e Aids).
Para trabalhar, por exemplo, termos que estão em voga devido à necessidade de letramento digital, ver:
http://cartilha.cert.br/glossario/
Depois disso, o professor, em uma aula no laboratório de informática, pode, também numa aula interdisciplinar, propor atividades focando os termos que compõem o campo semântico das tecnologias de rede sem fio.
A avaliação desta aula consistirá na realização das atividades:
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