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Entendendo e criando um glossário

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer o funcionamento e constituição do gênero glossário;
  • reconhecer a finalidade de um glossário;
  • analisar glossários diversos;
  • escolher uma área de saber para a elaboração de um glossário;
  • fazer levantamento de palavras para a composição do glossário.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos terão de:

  • conhecer os usos e finalidades de um dicionário comum;
  • reconhecer a existência de áreas do saber que comungam de um dialeto próprio ou, ainda, o que conhecemos por jargão;
  • minimamente saber fazer referência bibliográfica.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividades em duplas;
  • discussões coletivas;
  • roteiro de estudo;
  • atividades xerocopiadas;
  • sala de computação com recurso à Internet.     

Aula 1

Atividade 1   

A proposta desta aula é que ela aconteça no laboratório de informática. Os alunos estarão sentados em duplas e, primeiramente, acessarão links nos quais poderão conhecer glossários. Sugestões:

http://entretenimento.r7.com/musica/glossario/glossario-2.html (Glossário de gêneros musicais)  

http://e-groups.unb.br/ig/glossario/index.html (Glossário geológico)  

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/glossario_ambiental/glossario_ambiental_-_e.html (Glossário ambiental)  

http://www.stf.jus.br/portal/glossario/ (Glossário jurídico)  

http://www.tse.gov.br/internet/institucional/glossario-eleitoral/index.html (Glossário eleitoral brasileiro)  

http://www.torque.com.br/internet/glossario.htm (Glossário de termos usados na Internet)  

http://64.233.163.132/search?q=cache:da0waNo6KIYJ:oglobo.globo.com/quemle/Programa/glossario_de_jornalismo.doc+g%C3%AAnero+gloss%C3%A1rio&cd=16&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br (Glossário de Jornalismo)  

http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/glossario/glossario.html (Glossário de meteorologia)  

http://www.imaginologia.com.br/extra/upload%20publico%20geral/Glossario-Termos-Medicos.pdf (Glossário de termos médicos e exames de imagens)  

http://www.passagensaereas.com.br/glossario.htm (Glossário de termos para viagem e turismo)  

http://www.glossarioonline.com.br/modules/wordbook/index.php (Glossário - várias categorias)    

Atividade 2   

Nesta atividade, os alunos terão de formular um conceito para glossário a partir dos modelos que acessaram. Terminada a elaboração do conceito, o professor o formalizará:   “Um glossário é uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento com a definição destes termos. Tradicionalmente, um glossário aparece no final de um livro e inclui termos citados que o livro introduz ao leitor ou são de incomuns”. (Definição considerada satisfatória e encontrada em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gloss%C3%A1rio). Entretanto, como foi pesquisado, o glossário deixou de constar apenas no final de um livro para ganhar espaço em ambiente virtual.

 Importante: é aconselhado que o professor também leve algum glossário impresso para que os alunos vejam sua estrutura física. 

http://1.bp.blogspot.com/_wbmEQJ6J8ZI/Ss3y-5ByrVI/AAAAAAAAALI/VBRPAaUfh4Y/S254/Gloss%C3%A1rio+do+Jazz.jpg    

http://www.filologia.org.br/revista/artigo/9(26)09.htm (Glossário do Livro Espumas Flutuantes, de Castro Alves)    

Atividade 3   

Formalizado o conceito, os alunos serão motivados a pensar sobre a constituição e funcionamento do gênero. Para tanto, lhes será dado um questionário que pode ser respondido com base na observação e reflexão dos links trabalhados na primeira atividade.  

Questionário para conhecimento do GLOSSÁRIO   

No que se refere à estrutura, tema e estilo:

  1. O que contém um glossário?
  2. Todo glossário possui nome?
  3. Como estão organizadas as palavras no glossário?
  4. Qual a relevância das palavras escolhidas para constar no glossário?
  5. Hipotetize: quem escolhe quais palavras devem e quais não devem constar? Por quê?
  6. O glossário exige um público específico? Comente.
  7. Como são as acepções (significação) das entradas (de cada palavra) no glossário? Os textos são longos, curtos?
  8. E a linguagem utilizada: termos técnicos ou linguagem padrão?
  9. Qual a variedade de língua encontrada: formal ou informal? Ou ainda podem ser encontrados os dois tipos?
  10. Pode haver glossários que apresentam palavras em outra língua conforme campo do saber?
  11. A proposta do glossário é esgotar as palavras de um determinado campo do saber? Por quê?
  12. Qual a necessidade de elaborar um glossário?
  13. Todos os campos de conhecimento podem ter um glossário? Por quê?
  14. Como o glossário ajuda uma pessoa leiga? Explique pormenorizadamente.
  15. Tendo em vista um glossário impresso e um online, quais as diferenças podem ser pontuadas? (Lembrando que para responder esta pergunta, os alunos se basearão no glossário levado pelo professor como sugestão na atividade 1).  

Respondidas as perguntas, o professor as corrigirá de modo a elucidar qualquer tipo de dificuldade ou inadequação.     

Atividade 4   

Serão dadas aos alunos listas de expressões xerocopiadas. Eles terão de escolher um glossário adequado para as expressões e justificar a escolha. Terminada a atividade, o interessante é que se abra uma roda de discussão acerca das “possíveis” respostas. Sugestões:

1)

http://img50.imageshack.us/i/internetes1n.jpg/ 

http://www.google.com/imgres?imgurl=http://img50.imageshack.us/img50/3888/internetes1n.jpg&imgrefurl=http://www.scrittaonline.com.br/habilidades_e_competencias.php%3Fctd_id%3D831&usg=__1ZPt9Z2jHfCz881FGib6v9HjOmw=&h=325&w=284&sz=26&hl=pt-BR&start=18&itbs=1&tbnid=f7ZBDhYoWldzxM:&tbnh=118&tbnw=103&prev=/images%3Fq%3Dgloss%25C3%25A1rio%2Blivro%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1    

  • Glossário: sobre internetês.
  • Justificativa: palavras e expressões utilizadas no computador por meio da Internet.     

2)

  • · Banco Central é o órgão federal que atua como banqueiro do governo, responsável por gerir o sistema financeiro, fazendo cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema. Entre suas principais atribuições estão a emissão de moedas, o financiamento da dívida publica, etc.
  • ·  Balança comercial Registra os valores das exportações e das importações. Se o valor das exportações superar os das importações, a balança comercial apresenta superávit comercial. Se acontecer o contrário, teremos déficit comercial.
  • ·  Balanço de pagamentos O balanço de pagamentos é o resumo, expresso em unidades monetárias (US$), das transações ocorridas entre o Brasil e o resto do mundo. Ele apresenta duas grandes contas: o saldo em transações correntes, que se refere à s transações de bens e serviços realizadas pelos brasileiros com o exterior, e, o saldo de capitais, que reflete o fluxo de moedas entre o país e o resto do mundo.
  • ·  Contas Públicas O resultado das contas do setor público é conhecido como déficit público - que representa o excesso de gastos do Governo (em suas diferentes instâncias: Governo Federal e Banco Central Estados e Municípios e empresas estatais) frente as suas receitas. Entretanto, esta contabilidade pode ser dividida em três níveis: (1) Déficit Nominal: corresponde ao resultado nominal das contas do setor público, ou seja, não é excluído o efeito da inflação sobre o fluxo de receitas e despesas do governo. (2) Déficit Operacional: corresponde ao resultado real das contas públicas, ou seja, exclui-se do resultado nominal o efeito da inflação. (3) Déficit Primário: corresponde ao resultado fiscal das contas públicas, ou seja, exclui-se do resultado operacional a despesa com juros que o Governo tem que pagar sobre as suas dívidas. Assim, o resultado puro das contas do Governo é representado pelo déficit primário, que diz, sem o efeito da inflação e dos juros pagos sobre as suas dívidas, se ele gastou mais ou menos do que a sua receita permitia.
  • ·  Câmbio Operação financeira de venda, troca ou compra de valores em moedas de outros países. é um elemento do sistema monetário internacional, regulamentado com o objetivo de facilitar as transações entre países. Taxa de câmbio é a medida pela qual a moeda de um país pode ser convertida em moeda de outro país de modo a viabilizar transações comerciais ou financeiras. Em geral, usa-se como referência cotar uma moeda em relação ao dólar norte-americano. A taxa de câmbio de um país, como qualquer preço da economia, varia em função da oferta e da procura (demanda).
  • ·  Copom Conselho ligado ao Banco Central que se reúne duas vezes por mês para definir a taxa de juro básica da economia, a Selic, aquela que remunera os títulos do governo, e que serve de referência para os bancos fixarem as suas taxas de juros.
  • ·  Custo Brasil Nome dado à série de custos ou despesas que incidem sobre a produção, tornando difícil ou desvantajoso para o exportador colocar seus produtos no mercado internacional ou competir com importados no Brasil. Entram nesta lista custos que vão desde os encargos sociais e o excesso de impostos cobrados sobre os produtos até a falta de estradas para transportar as mercadorias, por exemplo.
  • ·  Inflação Indicador que expressa o aumento médio de preços de uma economia ou de segmentos desta economia, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Os índices de inflação servem também como indexadores de reajuste nos contratos de aluguel.

http://www.universia.com.br/preuniversitario/materia.jsp?materia=13134    

  • Glossário: de economia 
  • Justificativa: palavras e expressões utilizadas para tratar de questões econômicas.

3) D

DEBOULÉS : Rolar. Pequenos tours, em geral feitos em séries, em que o bailarino executa pequenas voltas, transferindo o peso do corpo de uma perna para a outra. O mesmo que Chainés.

DEDANS, EN : Para dentro. Indica que: o movimento da perna é feito numa direção circular de trás para frente. Uma pirueta é executada girando para o lado da perna de sustentação.

DEGAGÉ : Afastado. Posição em que o bailarino se encontra sobre uma perna, com a outra afastada, ponta esticada, em frente, ao lado ou atrás. É o termo que se aplica ao movimento da perna e do pé quando se deslocam de uma posição fechada para uma posição aberta.

DEHORS, EN : Para fora. Indica que o movimento da perna é feito em direção circular da frente para trás. Uma pirueta é executada girando-se para o lado da perna que levanta do chão.

DEMI-BRÁS : Meio braço. Posição dos braços entre a 1ª. e a 2ª. posições, com as palmas da mãos ligeiramente voltadas para cima DEMI : Meio, metade. Qualquer posição ou passo efetuado de maneira pequena ou pela metade.

DERRIÈRE : Atrás. Qualquer passo, exercício ou posição executados atrás, isto é, com a perna fazendo o movimento atrás da outra ou então fechando atrás.

DESSOUS : Embaixo. Qualquer passo executado com a perna de ação passando atrás da outra.

DESSUS : Em cima. Qualquer passo que quando executado, a perna que comanda a ação passa na frente da outra.

DETOURNÉ : Desviado. O detourné é uma volta do corpo, inteira ou apenas meia, para o lado da perna de trás, em 5ª posição, na ponta ou meia ponta. DEUX, PAS DE :Passo de dois (ou passo a dois).Uma dança para duas pessoas.

DEVANT : Em frente. Termo relacionado a qualquer passo ou exercício que é executado em frente, isto é, com a perna fazendo o movimento em frente da outra, ou então fechando na frente.

DEVELOPPÉ : Desenvolvido. O bailarino inicia o movimento sur le cou de pied, subindo lentamente pela perna de sustentação até chegar ao retiré, estendendo a perna na frente, lado ou atrás.

DIVERTISSEMENT : Divertimento. Originalmente, o echappé sauté pode ser battu, quando é executado com uma batida das pernas, tanto antes de abrir para a 2ª, quanto na volta, ao fechar a 5ª posiçaõ.

http://mozenabatista.sites.uol.com.br/Arquivo/Glossar.htm    

  • Glossário: de dança
  • Justificativa: palavras e expressões utilizadas para tratar de movimentos da dança.   

Aulas 2 e 3

Atividade   

Depois de trabalhar o gênero, chegou o momento de produzir um glossário. As duplas, conforme organização da aula anterior, terão a incumbência de escolher um campo do saber e preparar um glossário (claro que é interessante que o professor permita que os alunos escolham uma temática que seja relevante para eles). Para isso, terão de realizar pesquisas dentro desta área de saber. Logo, a pertinência dessa aula acontecer novamente em um laboratório de informática (os alunos tanto poderão pesquisar na Internet como também, se quiserem e o professor achar conveniente, elaborar o glossário no programa WORD, por exemplo).   

Passos/etapas para a confecção do glossário:

  1. Definir um tema ou área do saber (por exemplo: jogos de computador e vídeo game);
  2. pesquisar por palavras que pertençam a essa esfera de atividades (mortal – headset – single player);
  3. definir o que será relevante para o glossário (para isso, pensar no público – por exemplo: crianças, adolescentes, leigos etc.);
  4. agrupar as palavras alfabeticamente; escrever definições (levando-se em consideração o estilo linguístico do gênero – isso foi trabalho no questionário entregue aos alunos e discutido pelo professor);
  5. escolher um nome para o glossário;
  6. referenciar caso tenha utilizado alguma fonte bibliográfica;
  7. organizar sua estrutura física e/ou digital (pensar nos modelos que foram mostrados e estudados na aula anterior);
  8. revisar textualmente;
  9. organizar versão final;
  10. publicar o glossário (pode ser postado em um blog ou ainda encadernado e trocado com os próprios colegas de sala, já que as duplas organizarão glossários conforme área de interesse).   

Um excelente modelo com todas as partes (Sumário, apresentação, estrutura do verbete, o glossário e referências bibliográficas) para o professor mostrar aos alunos é o glossário de DST e AIDS. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_dst_aids.pdf (Glossário de DST e Aids). 

Recursos Complementares

Para trabalhar, por exemplo, termos que estão em voga devido à necessidade de letramento digital, ver:

http://cartilha.cert.br/glossario/ 

Depois disso, o professor, em uma aula no laboratório de informática, pode, também numa aula interdisciplinar, propor atividades focando os termos que compõem o campo semântico das tecnologias de rede sem fio.

Avaliação

A avaliação desta aula consistirá na realização das atividades:

  • elaboração de um conceito de glossário a partir de exemplos conhecidos;
  • resposta dada ao questionário que objetiva analisar os aspectos composicionais, temáticos e estilísticos do gênero glossário;
  • correspondência entre trechos de glossários diversos e área do saber (atividade 4 da aula 1);
  • confecção de um glossário.  
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