01/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Com as regras e a tabela previamente definidas os alunos desenvolverão os jogos do campeonato interno da turma.
- Entender a competição como uma etapa a ser vivenciada e não como um fim.
- Trabalhar a integração e o respeito aos colegas.
Para essa aula os alunos deverão ter o conhecimento das regras acordadas pelo grupo, bem como deverão conhecer a tabela do campeonato da turma.
No início da aula o(a) professor(a) promoverá um debate sobre a competição escolar de modo que um grupo atue como promotoria, outro atue como defesa e um terceiro funcione como júri. Alterando um pouco o formato de um júri simulado o (a) professor (a) deverá intervir encaminhando o processo de discussão com opiniões e sugestões.
ATIVIDADE I - JURI SIMULADO
Caro Professor, promova um debate onde a turma seja dividida em 5 grupos, a saber:
Um grupo a favor da competição;
Um grupo contra;
Um grupo que fará o papel de jurados.
Professor, essa é uma atividade introdutória, onde os alunos deverão ser estimulados ao debate, mas sobretudo ao entendimento que tanto a competição é importante, desde que organizada e com valores éticos preservados; assim como a competição mal estruturada, onde só há valor no vencedor também não é bem vinda.
ATIVIDADE II - ORGANIZANDO UMA COMPETIÇÃO DA TURMA:
Após o júri simulado serão iniciados os jogos da competição da turma, esses jogos serão arbitrados pelos próprios alunos.
Professor, inicialmente apresente aos alunos o seguinte vídeo:
Jogando Futebol de Botão
Peça que visualizem as necessidades de materiais para a realização do torneio. Aqueles que tiverem tim de botão poderão trazê-los para a utilização no torneio.A mesa pode ser comprada ou montada com as medidas básicas que poderão ser acessadas no site:
http://ricardo.grfm.sites.uol.com.br/index.html
ATIVIDADE III - DOCUMENTANDO A COMPETIÇÃO DA TURMA:
Professor(a) solicite que os alunos que não estiverem jogando atuaem como repórteres e assim durante as partidas eles farão reportagens sobre os jogos e comentarão os resultados das partidas do campeonato da turma. As reportagens poderão ser apresentadas na aula seguinte, ou mesmo em alguma mostra de trabalhos escolares que a escola venha a realizar.
Dica - Professor(a) atualmente muitos alunos possuem aparelhos celulares com cameras fotográficas e mesmo filmadoras, esses materiais poderão ser usados para realizar as reportagens.
O(A) Professor(a) para preparar essa aula poderá consultar estes links dentre outros.
http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/06n2/Ferreira.pdf
http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/educadores/educadores18.asp
http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/educadores/educadores04.asp
Para avaliação serão levadas em consideração a participação dos alunos no debate, na arbitragem e nos jogos, bem como a reportagem sobre as atividades desenvolvidas na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!