Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Aspectos Positivos da Competição - Campeonato Interno de Botão

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Com as regras e a tabela previamente definidas os alunos desenvolverão os jogos do campeonato interno da turma.

- Entender a competição como uma etapa a ser vivenciada e não como um fim.

- Trabalhar a integração e o respeito aos colegas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula os alunos deverão ter o conhecimento das regras acordadas pelo grupo, bem como deverão conhecer a tabela do campeonato da turma.

Estratégias e recursos da aula

No início da aula o(a) professor(a) promoverá um debate sobre a competição escolar de modo que um grupo atue como promotoria, outro atue como defesa e um terceiro funcione como júri. Alterando um pouco o formato de um júri simulado o (a) professor (a) deverá intervir encaminhando o processo de discussão com opiniões e sugestões.

ATIVIDADE I - JURI SIMULADO

Caro Professor, promova um debate onde a turma seja dividida em 5 grupos, a saber:

Um grupo a favor da competição;

Um grupo contra;

Um grupo que fará o papel de jurados.

Professor, essa é uma atividade introdutória, onde os alunos deverão ser estimulados ao debate, mas sobretudo ao entendimento que tanto a competição é importante, desde que organizada e com valores éticos preservados; assim como a competição mal estruturada, onde só há valor no vencedor também não é bem vinda.

ATIVIDADE II - ORGANIZANDO UMA COMPETIÇÃO DA TURMA:

Após o júri simulado serão iniciados os jogos da competição da turma, esses jogos serão arbitrados pelos próprios alunos.

Professor, inicialmente apresente aos alunos o seguinte vídeo:
Jogando Futebol de Botão 

Peça que visualizem as necessidades de materiais para a realização do torneio. Aqueles que tiverem tim de botão poderão trazê-los para a utilização no torneio.A mesa pode ser comprada ou montada com as medidas básicas que poderão ser acessadas no site:

http://ricardo.grfm.sites.uol.com.br/index.html  

ATIVIDADE III - DOCUMENTANDO A COMPETIÇÃO DA TURMA:

Professor(a) solicite que os alunos que não estiverem jogando atuaem como repórteres e assim durante as partidas eles farão  reportagens sobre os jogos e comentarão os resultados das partidas do campeonato da turma. As reportagens poderão ser apresentadas na aula seguinte, ou mesmo em alguma mostra de trabalhos escolares que a escola venha a realizar.

Dica - Professor(a) atualmente muitos alunos possuem aparelhos celulares com cameras fotográficas e mesmo filmadoras, esses materiais poderão ser usados para realizar as reportagens.    

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliação serão levadas em consideração a participação dos alunos no debate, na arbitragem e nos jogos, bem como a reportagem sobre as atividades desenvolvidas na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.