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COLETA SELETIVA DE PLÁSTICOS: PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.      Conceituar e reconceituar lixo

2.      Compreender a importância da coleta seletiva

3.      Listar os diferentes tipos de materiais plásticos descartados e considerados lixo.

 4.      Enumerar as propriedades específicas dos materiais plásticos descartados Identificar os grupos de materiais com propriedades específicas aproximadas

Duração das atividades
4 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Propriedades gerais e específicas da matéria.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Motivação

Discussão a respeito do lixo tendo como suporte um texto ou o site indicado a seguir, especialmente se houver possibilidade de acesso pelos/as alunos/as.

<http://www.recicloteca.org.br/inicio.asp> acesso em 24/04/2010.  

Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar o texto diretamente no computador.  Caso não seja possível o/a professor poderá projetá-lo utilizando o data show. Se não houver essa possibilidade, pode imprimíl-o ou digitá-lo e oferecer uma cópia a cada aluno/a. Momento de busca de informações por meio da pesquisa e discussão de informações presentes no  texto apresentado, no qual o professor/a atuará como mediador.

Início de conversa: 

  • Afinal, o que é lixo?
  • O meu lixo é também o seu lixo?

Fechamento da discussão

Um exemplo de lixo que não é lixo são os plásticos, pois a maioria das embalagens descartadas e destinadas ao lixo pode ser reciclada e reaproveitada.

EM CASA

Separe os plásticos do lixo convencional por uma semana. Coloque-os em um recipiente separado após enxaguá-los em água corrente e, ao final de uma semana dessa coleta seletiva, traga-os para a escola..

AULA 2

Análise preliminar do material coletado e organização dos dados.

  • Formar grupos de 4 alunos/as
  • Cada grupo deverá fazer um levantamento do material recolhido, montando uma tabela de anotações na qual os dados fiquem registrados.

Descrição do plástico

Quantidade

Origem do resíduo

(vestuário; embalagens- pet, sacos plásticos; brinquedos; utensílios domésticos etc.)

  • Possibilidade de interdisciplinaridade: o/a professor/a de matemática poderá auxiliar os/as alunos/as na construção de um gráfico representativo da situação do descarte de plásticos por grupo e pela turma. Na aula de ciências cada grupo fechará a sua tabela, no papel. Na aula de matemática o mesmo grupo, com orientações do/a professor/a, contrói os gráficos a partir dessas tabelas. O professor/a poderá utilizar programas como o "EXCEL" que é mais simples. Se houver laboratório de informática, esse seria o espaço ideal para esse momento de construção, leitura e confecção de tabelas e gráficos utilizando o referido programa.

  • Socialização dos dados do grupo para a turma.

Cada grupo de alunos/as socializa seus dados e faz uma análise preliminar dos mesmos para dos demais.

  • DISCUSSÃO tendo como foco o descarte de embalagens plásticas e chamando a atenção para a redução do consumo em geral e de embalagens, em particular.

Suporte para essa discussão:

<http://www.recicloteca.org.br/Defalt.asp?Editoria=2&Subeditoria=2>  Acesso em: 24/04/2010.

<http://www.recicloteca.org.br/Defalt.asp?Editoria=2&Subeditoria=3>  Acesso em: 24/04/2010

Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar  diretamente essas páginas, fazendo as conexões pertinentes entre as suas observações, os dados coletados, a discussão e o suporte teórico. Orientá-los a registrar  o que for discutido.

Guardar o material coletado para uso na próxima aula.

  AULA  3-

Organizados nos mesmos grupos da aula anterior,  os/as alunos/as farão uma classificação dos resíduos tendo como referência o conteúdo de  site: <http://www.recicloteca.org.br/plastico.asp?Ancora=3> . Acesso em 24/04/2010.    

Se não houver possibilidade de acesso direto o/a professor/a poderá reproduzir a  tabela de classificação dos diferentes tipos de plásticos usando o data show para visualização ou impresso, resguardando os direitos autorais.   

Registrar no caderno informações referentes a :

  • Histórico do uso dos plásticos
  • Composição dos plásticos;
  • As propriedades específicas de cada um dos dois grupos de plásticos: termoplásticos e termorrígidos.   

Os termoplásticos são aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam sólidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Correspondem a 80% dos plásticos consumidos. Ex: polipropileno, polietileno.            

Os termorrígidos ou termofixos são aqueles que não derretem quando aquecidos, o que “impossibilita” a sua reutilização através dos processos convencionais de reciclagem. Ex: poliuretano rígido.(grifos nossos)   

PROPRIEDADES GERAIS ESPECÍFICAS DA MATÉRIA.

Acesse sites como:

<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estados-fisicos-da-materia/propriedades-gerais-da-materia.php>Acesso em 24/04/2010 

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria> Acesso em24/04/2010. 

< Acesso em24/04/2010. 

  • Tendo como referência a tabela apresentada no site <http://www.recicloteca.org.br/plastico.asp?Ancora=3> , classificar os resíduos coletados em casa nas duas categorias. Registrar os dados em forma de tabela construída de acordo com o modelo.

Resíduo plástico

Classificação

Aplicação

  • Separar os plásticos coletados de acordo com o grupo (categoria) no qual foram classificados, conforme suas propriedades específicas.     

Discussão:

1)      Em qual das duas categorias há maior quantidade de resíduos plásticos?

2)      Qual é a possibilidade de reciclagem/reutilização desses materiais?

3)      Por que é imprescindível que se faça a coleta seletiva para o reaproveitamento desses materiais?

4)      Você pratica a coleta seletiva? Por quê?  

SOCIALIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO E DA DISCUSSÃO PARA TODA A TURMA.     

Aula 4 - Fechamento

Cada grupo deverá:   

1) Construir um painel com imagens e frases que ilustrem todo o trabalho de pesquisa e discussão teórica realizados nas aulas anteriores. Esses painéis deverão ser afixados em locais estratégicos da escola, onde possam ser vistos pelo maior nº. possível de pessoas a fim de sensibilizar a comunidade escolar a respeito da necessidade de se praticar os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) em relação aos plásticos.

2) Produzir um texto sintetizando todo o trabalho realizado e apontando problemas e possibilidades de soluções relacionados à coleta seltiva e à destinação adequada de resíduos recicláveis..

 

Recursos Complementares

Materiais:

Computadores com acesso à internet; Data show; Materiais já utilizados - como o papel - poderão ser reutilizados na produção dos painéis.

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os  relatórios das atividades de observação, o painel e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas e ao final das atividades.

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