16/05/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
1. Conceituar e reconceituar lixo
2. Compreender a importância da coleta seletiva
3. Listar os diferentes tipos de materiais plásticos descartados e considerados lixo.
4. Enumerar as propriedades específicas dos materiais plásticos descartados Identificar os grupos de materiais com propriedades específicas aproximadas
Propriedades gerais e específicas da matéria.
AULA 1
Motivação
Discussão a respeito do lixo tendo como suporte um texto ou o site indicado a seguir, especialmente se houver possibilidade de acesso pelos/as alunos/as.
<http://www.recicloteca.org.br/inicio.asp> acesso em 24/04/2010.
Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar o texto diretamente no computador. Caso não seja possível o/a professor poderá projetá-lo utilizando o data show. Se não houver essa possibilidade, pode imprimíl-o ou digitá-lo e oferecer uma cópia a cada aluno/a. Momento de busca de informações por meio da pesquisa e discussão de informações presentes no texto apresentado, no qual o professor/a atuará como mediador.
Início de conversa:
Fechamento da discussão
Um exemplo de lixo que não é lixo são os plásticos, pois a maioria das embalagens descartadas e destinadas ao lixo pode ser reciclada e reaproveitada.
EM CASA
Separe os plásticos do lixo convencional por uma semana. Coloque-os em um recipiente separado após enxaguá-los em água corrente e, ao final de uma semana dessa coleta seletiva, traga-os para a escola..
AULA 2
Análise preliminar do material coletado e organização dos dados.
Descrição do plástico |
Quantidade |
Origem do resíduo (vestuário; embalagens- pet, sacos plásticos; brinquedos; utensílios domésticos etc.) |
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Cada grupo de alunos/as socializa seus dados e faz uma análise preliminar dos mesmos para dos demais.
Suporte para essa discussão:
<http://www.recicloteca.org.br/Defalt.asp?Editoria=2&Subeditoria=2> Acesso em: 24/04/2010.
<http://www.recicloteca.org.br/Defalt.asp?Editoria=2&Subeditoria=3> Acesso em: 24/04/2010
Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar diretamente essas páginas, fazendo as conexões pertinentes entre as suas observações, os dados coletados, a discussão e o suporte teórico. Orientá-los a registrar o que for discutido.
Guardar o material coletado para uso na próxima aula.
AULA 3-
Organizados nos mesmos grupos da aula anterior, os/as alunos/as farão uma classificação dos resíduos tendo como referência o conteúdo de site: <http://www.recicloteca.org.br/plastico.asp?Ancora=3> . Acesso em 24/04/2010.
Se não houver possibilidade de acesso direto o/a professor/a poderá reproduzir a tabela de classificação dos diferentes tipos de plásticos usando o data show para visualização ou impresso, resguardando os direitos autorais.
Registrar no caderno informações referentes a :
Os termoplásticos são aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam sólidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Correspondem a 80% dos plásticos consumidos. Ex: polipropileno, polietileno.
Os termorrígidos ou termofixos são aqueles que não derretem quando aquecidos, o que “impossibilita” a sua reutilização através dos processos convencionais de reciclagem. Ex: poliuretano rígido.(grifos nossos)
PROPRIEDADES GERAIS ESPECÍFICAS DA MATÉRIA.
Acesse sites como:
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estados-fisicos-da-materia/propriedades-gerais-da-materia.php>Acesso em 24/04/2010
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria> Acesso em24/04/2010.
< Acesso em24/04/2010.
Resíduo plástico |
Classificação |
Aplicação |
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Discussão:
1) Em qual das duas categorias há maior quantidade de resíduos plásticos?
2) Qual é a possibilidade de reciclagem/reutilização desses materiais?
3) Por que é imprescindível que se faça a coleta seletiva para o reaproveitamento desses materiais?
4) Você pratica a coleta seletiva? Por quê?
SOCIALIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO E DA DISCUSSÃO PARA TODA A TURMA.
Aula 4 - Fechamento
Cada grupo deverá:
1) Construir um painel com imagens e frases que ilustrem todo o trabalho de pesquisa e discussão teórica realizados nas aulas anteriores. Esses painéis deverão ser afixados em locais estratégicos da escola, onde possam ser vistos pelo maior nº. possível de pessoas a fim de sensibilizar a comunidade escolar a respeito da necessidade de se praticar os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) em relação aos plásticos.
2) Produzir um texto sintetizando todo o trabalho realizado e apontando problemas e possibilidades de soluções relacionados à coleta seltiva e à destinação adequada de resíduos recicláveis..
Materiais:
Computadores com acesso à internet; Data show; Materiais já utilizados - como o papel - poderão ser reutilizados na produção dos painéis.
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios das atividades de observação, o painel e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas e ao final das atividades.
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