12/05/2010
Maria de Fátima Aaújo, Naire Jane Capistrano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Numa conversa informal, perceber o que os alunos já sabem sobre animais mamíferos.
1º Momento: Na roda, o professor deve desencadear uma discussão sobre o que significa a palavra mamífero e ouvir o que as crianças têm a dizer. Continuando a discussão, o professor lança outros questionamentos: vocês conhecem algum animal mamífero? por que ele é mamífero? O bebê humano quando nasce, mama, então ele é um mamífero? O professor vai registrando as falas das crianças e ampliando seus conhecimentos sobre esta temática: vocês têm algum animal em casa que seja um mamífero? Que animal é este? Por que você o considera um mamífero? Para finalizar esta atividade, o professor deve sistematizar num cartaz, as impressões que as crianças têm sobre o que é um animal mamífero. Deve, ainda, solicitar que uma das crianças que tenha animal mamífero em casa, como gato, cachorro, o traga na aula seguinte para ser observado pela turma.
2º Momento: Observando um animal mamífero. Na aula seguinte, a criança deverá trazer o animal para a escola com a ajuda dos pais. Na roda, o professor deve deixar que as crianças brinquem um pouco com o animal, pedindo para que descrevam como é a pele do animal observado. Tem pêlo; pena, lã, como é a pele desse animal? Se ele tivesse pena no corpo, ele poderia ser um mamífero? Ouvir as crianças. O objetivo dessa aula é propiciar que as crianças se apropriem de mais uma característca dos mamíferos: ter o corpo coberto de pêlos.
3ª Momento: Identificando os animais mamíferos. O professor deverá espalhar, na roda, imagens de diversos tipos de animais, como: aves, peixes, crustáceos, répteis e mamíferos. Solicitar que as crianças selecionem apenas as imagens dos animais mamíferos. Nesse momento, o professor deve mediar a atividade percebendo, por exemplo, se as crianças vão escolher imagens de aves ou de outros animais que não sejam mamiferos, e questionar o porquê da escolha. Depois, confeccionar um cartaz com a colagem de imagens dos animais mamíferos selecionadas pelas crianças.
4º Momento. O professor deve selecionar um vídeo sobre animais mamíferos para assistir junto com as crianças. Depois de assisitirem ao vídeo, listar o nome de todos os animais observados nele, que elas consideram que sejam mamíferos. Se houver no vídeo algum animal de outra espécie, questionar com as crianças se ele pode fazer parte desta lista ou não.
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar características necessárias para que um animal seja mamífero e se reconhecem, dentre outros, os animais mamíferos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!