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O PET NOSSO DE CADA DIA: IMPORTÂNCIA DA REDUÇÃO DO CONSUMO, DA RECICLAGEM E DA REUTILIZAÇÃO

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Distinguir no lixo embalagens que podem ser reaproveitadas e/ou recicladas

2- Descobrir possibilidades de reciclagem/reutilização das embalagens PET   

3- Compreender a importância da coleta seletiva  

Duração das atividades
4 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não pressupõe conhecimentos prévios específicos

Estratégias e recursos da aula
  • Aulas interativas, dialógicas.
  • Pesquisas em sites
  •  Montagem de painéis     

AULA 1

Motivação

1- Você já ouviu falar em embalagens do tipo PET?

2- Quais são os produtos consumidos em sua casa que vêm em embalagens de plástico do tipo PET?

3- O que é feito dessas embalagens após o uso dos produtos?

 4- O que é o plástico PET?   

Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar o texto diretamente no computador.  Caso não seja possível o/a professor poderá projetá-lo utilizando o data show. Se não houver essa possibilidade, pode imprimíl-o ou digitá-lo e oferecer uma cópia a cada aluno/a.

Momento de busca de informações por meio da pesquisa e discussão de informações presentes no  texto apresentado, no qual o professor/a atuará como mediador.

No Brasil, o uso das embalagens PET (politereftalato de etileno) está crescendo e substituindo embalagens como: latas de flandres, vidros, multilaminados (tipo "longa vida" ou "caixinha") e até de outros plásticos. Hoje é comum observar o PET em garrafas de suco, refrigerantes, óleos vegetais, água mineral.   

Os plásticos são polímeros produzidos a partir de processos petroquímicos. O PET é um deles, e foi desenvolvido em 1941 pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson. Por ser um material inerte, leve, resistente e transparente, passou a ser utilizado na fabricação de embalagens de bebidas e alimentos no início da década de 1980. Em 1985 cerca de 500 mil toneladas de vasilhames já haviam sido produzidos, somente nos Estados Unidos.   

EM CASA 

  • Separe as embalagens plásticas do tipo frascos (refrigerantes, sucos, materiais de limpeza, produtos farmacêuticos etc.) do lixo convencional por uma semana.
  • Coloque-os em um recipiente separado, após enxaguá-los em água corrente. Faça uma tabela de anotações em seu caderno e registre suas observações traga-as para a aula.   

DATA

Nº de embalagens plásticas

Descrição das embalagens; tamanho; continham qual produto?  Foram utilizadas mais de uma vez?

   AULA 2 - EM SALA 

  • Formar grupos de 4 alunos/as
  • Cada aluno/a socializará a sua tabela para os demais.
  • O grupo deverá, então, fazer uma nova tabela que represente o total de embalagens plásticas destinadas ao lixo em suas casas naquela semana.
  • Produzir um pequeno texto a respeito dos dados coletados pelo grupo.
  • Socialização dos grupos para toda a turma.    

  • Possibilidade de interdisciplinaridade: O/A professor/a de matemática poderá auxiliar os/as alunos/as na construção de um gráfico representativo da situação do descarte de plásticos PET por grupo ou pela turma.   

Sugestão: Na aula de ciências cada grupo fechará a sua tabela, no papel. Na aula de matemática o mesmo grupo, com orientações do/a professor/a, contrói os gráficos a partir dessas tabelas. O professor/a poderá utilizar programas como o "EXCEL" que é mais simples. Se houver laboratório de informática, esse seria o espaço ideal para esse momento de construção, leitura e confecção de tabelas e gráficos utilizando o referido programa.

Discussão:

  • Diante da apresentação dos dados, pelos grupos de alunos/as, o/a professor/a poderá encaminhar uma discussão que tenha como foco o descarte de embalagens plásticas do tipo PET, que apresentam alto potencial para reciclagem.
  • Aqui será também um ótimo espaço para abordar a questão do acúmulo de resíduos com propriedades específicas em função do tempo gasto para sua decomposição no meio ambiente. Trata-se de um dos grandes problemas decorrentes do uso indiscriminado do PET e remete à necessidade de revisão do padrão de produção e consumo dessas embalagens.

Algumas informações importantes que podem socializadas pelo/a professor/a nesse momento:

PET - (polietileno tereftalado): Frascos de refrigerantes, produtos farmacêuticos, produtos de limpeza, mantas de impermeabilização e fibras têxteis, etc.

Trata-se de plásticos classificados como temoplásticos. Os termoplásticos são aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam sólidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Correspondem a 80% dos plásticos consumidos. Ex: polipropileno, polietileno. http://www.recicloteca.org.br/plastico.asp?Ancora=3  Acesso em: 18/04/2010.     

  • Verificar individualmente, por grupo e pela turma como um todo, a quantidade de embalagens de plástico tipo PET descartadas numa semana, registrando os dados no quadro. Certamente haverá uma quantidade significativa, principalmente de refrigerantes.
  • Chamar a atenção para questões importantes relacionadas à necessidade de redução do consumo em geral e de refrigerantes em particular. Atentar também para as questões atuais relativas ao lixo e a necessidade de redução da sua geração. Alguns pontos para a discussão:

1) Por questões nutricionais, os refrigerantes devem ser substituídos por sucos;

2) Normalmente os refrigerantes são comercializados em garrafas PET que são descartadas, muitas vezes no lixo, o que aumenta muito o volume do mesmo.

3) Informar que há refrigerantes oferecidos em frascos de vidro, retornáveis, que devem ser priorizados na compra.

4) Ao adquirir produtos, dar preferência àqueles que venham em embalagens que possam ser recicladas e destina-las à reciclagem e não ao lixo.   

Suporte para essa discussão: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=2&SubEditoria=2. Acesso em 18/04/2010    

Se houver possibilidade, os alunos/as poderão acessar diretamente essa página, fazendo as conexões pertinentes entre as suas observações, os dados coletados, a discussão e o suporte teórico.

  AULA 3- 

PLÁSTICOS - PET .

Texto:  <http://www.recicloteca.org.br/plastico.asp?Ancora=3> . Acesso em 18/04/2010. Acessar diretamente ou projetar com data show.     

  • Leitura do texto que se refere ao PET. ·   

  Questões para discussão em grupo     

1)      Por que se tem utilizado tanto as embalagens do tipo PET nos últimos anos?

2)      Por que reciclar os PET?

3)      Como é o processo de reciclagem dos PET?

4)      Cite alguns produtos derivados da reciclagem dos PET?

5)      Por que é importante que se faça a coleta seletiva?   

  • Socialização da discussão pelos/as alunos/as.

  • Problematização:
  •  Vocês conhecem algum produto fabricado utilizando PET reciclado?

Espaço para participação espontânea dos/as alunos/as que socializarão seus conhecimentos a respeito de produtos fabricados a partir de PET reciclado.

Após ouvir os/as alunos/as, o/a professor/a poderá encaminhar o acesso a sites que tratem desse tema. 

 Sugestão de acesso: http://www.temaseiros.com/35854842248-camisa-da-copa-e-feita-com-garrafas-pet. Acesso em 18/04/2010 .   

Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar o site diretamente no computador.  Caso não seja possível o/a professor poderá projetá-lo utilizando o data show. Se não houver essa possibilidade, pode imprimí-lo ou digitá-lo e oferecer uma cópia a cada aluno/a.    

AULA 4

Fechamento 

Cada grupo deverá:

1)      Construir um painel com imagens e frases que ilustrem todo o trabalho de pesquisa e discussão teórica realizados nas aulas anteriores. Esses painéis deverão se afixados em locais estratégicos da escola, onde possam ser vistos pelo maior nº. possível de pessoas a fim de sensibilizar  a comunidade escolar a respeito da necessidade de se praticar os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) em relação às embalagens PET. Ao confeccionar o painel procure exercitar a reutilização de materiais a fim de reduzir o consumo de novos produtos.

2)      Produzir um texto sintetizando todo o trabalho realizado, apontando problemas e possibilidades de superá-los a respeito do consumo e do descarte inadequados de embalagens do tipo PET.  Nesse texto deverá ser enfatizado também as utilizações possíveis desse tipo de plástico após a reciclagem.

Recursos Complementares

http://www.temaseiros.com/35854842248-camisa-da-copa-e-feita-com-garrafas-pet Acesso em 18/04/2010 

http://www.reciclevidas.org.br/duvidas.html#pet. Acesso em 18/04/2010. 

“Curiosidade” - cabe uma análise crítica: http://lista.mercadolivre.com.br/Garrafa-Pet_DisplayType_G. Acesso em 18/04/2010. 

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios das atividades de observação, o painel e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas e ao final das atividades.

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