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Parodiando e divertindo...

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o que é uma paródia;
  • conhecer paródias;
  • compreender o que é fundamental na constituição da paródia;
  • analisar paródias e verificar posição ideológica;
  • produzir paródias;
  • organizar uma gincana de paródias.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos terão de saber que na língua a construção de novos textos pode ser baseada na existência de textos (verbais ou não) que já circulam socialmente.

Estratégias e recursos da aula
  • Atividades em grupos;
  • discussões coletivas;
  • roteiro de estudo;
  • atividades xerocopiadas;
  • sala de computação com recurso à Internet.     

Aula 1

Atividade 1   

O professor disporá os alunos em círculo, de preferência em um laboratório de informática ou uma sala com recurso de data show e internet, e levará a música “Fico assim sem você”, de Adriana Calcanhoto, para que os alunos ouçam. Se quiser, o professor também pode mostrar o videoclipe da música. Para isso, basta acessar o link:

http://www.youtube.com/watch?v=BwF9G3-XhBc 

Ou ver a letra em: http://vagalume.uol.com.br/adriana-calcanhoto/fico-assim-sem-voce.html (letra) 

Atividade 2    

Em seguida, o professor mostrará aos alunos o seguinte videoclipe:

http://www.youtube.com/watch?v=0Iajmjnlz9g: (videoclipe feito por Bárbara Beznosai em homenagem ao personagem Severo Snape – série Harry Potter).   

Seguidamente, o professor questionará oralmente com os alunos:   

  • O que vocês notaram de semelhanças entre os videoclipes assistidos? E as diferenças?   

Espera-se que os alunos consigam identificar: a mesma melodia com temáticas diferentes e, por conseguinte, letras distintas. Ao mesmo tempo, é interessante que os alunos percebam que embora a letra seja diferente nos videoclipes assistidos, há algumas orações ou parte delas que se mantêm, por exemplo: “Sou eu assim sem você”, “As ...estão de mal comigo.... Por quê?”. Além disso, os discentes devem perceber que o arranjo linguístico é organizado conforme temática. No videoclipe oficial da música de Calcanhoto, o tema é sobre relacionamento amoroso, em que existe uma declaração constante de um locutor para um interlocutor. Já no videoclipe, a temática é uma homenagem ao personagem Severo Snape criado na série Harry Poter. Assim, neste último, a escolha lexical é baseada na trilha de Harry Poter.   

Depois da discussão oral, o professor apresentará formalmente aos alunos a paródia. Com isso, dirá “O que vocês acabaram de assistir é uma paródia, que consiste em uma imitação que pode acontecer tanto por meio da palavra e sua sintaxe (linguagem verbal), quanto por meio da linguagem não verbal (imagens, sons, gestos, cores)”.

Conceito para embasar o professor acerca do conceito de paródia: “A paródia é uma forma de contestar ou ridicularizar outros textos, há uma ruptura com as ideologias impostas e por isso é objeto de interesse para os estudiosos da língua e das artes. Ocorre, aqui, um choque de interpretação, a voz do texto original é retomada para transformar seu sentido, leva o leitor a uma reflexão crítica de suas verdades incontestadas anteriormente, com esse processo há uma indagação sobre os dogmas estabelecidos e uma busca pela verdade real, concebida através do raciocínio e da crítica. Os programas humorísticos fazem uso contínuo dessa arte, frequentemente os discursos de políticos são abordados de maneira cômica e contestadora, provocando risos e também reflexão a respeito da demagogia praticada pela classe dominante. Com o mesmo texto utilizado anteriormente, teremos, agora, uma paródia”. Retirado de: http://www.infoescola.com/portugues/intertextualidade-parafrase-e-parodia/   

Importante: Embora o conceito em geral de paródia conste de um tipo de imitação jocosa, isso nem sempre acontece. Como visto, a paródia da música “Fico assim sem você”, não constitui uma espécie de contestação ou ridicularização. Por isso, é necessário o professor ter ciência de que não há conceito rígido em se tratando de língua.     

Atividade 3   

O professor apresentará aos alunos mais exemplos de paródia e discutirá com toda classe os efeitos de sentido produzidos:

Texto Original

Minha terra tem palmeiras

Onde canta o sabiá,

As aves que aqui gorjeiam

Não gorjeiam como lá.

(Gonçalves Dias, “Canção do exílio”).

Paródia

Minha terra tem palmares

onde gorjeia o mar

os passarinhos daqui

não cantam como os de lá.

(Oswald de Andrade, “Canto de regresso à pátria”).

“O nome Palmares, escrito com letra minúscula, substitui a palavra palmeiras, há um contexto histórico, social e racial neste texto, Palmares é o quilombo liderado por Zumbi, foi dizimado em 1695, há uma inversão do sentido do texto primitivo que foi substituído pela crítica à escravidão existente no Brasil.” Outro exemplo de paródia é a propaganda que faz referência à obra prima de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa: 

Estes exemplos foram retirados do site: http://www.infoescola.com/portugues/intertextualidade-parafrase-e-parodia/   

Importante: o professor tem de ter clareza que a paródia é um tipo de intertextualidade. Intertextualidade é considerada como o resgate de textos já existentes e um diálogo com estes textos; alusão a obras existentes de forma implícita ou explícita.     

Atividade 4   

Depois, o professor concentrará a atenção na paródia abaixo para analisar com os alunos os efeitos de sentido produzidos e a posição ideológica sustentada:   

http://1.bp.blogspot.com/_XLUcUCj294g/SChv44VDh7I/AAAAAAAAAAM/rlzD6BxJUz8/s1600-h/hino+da+propaganda.bmp  

Perguntas:

  1. A qual outro texto o “Hino Nacional da Propaganda” se refere?
  2. Como é possível identificar essa relação? Aponte linguisticamente.
  3. Por que ele é uma paródia?
  4. É possível identificar um tema? Se sim, qual é?
  5. Há recorrência de partes originais do texto no qual a paródia se referiu? Identifique-as.
  6. O autor preferiu empregar palavras parecidas, de alguma forma, com as do texto original (número de sílabas, escolha das letras etc)? Por quê?
  7. Esta paródia te leva a alguma reflexão? Se sim, qual?
  8. O que você achou do ponto de vista valorativo quanto ao emprego de um texto nacionalista e respeitoso para a criação de uma paródia? Levante possíveis implicações ideológicas assumidas pelo criador da paródia.     

Aula 2

Atividade 1   

Os alunos estarão no laboratório de informática para pesquisar mais paródias cantadas, pois o próximo objetivo é que eles se organizem em grupos para criarem paródias com um tema determinado pelo professor (daí pode-se trabalhar interdisciplinarmente. Por exemplo, se o professor de história estiver trabalhando a matéria sobre escravidão no Brasil, os alunos aproveitam o tema para criar uma paródia) ou ainda com temas preferenciais dos alunos. Sugestão de sites:  

 http://www.humorafaol.kit.net/parodias.htm (paródias musicais)  

http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm (site sobre paródias - dicas, músicas, publicação)        

Atividade 2   

Os alunos acessarão o site para obter dicas para criar uma paródia:

http://www2.uol.com.br/cante/pcomopub.htm    

Depois, em grupos produzirão a paródia.

Importante: o professor deve sempre incentivar os alunos a produzir paródias “inteligentes”, “bem boladas” que dispensem o uso de termos chulos ou inadequados.     

Aula 3

Atividade   

Esta aula destina-se à organização de uma gincana de paródias. Os alunos treinarão sua performance a fim de apresentarem-se em uma gincana realizada pelo professor no horário do recreio, por exemplo. Ainda há a possibilidade de a gincana de paródias acontecer na rádio da escola.    

Recursos Complementares

Para os professores ampliarem o conhecimento sobre paródia:

CANO, José Ricardo. O riso sério: um estudo sobre a paródia. In: Cad. de Pós-Graduação em Letras São Paulo, v. 3, n. 1, p. 83-89, 2004. Disponível em: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Pos_Graduacao/Doutorado/Letras/Cadernos/Volume_4/009.pdf 

 Acesso em 20/04/2010.

Avaliação

A avaliação desta aula consistirá na apreensão do aluno quanto à noção de paródia. Ele deve ser capaz de identificar o que caracteriza uma paródia e deve, além disso, esboçar, mesmo que minimamente, os possíveis sentidos ou possíveis leituras que uma paródia pode suscitar. Para isso, tanto as discussões em sala conduzidas pelo professor quanto a criação de uma gincana de paródias revelarão a noção que o aluno obteve quanto ao tratamento textual e discursivo de paródias.

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