Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A SOLIDARIEDADE NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar ações solidárias das famílias para com as crianças.

2) Perceber ações solidárias realizadas pelas pessoas da comunidade com a população de uma maneira geral.

3) Planejar ações solidárias para serem realizadas na família e na comunidade.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Comentários aos/a professor/a:

A solidariedade está diretamente relacionada ao respeito que as pessoas têm umas pelas outras. Para se exercitar a solidariedade é fundamental que os/as alunos/as tenham a percepção das dificuldades que os outros enfrentam. Assim, ter conhecimento de diferentes culturas e de diversas condições de vida pode ajudar os/as alunos/as a modificarem suas condutas, não agirem com preconceito e adotarem posturas solidárias em relação ao outro. Essa aula tem o propósito de levar o/a aluno/a a refletir sobre as possibilidades de agir de forma solidária junto à família e na comunidade. Professor/a, você poderá utilizar as aulas publicadas no Portal do Professor com esta mesma temática, intituladas: SER SOLIDÁRIO: EIS A QUESTÃO e SOLIDARIEDADE UM VALOR QUE SE CONSTRÓI, para complementar e/ou ampliar sua aula.

Atividade 1:  

1º Momento: Exibição do filme: “Amigo secreto”   

Disponível em:

http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=3207&Exib=1    

Sinopse: É véspera do Natal e todos os moradores das casas do bairro recebem cartões e outras cartas. Apenas dona Olga, uma senhora mal humorada e solitária, não recebe nenhuma correspondência, demonstrando uma profunda desolação. O carteiro perceptivo e observador consegue transformar essa cena com um singelo ato solidário.

2º Momento: Discutir o vídeo e questionar aos/as alunos/as: O que vocês sentiram ao assistir ao vídeo? Na sua percepção, a personagem dona Olga do vídeo carecia ou não da ajuda do carteiro? O que você achou da atitude do mesmo? Se você vivenciasse essa situação, você teria atitude semelhante à do carteiro?    

3º Momento: Solicitar aos alunos que pensem em pessoas que podem estar precisando de uma mensagem de consolo, de incentivo, de alegria, de esperança, como por exemplo: pessoa hospitalizada, idoso no asilo, deficiente, dentre outras. Após esse momento, os/as alunos/as deverão escrever uma carta para tal pessoa.  

4º Momento: Socializar algumas cartas ressaltando o quanto a solidariedade pode contribuir para um mundo melhor. ´É importante destacar, professor/a, que não se é solidário apenas ajudando pessoas próximas ou aquelas que foram acometidas por situações de catástrofe divulgadas na mídia. Mais do que isso, a solidariedade envolve uma postura ética, de cuidado, sensibilização, compaixão e empatia pelo outro, independente de quem seja.   

Atividade 2:

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para ouvirem a história “Sofia: a fada da solidariedade”

Autora: Kathryn Smith

Editora: ABCPRESS  

Sinopse: O livro conta a história de uma fada que ensina os animais da floresta a dividirem, compartilharem e a tornarem-se solidários.   

2º Momento: Após a leitura do livro, convidar os alunos/as para encenarem a história representando os personagens da fada e dos animais. Porém, a história deverá constar elementos da história de vida e familiar das próprias crianças. Ou seja, o grupo selecionado para encenar a história deverá lembrar-se de episódios que aconteceram em casa com sua família ou que tenham vivido na relação com colegas para representar na dramatização e a fada se responsabilizará em tentar solucionar os conflitos. Sugere-se que o grupo de crianças que não for encenar, confeccione elementos do cenário ou acessórios para a fada (como coroa, varinha de condão, dentre outros) enquanto aguardam as demais crianças se organizarem. 

3º Momento: No momento da encenação, o grupo de crianças que estiver assistindo à encenação deverá, ao final, contribuir com sugestões à fada para que as crianças possam agir de uma maneira solidária.     

Atividade 3:   

1º momento: Assistir aos Vídeos : “Carejangrejos: Fazer a Diferença!” e “O menino das meias vermelhas”  

 “Carejangrejos: Fazer a Diferença” , disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=QrdVqpmHcaY&feature=related  

 Vídeo “O menino das meias vermelhas” , disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=JIyYmLVSV_g&feature=related   

2º Momento: Refletir com os alunos: O que o 1º Vídeo retrata? E o 2º vídeo? Na sua percepção a colega do “menino de meias vermelhas” agiu de forma solidária? Por que? O que cada um de nós pode fazer em nossa família e em nossa comunidade para contribuir com um mundo mais humano, solidário e justo?   

3º Momento: Dividir o grupo em quatro sub-grupos e solicitar que procurem em revistas notícias e imagens de situações problemas em família (casais brigando, filhos chorando, famílias desabrigadas, dentre outras) e na sociedade (desmatamento, trabalho infantil, catástrofes ecológicas, dentre outras).

Sugestão ao/a Professor/a: Professor/a, nessa atividade poderão ser utilizadas revistas velhas para recorte. Seria interessante se a aula fosse realizada no laboratório de informática possibilitando que os/as alunos/as pesquisassem as notícias e informações atuais, inclusive referentes à sua cidade.  Nesse caso, os/as alunos/as poderiam trabalhar em duplas.   

4º Momento: Os grupos (ou duplas) inicialmente formados deverão construir um cartaz dividindo-o ao meio com os seguintes dizeres: Situação problema e Ações de respeito e solidariedade. Na primeira coluna deverão colar as gravuras ou notícias referentes à situação problema e na 2ª coluna deverão escrever sugestões de encaminhamentos que correspondam às soluções dos problemas apresentados, a partir de ações de respeito e solidariedade, como demonstrado a seguir:  

SITUAÇÃO PROBLEMA                                                                         AÇÕES DE RESPEITO E SOLIDARIEDADE       

5º Momento: Expor os cartazes na sala e abrir para discussão: Que sentimentos foram despertados por meio dessa atividade? Como são as nossas ações quando agimos com respeito e de forma solidária? Será que o respeito e a solidariedade estão sempre presentes na nossa família? E em nossa comunidade? Como poderemos sensibilizar as pessoas do nosso convívio para que tenham ações mais humanas, solidárias e respeitosas?   

Recursos Complementares

Vídeo: E você já pensou nisso hoje?, disponível em:

 http://www.youtube.com/watch?v=zDCY2Qdepn4&feature=related 

Livro:TOGNETTA, L. R. P. Virtudes e educação: o desafio da modernidade. Editora Mercado de Letras, Brasília, Ministério da Educação, 2007.   

Artigo: A (re) descoberta da Solidariedade Humana- Cida Nogueira, disponível em:

 http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=499     

Avaliação

Professor, solicite aos/as alunos/as que listem as ações solidárias que poderão adotar em relação às suas família e na comunidade em que vivem. Observe se os/as alunos/as se sensibilizaram com o tema e conseguiram perceber a sua participação e responsabilidade na busca de soluções para os problemas vivenciados em família  e na comunidade.  Oriente os/as alunos/as a fazer uma pesquisa em seu bairro, nas igrejas, centros de formação e outras entidades que trabalham com projetos sociais, com o objetivo de conhecer tais projetos e identificar a possibilidade de sua participação e engajamento em alguns deles.     

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • goreti, ESCOLA DE ENS.FUND.ERNESTO , Alagoas - disse:
    goreti15silva@gmail.com

    16/08/2016

    Cinco estrelas

    TRABALHO EXCEPCIONAL!A EDUCAÇÃO AGRADECE PELO SEU TALENTO E ESSE AJUDA-NOS PARA ADAPTAR AS NOSSAS AULAS;DEUS CONCEDA-TE BASTANTE SABEDORIA!ABRAÇO


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.