17/05/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
1) Identificar ações solidárias das famílias para com as crianças.
2) Perceber ações solidárias realizadas pelas pessoas da comunidade com a população de uma maneira geral.
3) Planejar ações solidárias para serem realizadas na família e na comunidade.
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Comentários aos/a professor/a:
A solidariedade está diretamente relacionada ao respeito que as pessoas têm umas pelas outras. Para se exercitar a solidariedade é fundamental que os/as alunos/as tenham a percepção das dificuldades que os outros enfrentam. Assim, ter conhecimento de diferentes culturas e de diversas condições de vida pode ajudar os/as alunos/as a modificarem suas condutas, não agirem com preconceito e adotarem posturas solidárias em relação ao outro. Essa aula tem o propósito de levar o/a aluno/a a refletir sobre as possibilidades de agir de forma solidária junto à família e na comunidade. Professor/a, você poderá utilizar as aulas publicadas no Portal do Professor com esta mesma temática, intituladas: SER SOLIDÁRIO: EIS A QUESTÃO e SOLIDARIEDADE UM VALOR QUE SE CONSTRÓI, para complementar e/ou ampliar sua aula.
Atividade 1:
1º Momento: Exibição do filme: “Amigo secreto”
Disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=3207&Exib=1
Sinopse: É véspera do Natal e todos os moradores das casas do bairro recebem cartões e outras cartas. Apenas dona Olga, uma senhora mal humorada e solitária, não recebe nenhuma correspondência, demonstrando uma profunda desolação. O carteiro perceptivo e observador consegue transformar essa cena com um singelo ato solidário.
2º Momento: Discutir o vídeo e questionar aos/as alunos/as: O que vocês sentiram ao assistir ao vídeo? Na sua percepção, a personagem dona Olga do vídeo carecia ou não da ajuda do carteiro? O que você achou da atitude do mesmo? Se você vivenciasse essa situação, você teria atitude semelhante à do carteiro?
3º Momento: Solicitar aos alunos que pensem em pessoas que podem estar precisando de uma mensagem de consolo, de incentivo, de alegria, de esperança, como por exemplo: pessoa hospitalizada, idoso no asilo, deficiente, dentre outras. Após esse momento, os/as alunos/as deverão escrever uma carta para tal pessoa.
4º Momento: Socializar algumas cartas ressaltando o quanto a solidariedade pode contribuir para um mundo melhor. ´É importante destacar, professor/a, que não se é solidário apenas ajudando pessoas próximas ou aquelas que foram acometidas por situações de catástrofe divulgadas na mídia. Mais do que isso, a solidariedade envolve uma postura ética, de cuidado, sensibilização, compaixão e empatia pelo outro, independente de quem seja.
Atividade 2:
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para ouvirem a história “Sofia: a fada da solidariedade”
Autora: Kathryn Smith
Editora: ABCPRESS
Sinopse: O livro conta a história de uma fada que ensina os animais da floresta a dividirem, compartilharem e a tornarem-se solidários.
2º Momento: Após a leitura do livro, convidar os alunos/as para encenarem a história representando os personagens da fada e dos animais. Porém, a história deverá constar elementos da história de vida e familiar das próprias crianças. Ou seja, o grupo selecionado para encenar a história deverá lembrar-se de episódios que aconteceram em casa com sua família ou que tenham vivido na relação com colegas para representar na dramatização e a fada se responsabilizará em tentar solucionar os conflitos. Sugere-se que o grupo de crianças que não for encenar, confeccione elementos do cenário ou acessórios para a fada (como coroa, varinha de condão, dentre outros) enquanto aguardam as demais crianças se organizarem.
3º Momento: No momento da encenação, o grupo de crianças que estiver assistindo à encenação deverá, ao final, contribuir com sugestões à fada para que as crianças possam agir de uma maneira solidária.
Atividade 3:
1º momento: Assistir aos Vídeos : “Carejangrejos: Fazer a Diferença!” e “O menino das meias vermelhas”
“Carejangrejos: Fazer a Diferença” , disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=QrdVqpmHcaY&feature=related
Vídeo “O menino das meias vermelhas” , disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=JIyYmLVSV_g&feature=related
2º Momento: Refletir com os alunos: O que o 1º Vídeo retrata? E o 2º vídeo? Na sua percepção a colega do “menino de meias vermelhas” agiu de forma solidária? Por que? O que cada um de nós pode fazer em nossa família e em nossa comunidade para contribuir com um mundo mais humano, solidário e justo?
3º Momento: Dividir o grupo em quatro sub-grupos e solicitar que procurem em revistas notícias e imagens de situações problemas em família (casais brigando, filhos chorando, famílias desabrigadas, dentre outras) e na sociedade (desmatamento, trabalho infantil, catástrofes ecológicas, dentre outras).
Sugestão ao/a Professor/a: Professor/a, nessa atividade poderão ser utilizadas revistas velhas para recorte. Seria interessante se a aula fosse realizada no laboratório de informática possibilitando que os/as alunos/as pesquisassem as notícias e informações atuais, inclusive referentes à sua cidade. Nesse caso, os/as alunos/as poderiam trabalhar em duplas.
4º Momento: Os grupos (ou duplas) inicialmente formados deverão construir um cartaz dividindo-o ao meio com os seguintes dizeres: Situação problema e Ações de respeito e solidariedade. Na primeira coluna deverão colar as gravuras ou notícias referentes à situação problema e na 2ª coluna deverão escrever sugestões de encaminhamentos que correspondam às soluções dos problemas apresentados, a partir de ações de respeito e solidariedade, como demonstrado a seguir:
SITUAÇÃO PROBLEMA AÇÕES DE RESPEITO E SOLIDARIEDADE
5º Momento: Expor os cartazes na sala e abrir para discussão: Que sentimentos foram despertados por meio dessa atividade? Como são as nossas ações quando agimos com respeito e de forma solidária? Será que o respeito e a solidariedade estão sempre presentes na nossa família? E em nossa comunidade? Como poderemos sensibilizar as pessoas do nosso convívio para que tenham ações mais humanas, solidárias e respeitosas?
Vídeo: E você já pensou nisso hoje?, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=zDCY2Qdepn4&feature=related
Livro:TOGNETTA, L. R. P. Virtudes e educação: o desafio da modernidade. Editora Mercado de Letras, Brasília, Ministério da Educação, 2007.
Artigo: A (re) descoberta da Solidariedade Humana- Cida Nogueira, disponível em:
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=499
Professor, solicite aos/as alunos/as que listem as ações solidárias que poderão adotar em relação às suas família e na comunidade em que vivem. Observe se os/as alunos/as se sensibilizaram com o tema e conseguiram perceber a sua participação e responsabilidade na busca de soluções para os problemas vivenciados em família e na comunidade. Oriente os/as alunos/as a fazer uma pesquisa em seu bairro, nas igrejas, centros de formação e outras entidades que trabalham com projetos sociais, com o objetivo de conhecer tais projetos e identificar a possibilidade de sua participação e engajamento em alguns deles.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/08/2016
Cinco estrelasTRABALHO EXCEPCIONAL!A EDUCAÇÃO AGRADECE PELO SEU TALENTO E ESSE AJUDA-NOS PARA ADAPTAR AS NOSSAS AULAS;DEUS CONCEDA-TE BASTANTE SABEDORIA!ABRAÇO