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MINIALMANAQUE - UM TRABALHO DE PESQUISA, LEITURA E ESCRITA.

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilão, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Utilizar estratégias de leituras (seleção, antecipação e verificação) para localizar informações no texto.          

* Preencher fichas técnicas sobre os bichos utilizando os conhecimentos adquiridos por meio da leitura.

* Elaborar pequenos textos e legendas para compor um minialmanaque.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e Recursos da aula

O que você vai precisar para a aula:

- Folha  para anotação da ficha científica do animal 

Primeira atividade: Introdução ao tema

Professor, incie a aula  contando que você vai ler um pequeno texto sobre um tema que muitos alunos já conhecem ou conhecem até mais que a professora. Esta fala introdutória deve ter como objetivo destacar que todos no processo escolar são aprendentes e ensinantes.

Leia para eles este pequeno texto que explica o que são animais em risco de extinção.  

                                                                                           Animais ameaçados de extinção   

Os animais ameaçados de extinção são as espécies que correm o risco de desaparecer. Hoje em dia muitas espécies estão nesta situação ao redor do mundo e no Brasil também. As principais causas associadas a esse fenômeno são a destruição do hábitat pelo homem, a exploração comercial e o desequilíbrio provocado pela introdução em determinadas áreas de espécies mais aptas à sobrevivência nesses locais  que as nativas.

                                                                                                                   (Texto elaborado por Simone Alencastre)     

Após a leitura do texto, discuta com seus alunos sobre o tema e dê espaço para as colocações dos alunos sobre o tema. Normalmente este é um tema que mobiliza os alunos e que hoje em dia já é de domínio de grande parte das pessoas.  

Professor, continue  sua aula propondo aos alunos a elaboração de um minialmanaque de animais em risco de extinção.    

Segunda atividade:

Diga para os alunos que você selecionou da lista de animais em risco de extinção o mico-leão-da-cara-preta para estudar com eles.   

Link da lista oficial do IBAMA contendo os animais atualmente em risco de extinção:

http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_1522_89.pdf           

Leia para seus alunos o texto abaixo, retirado do site da revista Ciência Hoje das Crianças.

 http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/137/galeria-de-bichos-ameacados-mico-leao-da-cara/?searchterm=mico%20leao%20dourado    

Antes de iniciar a leitura avise aos alunos que você vai ler o texto em voz alta para que a turma aprenda mais sobre o animal e conheça um texto informativo. Explore a imagem que aparece no texto e discuta sobre ela, faça uma leitura da imagem, possibilitando aos pequenos leitores a antecipação do que o texto vai tratar, trabalhando assim uma das estratégias do leitor.

Leia o título e deixe que os alunos busquem explicações para a frase que brinca com  a música “boi da cara preta” e o nome do animal.     

Com vocês, o boi (ops!), o mico-leão-da-cara-preta!

Conheça mais um integrante da nossa galeria de bichos ameaçados de extinção

Por: Alexandre T. Amaral Nascimento,

Projeto Conservação do Mico-Leão-da-Cara-Preta,

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Publicado em 15/07/2003 |

Atualizado em 03/08/2010 (Ilustração: Mario Bag).

 O mico-leão-da-cara-preta foi descoberto em 1990, na Ilha de Superagüi, que fica no litoral norte do Paraná. Essa espécie tem o corpo dourado e a cara, claro, só poderia ser preta!        

 Os hábitos do mico-leão-da-cara-preta não são muito diferentes dos demais micos. Eles costumam viver em grupos familiares com cerca de cinco indivíduos, que, em geral, incluem um casal em idade reprodutiva e seus filhotes de diferentes gestações. Falando em filhotes... Os micos têm sempre gêmeos e todo o grupo ajuda a cuidar dos novos membros da família, que são carregados nas costas pelos pais e pelos irmãos mais velhos durante os primeiros meses de vida. Os machos e as fêmeas desses animais não apresentam diferenças físicas além do sexo.

Procura-se!

 Nome científico: Leontopithecus caissara.

 Nome popular: mico-leão-da-cara-preta.

 Tamanho: cerca de 30 centímetros de comprimento (sem considerar a cauda que, em geral, tem a mesma medida do corpo do animal).

Peso: 600 gramas, aproximadamente.

Local onde é encontrado: na ilha de Superagüi, dentro dos limites do Parque Nacional de Superagüi - extremo norte do estado do Paraná - e em uma pequena porção continental vizinha à ilha, nos estados do Paraná e São Paulo.

Hábitat: áreas planas da Mata Atlântica no extremo sul de São Paulo e no extremo norte do Paraná.

Motivo da busca: animal ameaçado de extinção.

Cada grupo de micos-leões é territorialista, ou seja, utiliza uma parte da floresta para viver e defendem essa área da invasão de outros grupos de micos-leões.

 Esses animais passam o dia percorrendo seu território se alimentando de frutos, folhas, sementes, pequenos anfíbios e insetos que vivem no interior das bromélias. Eles também comem cogumelos que nascem nos troncos das árvores durante o inverno, quando a disponibilidade de frutos na floresta é menor.

Ao final de um dia de atividades, as famílias de micos-leões se abrigam nos ocos das árvores para passar a noite.

Das quatro espécies de micos-leões - dourado, preto, da-cara-dourada e da-cara-preta, esta última é a que se encontra mais seriamente ameaçada de extinção. Hoje, os principais riscos são a reduzida população, estimada entre 400 e 500 indivíduos na natureza, e a pequena extensão de área em que são encontrados -- cerca de 300 quilômetros quadrados. Mas foi a caça, o tráfico de animais, a fragmentação e a perda de áreas de Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo, que tornaram os micos-leões espécies raras e ameaçadas.          

 O IPÊ -- Instituto de Pesquisas Ecológicas -- vem trabalhando pela conservação do mico-leão-da-cara-preta desde 1995. Ao longo desses anos, muito se aprendeu sobre a espécie para que fosse possível planejar o manejo dos micos-leões-da-cara-preta para outras áreas em que a população desse animal possa crescer o suficiente para tornar-se livre do risco de extinção. Tão importante quanto as pesquisas é a educação ambiental, para que a comunidade local compreenda a importância da preservação de sua fauna. E tão importante quanto a educação ambiental é a criação de fontes alternativas de renda, para que as pessoas deixem de caçar e vender os animais.

Como é possível perceber, todas as ações conjuntas buscam a conservação do mico-leão-da-cara-preta, e sendo esta uma espécie que precisa de sua floresta saudável, estamos também preservando o que restou da Mata Atlântica, um ecossistema tão rico em fauna e flora, que pode ser considerado um tesouro!

Antes de encerrar esta conversa, não custa lembrar que qualquer esforço de preservação necessita da ajuda de todos. Portanto, seja você também um protetor da natureza. Assim, você se tornará um aliado do mico-leão-da-cara-preta e de todas as espécies ameaçadas de extinção!

Alexandre T. Amaral Nascimento, Projeto Conservação do Mico-Leão-da-Cara-Preta, Instituto de Pesquisas Ecológicas     

Após a primeira leitura do texto converse com os alunos sobre o que eles observaram sobre o texto.

Quais informações sobre o mico-leão-da-cara-preta que  cada um conseguiu assimilar e com isso, demonstrar o que aprendeu.      

 Terceira atividade: Nova leitura com explicações e participações dos alunos.   

Faça uma nova leitura do texto e  combine com seus alunos que, desta vez, você vai escolher, durante a leitura, alguns  parágrafos para reler e comentar o significado de expressões importantes, abrindo espaço para o comentários dos alunos que queiram fazer perguntas sobre o texto ou contribuir com informações.    

 Quarta atividade: Escrita de informações   

Esta atividade consiste em registrar coletivamente as informações que a turma adquiriu com a leitura do texto informativo sobre o mico-leão-da-cara-preta.

Na lousa vá anotando as informações no formato de texto narrativo, orientando, enquanto escritor mais experiente, como organizar as informações levantadas pelo grupo. Releia o texto e peça para que cada aluno copie em uma folha.   

Peça que cada aluno ilustre o texto com imagens do mico-leão-da-cara-preta e também, se desejarem, com desenhos que retratem algumas informações contidas no texto. Neste caso peça que façam legendas para explicar a imagem.    

 Quinta  atividade:  Preenchimento da ficha científica do animal   

Explique para seus alunos que no almanaque, cada animal terá um texto informativo produzido pela turma, as imagens desenhadas por cada aluno e uma ficha científica do animal, que é uma forma do leitor encontrar de forma mais rápidas algumas informações sobre o bicho.     

Para a ficha selecione, com seus alunos, as informações que querem por na ficha do animal. No próprio texto da aula existe a ficha cientifica que pode servir de modelo.

Você pode mantê-la e somente copiar no quadro para cada aluno copiar a sua, ou fazer modificações com a intervenção da turma, retirando ou colocando novos itens. Veja abaixo a  parte do texto que contém a ficha para orientar o professor.     

Procura-se!

Nome científico: Leontopithecus caissara.

Nome popular: mico-leão-da-cara-preta.

 Tamanho: cerca de 30 centímetros de comprimento (sem considerar a cauda que, em geral, tem a mesma medida do corpo do animal).

Peso: 600 gramas, aproximadamente.

Local onde é encontrado: na ilha de Superagüi, dentro dos limites do Parque Nacional de Superagüi - extremo norte do estado do Paraná - e em uma pequena porção continental vizinha à ilha, nos estados do Paraná e São Paulo.

Hábitat: áreas planas da Mata Atlântica no extremo sul de São Paulo e no extremo norte do Paraná.

Motivo da busca: animal ameaçado de extinção.       

Sexta atividade: Organização do almanaque.   

Professor, o almanaque será composto de quantos animais a turma desejar conhecer e comporte no seu planejamento. O ideal é que ele seja um produto final de um projeto sobre os animais brasileiros em risco de extinção. Em média de 5 a 10 animais estudados e seguindo os passos desta aula, já compõe um minialmanaque bem interessante. Faça os passos desta aula com outros animais.

Você pode encontrar estes textos no site da revista Ciência Hoje das Crianças, ou na revista impressa, onde todos os meses também sai na coluna “Galeria Bichos ameaçados” uma matéria sobre um animal diferente, pertencente à lista de animais em risco de extinção.

Outras revistas destinadas ao público infantil como a “Recreio” também costumam trazer esse tipo de informação.   

Para montar o minialmanaque de cada criança, reúna as produções de cada aula, faça uma capa e ajude os alunos na escrita do índice.   

Cada aluno terá seu próprio minialmanaque, mas todos serão produtos de um trabalho coletivo da turma, na leitura, interpretação das informações e organização escrita dos dados.   

Para finalizar o trabalho, promova um dia de autógrafos, convidando as famílias dos alunos para conhecer o trabalho produzido pela turma.       

Recursos Complementares

Professor, a leitura do livro Estratégias de leitura de Isabel Solé, nos ajuda a compreender os procedimentos desta aula, sendo uma leitura fundamenetal para o professor que deseja compreender como ensinar as estratégias de um leitor. No link abaixo uma pequena apresentação do livro.

http://www.uniblog.com.br/profmi/342090/estrategias-de-leitura-isabel-sole.html 

Nos sites da Revista Ciência Hoje das Crianças e Recreio o professor encontra outros textos interessantes sobre vários assuntos que despertam interesse nos alunos, que poderão complementar suas aulas.

http://recreionline.abril.com.br/   

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/  

Avaliação

   A avaliação acontecerá durante toda a aula, onde o professor poderá observar se os alunos estão fazendo uso das estratégias de leitura para buscar as informções no texto, principalmente no momento de preenchimento da ficha científica coletivamente.

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