Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VOCÊ TROCA? UMA PROPOSTA DE ESCRITA A PARTIR DE UM TEXTO LITERÁRIO

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir textos de forma lúdica.
  • Conhecer o livro " Quem troca" da escritora Eva Furnari.?.
  • Apropriar-se do código escrito.
  • Escrever textos com uma característica específica.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS:

*Livro: "Você troca" , da escritora Eva Furnari

*Cartaz  destacando as rimas contidas no livro

*Jornal com classificados

*Revistas com classificados

*Quadro com mural para colocação de produções dos alunos

ESTRATÉGIAS:

Organizados em roda, leia para as crianças o livro " Você troca" da escritora Eva Furnari.

Para outras informações, consultar o link abaixo:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=82517&sid=18714922712424647367686425&k5=1C37FBA6&uid=

Explorar a capa, o título, as ilustrações e o posicionamento das informações sobre o escritor, ilustrador e editora são procedimentos muito enriquecedores para os leitores iniciantes. Perguntar: Quais são os itens que estão em todas as capas de todos os livros?  E qual é o título do livro? Vocês conhecem outros livros dessa autora?

Também apresentar a contracapa e a folha de rosto, suas funções e características. Fazer indagações sobre a imagem  que ilustra a  capa do livro, provocando o interesse e a curiosidade. Perguntar: Qual "pista"  essa ilustração da capa nos dá sobre o assunto do  livro?  O que vocês veem nessa imagem? Vocês conhecem esse ilustrador? As perguntas são estratégia de leitura, porque o  aluno vai ficará atento para confirmar as hipóteses que fez.

 Após a leitura, perguntar as opiniões das crianças sobre o livro e recordando as trocas ocorridas na história, e se foram trocas positivas e negativas no entendimento individual dos alunos. Encaminhar a conversa para que compreendam que o critério de trocas da escritora está baseado na possibilidade de sonoridade, de rima entre elas.

 Pode-se, posteriormente, organizar no quadro, ou em forma de cartaz, as trocas ocorridas dando ênfase nas terminações, por exemplo:

GATO CONTENTE

PATO COM DENTE

CANGURU DE  PIJAMA

URUBU NA CAMA

LEÃO SEM DENTE

DRAGÃO OBEDIENTE

 Provocá-los a pensar em outras trocas possíveis, respeitando o critério das rimas, sendo você, professor, o escriba que deverá registrar as ideias possíveis no quadro e problematizar as sugestões que não estejam de acordo com a rima proposta.

Mostre aos alunos o caderno de classificados  de um jornal, indagando se eles sabem qual é a função daquela seção do jornal. Após levantamento do conhecimento prévio, diga-lhes   que há alguns adultos que fazem trocas de objetos através de anúncios, nesta área  específica do jornal. Perguntar se os alunos conhecem o que é e para que serve, além de trocar, um classificado de jornal.

 Ajude-os a construir as características do gênero textual, sua função e o suporte.  Apresente alguns classificados de jornal e revista. É interessante perguntar sobre as  diferenças de objetivo da história contada e dos classificados, definindo as características dos gêneros textuais

 Em seguida proponha a mistura dos gêneros, construindo na sala, um mural de classificados: "o Mural do Troca-Troca". A proposta será que os alunos individualmente, produzam um anúncio propondo uma troca, nos moldes dos apresentados no  livro, para afixar no mural. Entregue pedaços de papel sulfite, cortados igualmente, a fim de dar a impressão de um classificado de jornal, para cada aluno.

 Lembre-os que, tratando-se de um texto a ser exposto no mural e que será lido por muitas pessoas, deverá ser escrito com letra bastão, de forma clara e respeitando as normas ortográficas.

Para que os objetivos sejam atingidos cabe ao professor fazer as reflexões sobre a correspondência grafofônica, circulando entre as mesas, auxiliando e mediando a produção textual.

 A possibilidade  de reescrita  das produções deve ser considerada e poderá ser um momento muito rico para reflexões e ordenação de conhecimento. Ao final, as produções devem ser socializadas  para o grupo.

 O produtor do classificado deve ler para a turma a sua produção e afixar no mural, e o papel destinado pra a escrita do classificado, a ilustração pode contribuir para deixar o trabalho mais lúdico.

Recursos Complementares

Para o professor conhecer um pouco mais dos pressupostos teórico desta aula, sugiro o vídeo abaixo do Programa de alfabetização ( PROFA)

http://www.youtube.com/watch?v=rABzHlxXOiY  

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula, observando a participação dos alunos, e nos momentos de produção escrita, o professor poderá observar o quanto os alunos estão avançando nas suas hipóteses de escrita.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luziana Vilela, SEMED , Espírito Santo - disse:
    luzianahote@hotmail.com

    25/04/2013

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão, pois o professor poderá trabalhar de diversas formas em sala de aula, principalmente a rima e enriquecer com a realidade da turma. Sou professora e pedagoga e essa sugestão foi essencial no meu trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.