18/06/2010
Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ser leitor e escritor iniciante.
RECURSOS:
*Livro: "Você troca" , da escritora Eva Furnari
*Cartaz destacando as rimas contidas no livro
*Jornal com classificados
*Revistas com classificados
*Quadro com mural para colocação de produções dos alunos
ESTRATÉGIAS:
Organizados em roda, leia para as crianças o livro " Você troca" da escritora Eva Furnari.
Para outras informações, consultar o link abaixo:
Explorar a capa, o título, as ilustrações e o posicionamento das informações sobre o escritor, ilustrador e editora são procedimentos muito enriquecedores para os leitores iniciantes. Perguntar: Quais são os itens que estão em todas as capas de todos os livros? E qual é o título do livro? Vocês conhecem outros livros dessa autora?
Também apresentar a contracapa e a folha de rosto, suas funções e características. Fazer indagações sobre a imagem que ilustra a capa do livro, provocando o interesse e a curiosidade. Perguntar: Qual "pista" essa ilustração da capa nos dá sobre o assunto do livro? O que vocês veem nessa imagem? Vocês conhecem esse ilustrador? As perguntas são estratégia de leitura, porque o aluno vai ficará atento para confirmar as hipóteses que fez.
Após a leitura, perguntar as opiniões das crianças sobre o livro e recordando as trocas ocorridas na história, e se foram trocas positivas e negativas no entendimento individual dos alunos. Encaminhar a conversa para que compreendam que o critério de trocas da escritora está baseado na possibilidade de sonoridade, de rima entre elas.
Pode-se, posteriormente, organizar no quadro, ou em forma de cartaz, as trocas ocorridas dando ênfase nas terminações, por exemplo:
GATO CONTENTE |
PATO COM DENTE |
CANGURU DE PIJAMA |
URUBU NA CAMA |
LEÃO SEM DENTE |
DRAGÃO OBEDIENTE |
Provocá-los a pensar em outras trocas possíveis, respeitando o critério das rimas, sendo você, professor, o escriba que deverá registrar as ideias possíveis no quadro e problematizar as sugestões que não estejam de acordo com a rima proposta.
Mostre aos alunos o caderno de classificados de um jornal, indagando se eles sabem qual é a função daquela seção do jornal. Após levantamento do conhecimento prévio, diga-lhes que há alguns adultos que fazem trocas de objetos através de anúncios, nesta área específica do jornal. Perguntar se os alunos conhecem o que é e para que serve, além de trocar, um classificado de jornal.
Ajude-os a construir as características do gênero textual, sua função e o suporte. Apresente alguns classificados de jornal e revista. É interessante perguntar sobre as diferenças de objetivo da história contada e dos classificados, definindo as características dos gêneros textuais
Em seguida proponha a mistura dos gêneros, construindo na sala, um mural de classificados: "o Mural do Troca-Troca". A proposta será que os alunos individualmente, produzam um anúncio propondo uma troca, nos moldes dos apresentados no livro, para afixar no mural. Entregue pedaços de papel sulfite, cortados igualmente, a fim de dar a impressão de um classificado de jornal, para cada aluno.
Lembre-os que, tratando-se de um texto a ser exposto no mural e que será lido por muitas pessoas, deverá ser escrito com letra bastão, de forma clara e respeitando as normas ortográficas.
Para que os objetivos sejam atingidos cabe ao professor fazer as reflexões sobre a correspondência grafofônica, circulando entre as mesas, auxiliando e mediando a produção textual.
A possibilidade de reescrita das produções deve ser considerada e poderá ser um momento muito rico para reflexões e ordenação de conhecimento. Ao final, as produções devem ser socializadas para o grupo.
O produtor do classificado deve ler para a turma a sua produção e afixar no mural, e o papel destinado pra a escrita do classificado, a ilustração pode contribuir para deixar o trabalho mais lúdico.
Para o professor conhecer um pouco mais dos pressupostos teórico desta aula, sugiro o vídeo abaixo do Programa de alfabetização ( PROFA)
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, observando a participação dos alunos, e nos momentos de produção escrita, o professor poderá observar o quanto os alunos estão avançando nas suas hipóteses de escrita.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/04/2013
Quatro estrelasÓtima sugestão, pois o professor poderá trabalhar de diversas formas em sala de aula, principalmente a rima e enriquecer com a realidade da turma. Sou professora e pedagoga e essa sugestão foi essencial no meu trabalho.