Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS CASTELOS NA HISTÓRIA

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar imagens de castelos na história: da idade média aos dias atuais; 
  • perceber as transformações – mudanças e permanências- na arquitetura e estrutura dos castelos ao longo da história;
  • destacar a função de cada espaço/parte da estrutura dos castelos.
Duração das atividades
.As atividades serão divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, é interessante que os alunos já tenham vivenciado discussões iniciais sobre castelos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas apresentadas neste portal, intituladas "Conhecendo o mundo dos castelos através dos contos de fadas” e “Pesquisando diferentes tipos de castelos”.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE: Observar as mudanças ocorridas nas estruturas dos castelos

1° Momento: Discutir com as crianças as mudanças ocorridas durante os anos nas estruturas dos castelos, destacando as características comuns. Dentre as informações podemos destacar que:

  • Os primeiros castelos foram construídos por causa das guerras;
  • os primeiros castelos eram de madeira com uma torre de madeira sobre uma colina, um pátio e uma cerca forte em volta. Quando os reis tinham mais fortuna construiam seus castelos em pedra; seu interior era rústico e não possuía luxo e conforto.
  • os castelos medievais eram erguidos em regiões altas, pois assim ficava mais fácil visualizar a chegada dos inimigos. Um castelo demorava, em média, de dois a sete anos para ser construído;
  • os castelos eram cercados por muralhas e possuíam torres;

Mudanças ocorridas nos castelos na Baixa Idade Média.

Fonte: http://www.galeon.com/projetochronos/chronosmedieval/castles/cas_sig.htm 

2°Momento: Após a leitura de diferentes textos referentes à estrutura do castelo, o professor apresenta uma imagem da estrutura física interna de um castelo medieval e juntamente com as crianças, confecciona etiquetas para nomear os ambientes. Durante esse momento, o professor também assume o papel de escriba para anotar as informações dadas pelas crianças para serem utilizadas na confecção de legendas, caracterizando esses ambientes.

Fonte: http://www.historiadomundo.com.br/imagens/idademedia_castelos1.jpg 

3° Momento: Como recurso didático, o professor poderá, ainda, utilizar os livros conhecidos como pop-up books (livros que surgem com dobraduras no meio das páginas). Como sugestão, pode ser utilizado o livro "O Castelo - Pop Up e Muita diversão" da Ciranda Cultural, e/ou  o livro " O Castelo" da Coleção minhas primeiras descobertas da Editora Melhoramentos. Depois de explorar bem este material, as crianças devem ser desafiadas a falar sobre o que observaram nas imagens tridimensionais que emergem das páginas do livro. De volta às mesas, o professor deve sugerir uma atividade em que as crianças  representem, com desenho e pintura, os castelos observados. Em seguida, o professor incentiva as crianças a descrever como é o castelo por elas desenhado, quem mora nele, como é a vida das pessoas que moram no castelo etc. As produções das crianças, juntamente com o texto coletivo, deve compor um mural a ser afixado na sala para apreciação de todos e possível retomada do professor.

Crianças no momento que exploravam o livro no formato de pop-up. (Fonte: Arquivo pessoal)

Esse livro possibilita que a criança veja o que está acontecendo dentro de cada parte do castelo medieval e brinque com as figuras que representam os habitantes do castelo medieval. (Fonte: http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/210/511810_1_5.jpg   )

Fonte: http://www.traca.com.br/livro/400957/o-castelo 

Recursos Complementares

Como sugestão, o professor poderá consultar os sites:

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Organizar suas falas para expressar suas opiniões;
  • despertar o  interesse pelo tema abordado;
  • expressar suas ideias de forma coordenada;
  • destacar as características dos castelos;
  • participar das discussões e produções através de desenho e do texto coletivo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.