30/06/2010
Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ser leitor e escritor iniciante.
5 – ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE AULA:
RECURSOS DA AULA:
ESTRATÉGIAS:
Organize seus alunos de forma que possam assistir aos vídeos indicados abaixo, ou outros que você desejar, que tragam informações sobre alimentação. Pode ser o momento de levá-los ao laboratório de informática, ou através de data show, no próprio ambiente da sala de aula.
Os vídeos abaixo tratam a questão por vertentes e linguagens diferentes o que possibilita uma rica abordagem em sala de aula.
O 1º vídeo apresenta uma reportagem sobre os erros alimentares que causam obesidade e as opções saudáveis existentes no mercado.
O 2º vídeo é um desenho animado mostrando a influência e os malefícios da publicidade na alimentação das crianças.
O 3ª é um apanhado das personagens dos desenhos animados de maior sucesso alimentando-se de coisas saudáveis.
http://www.youtube.com/watch?v=hEK95oqbJuM
http://www.youtube.com/watch?v=LAXjwSoCxwg
http://www.youtube.com/watch?v=ABRksslVx6Y&feature=related
Após a exibição dos vídeos, conversar com as crianças sobre as impressões do que assistiram, as informações que acharam mais relevantes, o vídeo mais interessante e etc.
O professor deve organizar e encaminhar o debate de forma que todas as crianças sejam estimuladas a emitir sua opinião e também contar sobre seus hábitos alimentares em casa e fora dela, sobre suas preferências na hora da merenda, sobre a influência da propaganda e etc.
Perguntar sobre as opções da cantina da escola e propor uma pesquisa para ampliar o conhecimento dos alunos sobre essas opções. Entregue uma pequena prancheta com lápis e o formulário abaixo para cada criança e organize uma visita à cantina da escola:
ISSO PARA MIM É
SAUDÁVEL |
NÃO É SAUDÁVEL |
|
|
|
|
|
|
|
|
Os alunos deverão consultar a lista de produtos, as placas de propaganda que a cantina possui e classificar cada item como saudável ou não.
Poderá ocorrer de um determinado produto vendido não constar na lista, falta essa que poderá ser suprida com uma consulta aos atendentes da cantina. Por isso é importante combinar com os funcionários sobre a presente atividade, explicando inclusive o objetivo do trabalho.
Quando retornar para sala, peça que leiam para os demais alunos os alimentos classificados , a fim de socializar suas conclusões.
Organize um cartaz para relacionar os alimentos que os alunos consideraram uma opção saudável e as não saudáveis., lembrando que o critério deve ser técnico e não por gosto pessoal já que estará exposto em sala para consulta de toda comunidade escolar.
Modelo do Cartaz:
ATENÇÃO AO VISITAR A CANTINA !!
ALIMENTOS SAUDÁVEIS |
ALIMENTOS PERIGOSOS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A escrita de cada item deverá ser feita coletivamente para que esta escrita possa ser problematizada, quanto ao número de letras, as letras que a compõem, as irregularidades ortográficas, se houver, e etc.
O trabalho também poderá gerar um texto coletivo explicando o motivo e o objetivo do cartaz, sendo afixado ao seu lado, e também, um panfleto, convidando às outras salas e séries para consultar a lista antes dos Recreios para que façam a opção mais saudável.
O professor pode após a aula, aproveitar este vídeo para ensinar os alunos a trazerem para escola lanches saudáveis ou passar em uma reunião de pais para discutir com os pais as questões já tratadas em sala sobre lanches saudáveis.
A avaliação ocorrerá durante a aula, verificando o interesse dos alunos pelas atividades e durante a escrita das tabelas observando o quanto os alunos estão avançando em suas hipóses na construção da escrita. Após esta aula, será feito o acompanhamento das escolhas alimentares dos alunos para verificar se modificaram seus hábitos alimentares a partir dos conhecimentos adquiridos na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!