Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VISITA A CANTINA DA ESCOLA, TRABALHANDO ALIMENTAÇÃO E ESCRITA .

 

30/06/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

                   

  •  Aprender a função social do uso da escrita como registro.                                                                                                                        
  •  Avançar no aprimoramento da leitura e da escrita.
  •  Ampliar seus conhecimentos sobre a importância da alimentação saudável.
  •  Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita.

 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

5 – ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE AULA:

RECURSOS DA AULA:

  •  Equipamentos necessários para apresentação de vídeos
  •  Prancheta e  Lápis
  •  Quadro em folha de papel A4
  •  Cartolina ou papel 40kg
  •  Pilot  colorido    

ESTRATÉGIAS:

 Organize seus alunos de forma que possam assistir aos vídeos indicados abaixo, ou outros que você desejar, que tragam informações sobre alimentação. Pode ser o momento de levá-los ao laboratório de informática, ou  através de data show, no próprio ambiente da sala de aula.

 Os vídeos abaixo tratam a questão por vertentes e  linguagens diferentes o que possibilita uma rica abordagem em sala de aula.

O 1º vídeo apresenta uma reportagem sobre os   erros alimentares que causam obesidade e as opções saudáveis existentes no mercado.

 O 2º vídeo é um desenho animado mostrando a influência e os malefícios da publicidade na alimentação das crianças.

O 3ª é um apanhado  das personagens dos desenhos animados de maior sucesso alimentando-se de coisas saudáveis.

http://www.youtube.com/watch?v=hEK95oqbJuM  

 http://www.youtube.com/watch?v=LAXjwSoCxwg  

 http://www.youtube.com/watch?v=ABRksslVx6Y&feature=related      

Após a exibição dos vídeos, conversar com as crianças sobre as impressões do que  assistiram, as informações que acharam mais relevantes, o vídeo mais interessante e etc. 

O professor deve organizar e encaminhar  o debate de forma que todas as crianças sejam estimuladas a emitir sua opinião e também contar sobre seus hábitos alimentares em casa e fora dela, sobre suas preferências na hora da merenda, sobre a influência da propaganda e etc.  

 Perguntar sobre as opções da cantina da escola e propor uma pesquisa  para ampliar o conhecimento dos alunos sobre essas opções. Entregue uma  pequena prancheta com lápis e o  formulário abaixo para cada criança e organize uma visita à cantina da escola:

                                                                                                  ISSO PARA MIM É

                                              SAUDÁVEL

                                        NÃO É SAUDÁVEL

Os alunos deverão consultar  a lista de produtos, as placas de propaganda que a cantina possui e classificar cada  item  como saudável ou não.

Poderá ocorrer de um determinado produto vendido não constar na lista, falta essa que poderá ser suprida com uma consulta aos atendentes da cantina. Por isso é importante combinar com os funcionários sobre a presente atividade, explicando inclusive o objetivo do trabalho.

Quando retornar para sala, peça que leiam para os  demais alunos os alimentos classificados , a fim de socializar suas conclusões.

Organize um cartaz para relacionar os  alimentos que os alunos consideraram uma opção saudável e  as não saudáveis., lembrando que o critério deve ser técnico e não por gosto pessoal já que estará exposto em sala para consulta de toda comunidade escolar.

Modelo do Cartaz:   

                                                                                     ATENÇÃO AO VISITAR A CANTINA !!       

                                  ALIMENTOS SAUDÁVEIS

                                    ALIMENTOS PERIGOSOS

A escrita de cada item deverá  ser  feita  coletivamente  para que esta escrita possa ser problematizada, quanto ao número de letras, as letras que a compõem, as irregularidades ortográficas, se houver, e etc.

O trabalho também poderá gerar um texto coletivo explicando o motivo  e o objetivo do cartaz, sendo afixado ao seu lado, e também, um panfleto, convidando às outras salas e séries para consultar a lista antes dos Recreios para que façam a opção mais saudável.

Recursos Complementares

O professor pode após a aula, aproveitar este vídeo para ensinar os alunos a trazerem para escola lanches saudáveis ou passar em uma reunião de pais para discutir com os pais as questões já tratadas em sala sobre lanches saudáveis.

http://www.youtube.com/watch?v=Y995k9tqkvk 

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante a aula, verificando o interesse dos alunos pelas atividades e  durante a escrita das tabelas observando o quanto os alunos estão avançando em suas hipóses na construção  da escrita. Após esta aula, será feito o acompanhamento das escolhas alimentares dos alunos para verificar se modificaram seus hábitos alimentares  a partir dos conhecimentos adquiridos na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.