15/05/2010
Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Para vivenciar esta aula é interessante que os alunos já tenham vivenciado discussões iniciais sobre castelos.
1ª ATIVIDADE: Visita a biblioteca
Para a realização dessa atividade é importante que o professor selecione anteriormente os livros que serão utilizados na biblioteca. Antes da visita a biblioteca, o professor e as crianças devem organizar os "combinados", como: o que elas irão pesquisar durante a aula, o que devem observar nos livros e como serão divididos os grupos de crianças para a realização da pesquisa.
1° Momento: Com o objetivo de incentivar a pesquisa, o professor realiza junto com as crianças pesquisas de imagens em diferentes fontes de livros relacionados aos castelos. Após as observações realizadas pelos grupos, em roda, cada grupo apresenta as imagens pesquisadas e comenta, utilizando como estratégia a leitura de imagens, sobre o que pode ser observado pelo grande grupo. Nesse momento também é importante que o professor realize leituras presentes nesses livros para despertar o interesse das crianças pelo tema que será discutido e contribuir para as trocas de informações.
2ª ATIVIDADE: Seleção e observação de imagens
1º Momento: Caso a escola possua equipamento de data show, o professor seleciona previamente imagens na internet e apresenta as crianças. Nesse momento é interessante que as crianças relatem o que observam e o professor, assumindo o papel de escriba, anote as informações. Após a observação, as crianças selecionam imagens que serão utilizadas para a montagem de um painel que será exposto na sala de aula para ser utilizado em posteriores discussões. Porém, se a escola não dispuser desse recurso, é interessante montar um painel com diferentes imagens de castelos em diferentes épocas, como imagens trazidas para o momento da roda de discussão.
Durante a observação o professor poderá incentivar a discussão do grupo, questionando:
Ilustração 1: http://www.historiadomundo.com.br/imagens/idademedia_castelos2.jpg
Ilustração 2: http://deiatatu.files.wordpress.com/2007/07/bodiam.jpg
Ilustração 3: http://marged.vilabol.uol.com.br/castleinglat.jpg
Ilustração 4: http://3.bp.blogspot.com/_cC4Hkb9IUdI/STgEqzA1psI/AAAAAAAAADc/O1GWD_R0inE/s400/castelo_feira.jpg
3ª ATIVIDADE: O professor solicita que as crianças registrem através do desenho, o que elas observaram nos castelos. Este é um momento muito importante para o professor perceber como as crianças estão registrando os conhecimentos adquiridos durante a aula. Estes registros em forma de desenho poderão compor, lado a lado, com as imagens pesquisadas pelo grupo, o painel da sala.
Momento do registro (Fonte: Arquivo pessoal)
4ª ATIVIDADE: Conhecendo o modo de vida dos castelos medievais
Para a realização dessa atividade o professor poderá utilizar como fonte de informação o livro "Como Seria Sua Vida na Idade Media?", de Fiona Macdonal, editora Scipione. No livro podemos encontrar informações relacionadas à moradia, família, alimentação, vestuário e diversão dos povos que viviam nos castelos e nas aldeias na época da Idade Média.
Após a discussão em grupo é interessante montar um painel com as novas informações, como no exemplo abaixo:
A VIDA NA IDADE MÉDIA
MORADIA |
FAMILIA |
VESTUÁRIO |
ALIMENTAÇÃO |
DIVERSÃO |
ESCOLAS |
|
|
|
|
|
|
A partir dessas novas informações, o professor poderá propor diversas atividades como: faz de conta, na qual as crianças iriam representar os papéis dos habitantes dos castelos medievais; realizar culinária produzindo pão (principal alimento da época); realizar jogos/torneios e confeccionar máscaras como as utilizadas para a diversão na época, dentre outras possibilidades.
Máscara para o baile de fantasia:
http://stat.correioweb.com.br/arquivos/divirta/materias2007/mascaras_materia.jpg
Castelos medievais:
Com esta aula é possível avaliar se as crianças:
- conseguiram expressar suas ideias de forma coordenada;
- escutaram o outro, pontuando o que havia de semelhante entre seu ponto de vista e o das outras crianças;
- reconheceram os modos de organização da vida nos castelos medievais;
- registraram as observações através do desenho;
- participaram das discussões em relação aos modos de organização dos castelos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!