Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PESQUISANDO DIFERENTES TIPOS DE CASTELO

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a habilidade de observação, pesquisando nos livros da biblioteca, imagens de diferentes tipos de castelos;
  • reconhecer os modos de organização da vida nos castelos, destacando o vestuário, a mobília, a forma de apresentação na sociedade.
Duração das atividades
As atividades serão divididas em diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula é interessante que os alunos já tenham vivenciado discussões iniciais sobre castelos.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: Visita a biblioteca 

Para a realização dessa atividade é importante que o professor selecione anteriormente os livros que serão utilizados na biblioteca. Antes da visita a biblioteca, o professor e as crianças devem organizar os "combinados", como: o que elas irão pesquisar durante a aula, o que devem observar nos livros e como serão divididos os grupos de crianças para a realização da pesquisa.

1° Momento: Com o objetivo de incentivar a pesquisa, o professor realiza junto com as crianças pesquisas de imagens em diferentes fontes de livros relacionados aos castelos. Após as observações realizadas pelos grupos, em roda, cada grupo apresenta as imagens pesquisadas e comenta, utilizando como estratégia a leitura de imagens, sobre o que pode ser observado pelo grande grupo. Nesse momento também é importante que o professor realize leituras presentes nesses livros para despertar o interesse das crianças pelo tema que será discutido e contribuir para as trocas de informações.

2ª ATIVIDADE: Seleção e observação de imagens

1º Momento: Caso a escola possua equipamento de data show, o professor seleciona previamente imagens na internet e apresenta as crianças. Nesse momento é interessante que as crianças relatem o que observam e o professor, assumindo o papel de escriba, anote as informações. Após a observação, as crianças selecionam imagens que serão utilizadas para a montagem de um painel que será exposto na sala de aula para ser utilizado em posteriores discussões. Porém, se a escola não dispuser desse recurso, é interessante montar um painel com diferentes imagens de castelos em diferentes épocas, como imagens trazidas para o momento da roda de discussão.

Durante a observação o professor poderá incentivar a discussão do grupo, questionando:

  • Quais as características comuns observadas nos castelos?
  • Todo castelo tem torre?
  • E igreja tem torre? Ela também é um castelo?
  • De que é construído um castelo?

Ilustração 1: http://www.historiadomundo.com.br/imagens/idademedia_castelos2.jpg 

Ilustração 2: http://deiatatu.files.wordpress.com/2007/07/bodiam.jpg 

Ilustração 3: http://marged.vilabol.uol.com.br/castleinglat.jpg 

Ilustração 4: http://3.bp.blogspot.com/_cC4Hkb9IUdI/STgEqzA1psI/AAAAAAAAADc/O1GWD_R0inE/s400/castelo_feira.jpg 

3ª ATIVIDADE: O professor solicita que as crianças registrem através do desenho, o que elas observaram nos castelos. Este é um momento muito importante para o professor perceber como as crianças estão registrando os conhecimentos adquiridos durante a aula. Estes registros em forma de desenho poderão compor, lado a lado, com as imagens pesquisadas pelo grupo, o painel da sala.

Momento do registro (Fonte: Arquivo pessoal)

4ª ATIVIDADE: Conhecendo o modo de vida dos castelos medievais

Para a realização dessa atividade o professor poderá utilizar como fonte de informação o livro "Como Seria Sua Vida na Idade Media?", de Fiona Macdonal, editora Scipione. No livro podemos encontrar informações relacionadas à moradia, família, alimentação, vestuário e diversão dos povos que viviam nos castelos e nas aldeias na época da Idade Média.

Após a discussão em grupo é interessante montar um painel com as novas informações, como no exemplo abaixo:

A VIDA NA IDADE MÉDIA

 MORADIA

FAMILIA

VESTUÁRIO

ALIMENTAÇÃO

DIVERSÃO

ESCOLAS

A partir dessas novas informações, o professor poderá propor diversas atividades como: faz de conta, na qual as crianças iriam representar os papéis dos habitantes dos castelos medievais; realizar culinária produzindo pão (principal alimento da época); realizar jogos/torneios e confeccionar máscaras como as utilizadas para a diversão na época, dentre outras possibilidades.

  

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças:

- conseguiram expressar suas ideias de forma coordenada;

- escutaram o outro, pontuando o que havia de semelhante entre seu ponto de vista e o das outras crianças;

- reconheceram os modos de organização da vida nos castelos medievais;

- registraram as observações através do desenho;

- participaram das discussões em relação aos modos de organização dos castelos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.