19/05/2010
Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ser leitor e escritor iniciante
Ter noção do sistema monetário
Conhecer notas em espécie e moedas.
RECURSOS:
Cópia da letra da música “Dinheiro” da Rita Lee e Roberto de Carvalho.
Notas em espécie e moedas do dinheiro brasileiro
Folha xerocada com a 1ª tabela a ser preenchida
Folha xerocada com a 2ª tabela a ser preenchida
Folha xerocada com a 3ª tabela a ser preenchida
ESTRATÉGIAS:
Levar para os alunos a letra da música “Dinheiro” da Rita Lee e Roberto de Carvalho.
No site abaixo você encontra a letra e pode ouvi-lá.
http://vagalume.uol.com.br/rita-lee/dinheiro.html
Após ouvir, problematize com os alunos a importância do dinheiro em nossa sociedade. Levantar os conhecimentos que os alunos já possuem e ampliar os conceitos sobre: o nome do dinheiro brasileiro e o nome em outros países, a nota e a moeda, modelos das notas e das moedas, conceituação sobre compra, venda, troca, troco, mesada.
Apresentar algumas notas e moedas para a turma. Enriquecerá a proposta que houver a apresentação de dinheiro de outros países ou de notas que já saíram de circulação, tais como cruzado, cruzado novo, cruzeiro, etc.
Propor uma pesquisa dos produtos comercializados na cantina da escola para elaboração de uma lista dos produtos e seus preços a ser enviada aos pais para uma melhor informação daquilo que é oferecido na escola.
Organize os alunos em duplas ou trios e classifique os alimentos de forma que cada grupo ou dupla fique responsável por um tipo alimentar diferente. Por exemplo: Doces, Salgados, líquidos, biscoitos, chocolates, opções saudáveis, etc..
Apresente uma tabela simples e a forma de preenchimento.
MODELO DA TABELA
A ESCOLA xxxxxxxx PESQUISA DE PREÇOS E PRODUTOS
PRODUTO PESQUISADO: ___________________________ ALUNOS RESPONSÁVEIS: _______________________________________ |
ÍTEM |
PRODUTOS |
PREÇO - R$ |
|
|
|
|
|
|
Após trabalho de campo que deve ser combinado com os responsáveis pela Cantina, os alunos deverão retornar para a sala para construção da lista geral de preços.
O professor deverá decidir com a turma qual o critério de classificação: se do mais caro para o mais barato ou do mais barato para o mais caro.
Decidido o critério, inicia-se a escrita da tabela da turma, sendo o professor o escriba. Cada grupo lê o primeiro item que corresponda o critério adotado (mais barato ou mais caro) e descobre-se qual, no geral, atende o critério escolhido.
MODELO DA TABELA FINAL
ESCOLAxxxxxxxxxx TABELA DE PREÇOS DA CANTINA PESQUISA REALIZADA PELOS ALUNOS DA TURMA _____ |
ÍTEM |
PRODUTO |
PREÇO - R$ |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O professor deve problematizar a construção da palavra e também a escala de valores apresentados pelos alunos.
Ao final o professor poderá propor a construção de um bilhete coletivo para os pais informando do envio da tabela e os objetivos desse trabalho.
O professor, na aula seguinte deverá trazer digitados a tabela e o bilhete, fazer a leitura coletiva para aprovação de todos e encaminhar o trabalho pela agenda dos alunos.
Um cartaz com os dados da tabela afixado em turma poderá ser muito proveitoso também para avanço da leitura, em um contexto real de uso, e no estabelecimento de um grupo de palavras estáveis.
Para um trabalho de matemática dentro de uma perspectiva contrutuvista, segue a indicação do livro: "DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICAS" - Cecília Parra
A avaliação ocorrerá durante a aula observando a motivação dos alunos sobre o assunto e se conseguiram conhecer um pouco mais sobre o sistema monetário brasileiro e ampliaram seus conhecimentos sobre a leitura e escrita dos números. O professor ao final da aula também poderá perceber se os alunos já estão sabendo fazer uso de tabelas simples com autonomia.
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/12/2011
Três estrelasAcho que a professora poderia explorar mais um pouco. Ex: Fazer vários tipos de lanhe, e verificar quanto o aluno iria gasta. Se pagasse com a quantia tal quanto iria receber de troco. Se duas alunas pedisse o mesmo lanche , quanto deveria pagar.