Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TRABALHO COM SISTEMA MONETÁRIO DENTRO DO COTIDIANO ESCOLAR

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o sistema monetário a partir da prática
  • Conhecer os produtos vendidos na escola e seus valores.
  • Aprender a escrita dos números
  • Aprender a fazer uma tabela simples

Duração das atividades
3 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante

Ter noção do sistema monetário

Conhecer notas em espécie e moedas.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS:

Cópia da letra da música “Dinheiro” da Rita Lee e Roberto de Carvalho.

Notas em espécie e moedas  do dinheiro brasileiro

Folha xerocada com a 1ª  tabela a ser preenchida

Folha xerocada com a 2ª  tabela a ser preenchida

Folha xerocada com a 3ª  tabela a ser preenchida      

 ESTRATÉGIAS:

Levar para os alunos a letra da música “Dinheiro” da Rita Lee e Roberto de Carvalho.   

No site abaixo você encontra a letra e pode ouvi-lá.   

http://vagalume.uol.com.br/rita-lee/dinheiro.html

Após ouvir, problematize com os alunos a importância do dinheiro em nossa sociedade. Levantar os conhecimentos que os alunos já possuem e ampliar os conceitos sobre: o nome do dinheiro brasileiro e o nome em outros países, a nota e a moeda, modelos das notas e das moedas, conceituação sobre compra, venda, troca, troco, mesada.   

Apresentar algumas notas e moedas para a turma. Enriquecerá a proposta que houver a apresentação de dinheiro de outros países ou de notas que já saíram de circulação, tais como cruzado, cruzado novo, cruzeiro, etc.   

Propor uma pesquisa dos produtos comercializados na cantina da escola para elaboração de uma lista dos produtos e seus preços a ser enviada aos pais para uma melhor informação daquilo que é oferecido na escola.   

Organize os alunos em duplas ou trios e classifique os alimentos de forma que cada grupo ou dupla fique responsável por um tipo alimentar diferente. Por exemplo: Doces, Salgados, líquidos, biscoitos, chocolates, opções saudáveis, etc..

Apresente uma tabela simples e a forma de preenchimento.

MODELO DA TABELA

                                                                                    A ESCOLA xxxxxxxx

                                                                          PESQUISA DE PREÇOS E PRODUTOS

PRODUTO PESQUISADO: ___________________________

ALUNOS RESPONSÁVEIS: _______________________________________

                          ÍTEM

                       PRODUTOS

                         PREÇO - R$

Após trabalho de campo que deve ser combinado com os responsáveis pela Cantina, os alunos deverão retornar para a sala para construção da lista geral de preços.   

O professor deverá decidir com a turma qual o critério de classificação: se do mais caro para o mais barato ou do mais barato para o mais caro.   

Decidido o critério, inicia-se a escrita da tabela da turma, sendo o professor o escriba. Cada grupo lê o primeiro item que corresponda o critério adotado (mais barato ou mais caro) e descobre-se qual, no geral, atende o critério escolhido.           

MODELO DA TABELA FINAL   

                                                                                                           ESCOLAxxxxxxxxxx

TABELA DE PREÇOS DA CANTINA

PESQUISA REALIZADA PELOS ALUNOS DA TURMA _____

ÍTEM

PRODUTO

PREÇO - R$

O professor deve problematizar a construção da palavra e também a escala de valores apresentados pelos alunos.  

 Ao final o professor poderá propor a construção de um bilhete coletivo para os pais informando do envio da tabela e os objetivos desse trabalho.   

O professor, na aula seguinte deverá trazer digitados a tabela e o bilhete, fazer a leitura coletiva para aprovação de todos e encaminhar o trabalho pela agenda dos alunos.   

Um cartaz com os dados da tabela afixado em turma poderá ser muito proveitoso também para avanço da leitura, em um contexto real de uso, e no estabelecimento de um grupo de palavras estáveis.    

Recursos Complementares

Para um trabalho de matemática dentro de uma perspectiva contrutuvista, segue a indicação do livro: "DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICAS" - Cecília Parra

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante a aula observando a motivação dos alunos sobre o assunto e se conseguiram conhecer um pouco mais sobre o sistema monetário brasileiro e ampliaram seus conhecimentos sobre a leitura e escrita dos números. O professor ao final da aula também poderá perceber se os alunos já estão sabendo fazer uso de tabelas simples com autonomia.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Lúcia Machado, Escola Municipal Mem de Sá , Rio de Janeiro - dijo:
    luciamachadopcrj@gmail.com

    09/12/2011

    Três estrelas

    Acho que a professora poderia explorar mais um pouco. Ex: Fazer vários tipos de lanhe, e verificar quanto o aluno iria gasta. Se pagasse com a quantia tal quanto iria receber de troco. Se duas alunas pedisse o mesmo lanche , quanto deveria pagar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.