Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BANHO DE GATO...CUIDADOS COM A SAÚDE

 

24/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os cuidados necessários para manter a saúde dos animais.

Respeitar a importância dos hábitos de higiene e vacinação para manter a saúde do gato.

Valorizar o trabalho do veterinário.

Trocar informações com os colegas e um veterinário.

Observar imagens ,selecionar e colar gravuras.

Registrar informações através do desenho e da escrita.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Animais.Hábitos de higiene.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

O professor organiza uma roda com as crianças para iniciar uma conversa sobre os cuidados que devemos ter com a higiene dos animais que criamos em nossas residências, fazendo os seguintes questionamentos:

  • Que animais vocês criam em casa?
  • Eles tomam banho?
  • Como fazem para manter a higiene do animal que tem em sua casa?
  • Eles tomam vacina?

Após essa conversa, o professor registra os conhecimentos prévios dos alunos sobre os cuidados com os animais, através de um texto coletivo.

2º MOMENTO

O professor conversa com as crianças e sugere a visita do veterinário como forma de conhecer o trabalho desse profissional e os cuidados necessários com a saúde do gato. Para tanto, o professor organiza uma lista de perguntas com dúvidas/curiosidades das crianças. Levantando algumas questões, tais como:

  • Quem sabe informar o nome do profissional que cuida dos animais?
  • Quem conhece algum veterinário?
  • Onde esse profissional trabalha?

Após, esses questionamentos o professor elabora com as crianças um convite convidando um veterinário conhecido do professor ou de alguma criança. Durante a elaboração do convite o professor deve discutir com as crianças qual a informação que normalmente encontramos num convite. É importante mostrar exemplos de convites para o grupo. O professor, escolhe com as crianças um representante da turma para escrever o convite solicitando a visita do veterinário. Como as crianças ainda estão em processo de aquisição da escrita o professor deve fazer as intervenções necessárias com ajuda/reflexão do grupo na hora da escrita do convite. Em seguida, o professor pede para os alunos listarem oralmente as perguntas que gostariam de fazer e o representante do grupo escreve no papel. Ao terminar a escrita coletiva do convite, o professor sugere ao grupo fazer a ilustração do convite e envelope. O professor deve combinar com as crianças  a forma de entrega do convite ao veterinário.

3º MOMENTO

 No  dia da visita do veterinário na sala de aula, o professor retoma com as crianças as perguntas organizadas anteriormente para  a entrevista, bem como relembra o nome das crianças que irão fazer as perguntas. Após a conversa , o professor deve falar com as crianças mostrando que os mesmos cuidados de higiene sugeridos pelo veterinário para o gato devemos ter com outros animais. Para registrar os conhecimentos adquiridos o professor propõe a elaboração de um texto coletivo. Como atividade de casa o professor solicita a pesquisa de gravuras que represente os cuidados com a higiene do gato.

4º MOMENTO

No dia seguinte, o professor organiza as crianças em grupo para fazer a colagem das gravuras solicitadas. Cada grupo deverá observar as imagens e escrever ao lado os hábitos de higiene ali representados.  Para sistematizar os conhecimento sobre higiene dos gatos, o professor propõe ao grupo a confecção de um folheto com informações sobre os cuidados necessários,  a importância de levar o seu animal de estimação ao veterinário. Depois as crianças irão fazer desenhos para ilustrar o folheto com as orientações. O professor pode organizar com a turma uma exposição com todo o material produzido durante o estudo. A exposição pode ser para todas as turmas ou uma turma específica, conforme o combinado do grupo. No dia da exposição as crianças distribuem os folhetos para os visitantes.

Recursos Complementares

Material necessário:

Lápis grafite, tesoura, cola, cartolina nas diversas cores, hidrocor, régua, giz de cera, lápis de cor.

Dica de Site.

http://www.saudeanimal.com.br/gato.htm 

Avaliação

O Professor deverá avaliar se o aluno é capaz de:

Identificar os cuidados necessários para manter a saúde dos animais.

Respeitar a importância dos hábitos de higiene e vacinação para manter a saúde do gato.

Trocar informações com os colegas e um veterinário.

Observar imagens, selecionar e colar gravuras.

 Registrar informações através do desenho e da escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.