24/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Identificar os cuidados necessários para manter a saúde dos animais.
Respeitar a importância dos hábitos de higiene e vacinação para manter a saúde do gato.
Valorizar o trabalho do veterinário.
Trocar informações com os colegas e um veterinário.
Observar imagens ,selecionar e colar gravuras.
Registrar informações através do desenho e da escrita.
Animais.Hábitos de higiene.
1º MOMENTO
O professor organiza uma roda com as crianças para iniciar uma conversa sobre os cuidados que devemos ter com a higiene dos animais que criamos em nossas residências, fazendo os seguintes questionamentos:
Após essa conversa, o professor registra os conhecimentos prévios dos alunos sobre os cuidados com os animais, através de um texto coletivo.
2º MOMENTO
O professor conversa com as crianças e sugere a visita do veterinário como forma de conhecer o trabalho desse profissional e os cuidados necessários com a saúde do gato. Para tanto, o professor organiza uma lista de perguntas com dúvidas/curiosidades das crianças. Levantando algumas questões, tais como:
Após, esses questionamentos o professor elabora com as crianças um convite convidando um veterinário conhecido do professor ou de alguma criança. Durante a elaboração do convite o professor deve discutir com as crianças qual a informação que normalmente encontramos num convite. É importante mostrar exemplos de convites para o grupo. O professor, escolhe com as crianças um representante da turma para escrever o convite solicitando a visita do veterinário. Como as crianças ainda estão em processo de aquisição da escrita o professor deve fazer as intervenções necessárias com ajuda/reflexão do grupo na hora da escrita do convite. Em seguida, o professor pede para os alunos listarem oralmente as perguntas que gostariam de fazer e o representante do grupo escreve no papel. Ao terminar a escrita coletiva do convite, o professor sugere ao grupo fazer a ilustração do convite e envelope. O professor deve combinar com as crianças a forma de entrega do convite ao veterinário.
3º MOMENTO
No dia da visita do veterinário na sala de aula, o professor retoma com as crianças as perguntas organizadas anteriormente para a entrevista, bem como relembra o nome das crianças que irão fazer as perguntas. Após a conversa , o professor deve falar com as crianças mostrando que os mesmos cuidados de higiene sugeridos pelo veterinário para o gato devemos ter com outros animais. Para registrar os conhecimentos adquiridos o professor propõe a elaboração de um texto coletivo. Como atividade de casa o professor solicita a pesquisa de gravuras que represente os cuidados com a higiene do gato.
4º MOMENTO
No dia seguinte, o professor organiza as crianças em grupo para fazer a colagem das gravuras solicitadas. Cada grupo deverá observar as imagens e escrever ao lado os hábitos de higiene ali representados. Para sistematizar os conhecimento sobre higiene dos gatos, o professor propõe ao grupo a confecção de um folheto com informações sobre os cuidados necessários, a importância de levar o seu animal de estimação ao veterinário. Depois as crianças irão fazer desenhos para ilustrar o folheto com as orientações. O professor pode organizar com a turma uma exposição com todo o material produzido durante o estudo. A exposição pode ser para todas as turmas ou uma turma específica, conforme o combinado do grupo. No dia da exposição as crianças distribuem os folhetos para os visitantes.
Material necessário:
Lápis grafite, tesoura, cola, cartolina nas diversas cores, hidrocor, régua, giz de cera, lápis de cor.
Dica de Site.
O Professor deverá avaliar se o aluno é capaz de:
Identificar os cuidados necessários para manter a saúde dos animais.
Respeitar a importância dos hábitos de higiene e vacinação para manter a saúde do gato.
Trocar informações com os colegas e um veterinário.
Observar imagens, selecionar e colar gravuras.
Registrar informações através do desenho e da escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!