22/04/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática.
Motivação 1
Neste momento o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado e perguntar se eles sabem por que quando vamos abrir algumas embalagens como, por exemplo, a tampa de um copo de requeijão ou uma latinha de molho de tomate, devemos primeiramente retirar o lacre plástico que fica na tampa (Fig. 1)? (1)
Figura 1 – Tampa com lacre.
Imagem disponível em: http://www.rojek.com.br/OBJETOS/IMG/tampa_abre_facil.jpg. Acesso em: 15 abr. 2009
Discuta com os alunos a questão apresentada acima e, em seguida, proponha um novo questionamento (Motivação 2), também muito presente no cotidiano de todos nós.
Motivação 2
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Por que, quando fazemos apenas um furo na tampa de uma lata de óleo (Fig. 2), não conseguimos despejar o líquido nela contido?”. (2)
Figura 2 – Lata de óleo.
Imagem disponível em: http://www.bertol.com.br/imgs/prod_oleo.jpg. Acesso em: 13 abr. 2009
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que a resposta para esta pergunta poderá ser dada com facilidade por eles no decorrer destas aulas.
Atividade 1
Neste momento o professor deverá apresentar aos alunos o recurso, postado abaixo, que consta de um vídeo onde é apresentada uma experiência sobre pressão atmosférica (Fig. 3).
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18012/pressao_get_video.flv
Figura 3 – Imagem do vídeo “Pressão Atmosférica”.
No vídeo é demonstrada uma experiência sobre “Pressão Atmosférica”, utilizando-se água, um copo de vidro e um cartão telefônico.
Coloca-se a água no copo, e em seguida, este copo será tampado com o cartão e virado ao contrário (Fig. 4), podendo se visualizar que a água não cai. Isto acontece devido à pressão atmosférica, ou seja, a força exercida pela atmosfera supera a pressão interna do copo sobre o cartão.
Figura 4 – Demonstração da experiência
Imagem disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/image07/07_05_01.gif. Acesso em: 13 abr. 2009
Sugerimos que o professor desenvolva com os alunos, em sala de aula, o experimento apresentado no vídeo, pois além deste ser simples e de fácil manejo, torna a aula mais interativa.
Ao término da exibição do vídeo e ou do desenvolvimento do experimento, sugerimos que o professor retome as perguntas iniciais da aula (a do lacre e do furo na lata de óleo) e favoreça que eles lembrem o quão difícil é abrir uma tampa sem lacre - que antigamente tínhamos que usar uma faca, e com ela ir perfurando a beirada da tampa. No entanto, com o uso do lacre na tampa (Fig. 1), atualmente, basta retirarmos um pequeno lacre de plástico (Fig. 5) e pronto, a tampa é aberta sem dificuldades.
Figura 5 – Tampa de um copo de requeijão sem o lacre.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_rWGqSYOcA7o/SUqAkm49_zI/AAAAAAAABZ0/td3kmSNTTxs/s320/REQUEIJAO_COM-INSETO_DENTRO-EM_NOVA_IGUA%C3%87U.JPG. Acesso em: 13 mar. 2009
É importante o professor destacar que, como a pressão atmosférica no exterior do pote é maior que no seu interior, a tampa fica bem presa e é por isso, que normalmente há dificuldade em abri-la. Ao retirarmos o lacre de plástico, estamos permitindo que o ar externo entre no pote, através de um pequeno furo existente sob o lacre. Assim, igualamos a pressão interna à externa e a tampa se abre facilmente, já que não é necessário fazer força para vencer a pressão externa (1).
No caso do furo na lata de óleo, o professor deverá propiciar a formação da construção do saber de que, com apenas um furo, a pressão atmosférica exercida sobre a tampa impede a saída do líquido, visto que a saída de óleo abaixaria a pressão interior e forçaria a volta desse óleo para dentro da lata. Já com dois furos, á medida que um pouco de óleo sai por deles, entra ar pelo outro. A pressão sobre o óleo e a dele próprio ficam maiores que e externa, forçando o óleo a escapar (2).
Atividade 2
Neste momento, peça para os alunos formarem grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes. Em seguida peça para que cada grupo faça uma pesquisa sobre um novo fenômeno da pressão atmosférica não discutido em sala de aula e façam uma apresentação, de até quinze (15) minutos, sobre os seguintes temas (sugerimos que cada grupo trabalhe um tema) sobre a pressão atmosférica:
Figura 6 – Panela de Pressão
Imagem disponível em: http://www.organizesuavida.com.br/imagens/Ferram-PaneladePressao.jpg. Acesso em: 13 mar. 2009
Figura 7 – Foto de um fusca.
Imagem disponível em: http://br.geocities.com/capri7000/ale/fusca.jpg. Acesso em: 21 abr. 2009
Sugestões de Sites para pesquisa:
http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia
http://pt.wikipedia.org
http://www.seara.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/respostas/qr0030.htm
http://fisicoequimico.blogspot.com/2005/10/presso-atmosfrica.html
http://www.algosobre.com.br/fisica/aerodinamica.html (ideal para a questão do fusca)
Referências Bibliográficas
(1) – Scribd. Física do Dia-a-Dia. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia >. Acesso em: 27 mar. 2009
(2) – Scribd. Física do Dia-a-Dia. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia >. Acesso em: 27 mar. 2009
Nome | Tipo |
---|---|
Pressão atmosférica | Vídeo |
Quatro estrelas 2 classificações
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08/11/2010
Cinco estrelaseste site é muito bom pois ajuda o aluno com suas experiências fantásticas!!!!!!!!!!!!!!
19/09/2010
Quatro estrelasGostei principalmente da possibilidade de levar os alunos a fazerem fáceis experimentos.