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Aprendendo sobre a Pressão Atmosférica

 

22/04/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Pressão Atmosférica.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* Pressão.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática.


Motivação 1

Neste momento o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado e perguntar se eles sabem por que quando vamos abrir algumas embalagens como, por exemplo, a tampa de um copo de requeijão ou uma latinha de molho de tomate, devemos primeiramente retirar o lacre plástico que fica na tampa (Fig. 1)? (1)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1931/imagens/tampa_abre_facil.jpg

Figura 1 – Tampa com lacre.
Imagem disponível em: http://www.rojek.com.br/OBJETOS/IMG/tampa_abre_facil.jpg. Acesso em: 15 abr. 2009

Discuta com os alunos a questão apresentada acima e, em seguida, proponha um novo questionamento (Motivação 2), também muito presente no cotidiano de todos nós. 

Motivação 2

O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Por que, quando fazemos apenas um furo na tampa de uma lata de óleo (Fig. 2), não conseguimos despejar o líquido nela contido?”. (2)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1931/imagens/lata_de_oleo.jpg

 

Figura 2 – Lata de óleo.
Imagem disponível em: http://www.bertol.com.br/imgs/prod_oleo.jpg. Acesso em: 13 abr. 2009


Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que a resposta para esta pergunta poderá ser dada com facilidade por eles no decorrer destas aulas.


Atividade 1

Neste momento o professor deverá apresentar aos alunos o recurso, postado abaixo, que consta de um vídeo onde é apresentada uma experiência sobre pressão atmosférica (Fig. 3).


Recurso:

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18012/pressao_get_video.flv

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1931/imagens/pressao.atm.JPG

Figura 3 – Imagem do vídeo “Pressão Atmosférica”.

No vídeo é demonstrada uma experiência sobre “Pressão Atmosférica”, utilizando-se água, um copo de vidro e um cartão telefônico.
Coloca-se a água no copo, e em seguida, este copo será tampado com o cartão e virado ao contrário (Fig. 4), podendo se visualizar que a água não cai. Isto acontece devido à pressão atmosférica, ou seja, a força exercida pela atmosfera supera a pressão interna do copo sobre o cartão.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1931/imagens/pressao.atm2.JPG

Figura 4 – Demonstração da experiência
Imagem disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/image07/07_05_01.gif. Acesso em: 13 abr. 2009

Sugerimos que o professor desenvolva com os alunos, em sala de aula, o experimento apresentado no vídeo, pois além deste ser simples e de fácil manejo, torna a aula mais interativa.

Ao término da exibição do vídeo e ou do desenvolvimento do experimento, sugerimos que o professor retome as perguntas iniciais da aula (a do lacre e do furo na lata  de óleo) e favoreça que eles lembrem o quão difícil é abrir uma tampa sem lacre - que antigamente tínhamos que usar uma faca, e com ela ir perfurando a beirada da tampa. No entanto, com o uso do lacre na tampa (Fig. 1), atualmente, basta retirarmos um pequeno lacre de plástico (Fig. 5) e pronto, a tampa é aberta sem dificuldades.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1931/imagens/requeijao.JPG

Figura 5 – Tampa de um copo de requeijão sem o lacre.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_rWGqSYOcA7o/SUqAkm49_zI/AAAAAAAABZ0/td3kmSNTTxs/s320/REQUEIJAO_COM-INSETO_DENTRO-EM_NOVA_IGUA%C3%87U.JPG. Acesso em: 13 mar. 2009

 

É importante o professor destacar que, como a pressão atmosférica no exterior do pote é maior que no seu interior, a tampa fica bem presa e é por isso, que normalmente há dificuldade em abri-la. Ao retirarmos o lacre de plástico, estamos permitindo que o ar externo entre no pote, através de um pequeno furo existente sob o lacre. Assim, igualamos a pressão interna à externa e a tampa se abre facilmente, já que não é necessário fazer força para vencer a pressão externa (1).

No caso do furo na lata de óleo,  o  professor  deverá propiciar a formação da construção do saber de que, com apenas um furo, a pressão atmosférica exercida sobre a tampa impede a saída do líquido, visto que a saída de óleo abaixaria a pressão interior e forçaria a volta desse óleo para dentro da lata. Já com dois furos, á medida que um pouco de óleo sai por deles, entra ar pelo outro. A pressão sobre o óleo e a dele próprio ficam maiores que e externa, forçando o óleo a escapar (2).

 

Atividade 2

Neste momento, peça para os alunos formarem grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes. Em seguida peça para que cada grupo faça uma pesquisa sobre um novo fenômeno da pressão atmosférica não discutido em sala de aula  e façam uma apresentação, de até quinze (15) minutos, sobre os seguintes temas (sugerimos que cada grupo trabalhe um tema) sobre a pressão atmosférica:

  • Como funciona uma Panela de Pressão (Fig. 6)
  • Por que ao abrirmos uma garrafa de refrigerante saem bolhas do fundo da garrafa?
  • Por que conseguimos tomar refrigerante ou qualquer outro líquido pelo canudinho?
  • Por que a água entra em ebulição mais rápida em cidades posicionadas a milhares de quilômetros acima do mar do que em cidades ao nível do mar?
  • Por que quando colocamos um pedaço de naftalina dentro do guarda roupa ela some depois de um tempo?
  • Por que um carro (Fig. 7) em alta velocidade (principalmente o “fusca”) fica mais leve?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1931/imagens/paneladepressao.jpg

Figura 6 – Panela de Pressão
Imagem disponível em: http://www.organizesuavida.com.br/imagens/Ferram-PaneladePressao.jpg. Acesso em: 13 mar. 2009

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1931/imagens/fusca.jpg

Figura 7 – Foto de um fusca.
Imagem disponível em: http://br.geocities.com/capri7000/ale/fusca.jpg. Acesso em: 21 abr. 2009

 

Sugestões de Sites para pesquisa:
http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia
http://pt.wikipedia.org
http://www.seara.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/respostas/qr0030.htm
http://fisicoequimico.blogspot.com/2005/10/presso-atmosfrica.html
http://www.algosobre.com.br/fisica/aerodinamica.html (ideal para a questão do fusca)

 

 

Referências Bibliográficas
(1) – Scribd. Física do Dia-a-Dia. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia >. Acesso em: 27 mar. 2009

(2) – Scribd. Física do Dia-a-Dia. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia >. Acesso em: 27 mar. 2009

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pressão atmosférica Vídeo
Recursos Complementares
Teoria e experimentos: http://www.brasilescola.com/quimica/pressao-atmosferica.htm http://www.colegioweb.com.br/geografia/pressao-atmosferica
Avaliação
Avalie a participação dos alunos no envolvimento e participação nas atividades, nas discussões no decorrer das aulas e nas apresentações das pesquisas sugeridas na atividade 2. Ressaltamos que as pesquisas propostas na atividade 2, visam ajudar o professor a avaliar a compreensão dos alunos no tema trabalhado nestas aulas, podendo este, se necessário, fazer intervenções que promovam o esclarecimento e o aprendizado dos educandos. Além disso, é importante o professor questionar os alunos da importância da pressão atmosférica na natureza fazendo-lhes a seguinte pergunta: na lua a pressão atmosférica é nula, em quê isso implica? Após discussão com os alunos e entre eles, conclua, juntamente com os alunos, que na Lua não há água e se por acaso levássemos um potinho com água para a lua, imediatamente após abri-lo a água se evaporará, pois para que alguns princípios físicos, dentre eles o equilíbrio dos gases, sejam satisfeitos essa água deverá ocupar um volume infinito. A pressão atmosférica é que faz com que a água da Terra não evapore, pois ela ajuda a manter o estado líquido dela.
Opinião de quem acessou

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  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • LUANA, casa , Santa Catarina - disse:
    luanavargas65@yahoo.com.br

    08/11/2010

    Cinco estrelas

    este site é muito bom pois ajuda o aluno com suas experiências fantásticas!!!!!!!!!!!!!!


  • Valdecy dos Santos Cardoso, E E DANIEL MARTINS MOURA , Mato Grosso - disse:
    lipax@terra.com.br

    19/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei principalmente da possibilidade de levar os alunos a fazerem fáceis experimentos.


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