Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHANDO COM TEXTO JORNALÍSTICO - CONFECÇÃO DE UM JORNAL.

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Conhecer as partes do jornal e como ele é organizado;

 *Conhecer as características de um texto jornalístico

* Compreender a importância a leitura do jornal para estar atualizado com as nóticias do mundo.

*Desenvolver a leitura.

Duração das atividades
1 AULA DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor

Estratégias e recursos da aula

MATERIAIS E RECURSOS DA AULA: ·       

 *Vários jornais, inclusive jornais de bairro.        

*Papel branco 40kg ou papel pardo.        

*Cola,tesoura, hidrocor.        

*Caderno de anotações ou caderno de sala de aula   

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:   

Atividade 1

O professor inicia a aula com os alunos organizados em uma roda, onde expõe os diversos jornais que selecionou. Faz a exploração do nome de cada jornal, perguntando se conhecem estes jornais e quais seus pais costumam ler.  

Atividade 2   

Depois lê as manchetes principais da primeira página de cada jornal, mostrando as diversas formas de se escrever uma mesma notícia.    

Atividade 3 

Em seguida mostra como o jornal é organizado por dentro, separa os cadernos, pergunta se os alunos sabem a característica de cada um, como por exemplo: mostrando o caderno dos classificados pergunta, qual o tipo de texto que tem naquele caderno, para que serve e se alguém já tinha observado esta parte do jornal?  

Atividade 4  

Depois desta exploração o professor lista no quadro, enquanto os alunos ainda estão organizados em roda, os cadernos que mais apareceram nos jornais, como classificado, caderno cultural, caderno de sobre notícias etc.

Atividade 5

Partindo desta lista, o professor sugere a confecção de um jornal  somente da parte das notícias que chamaram mais atenção dos alunos.     

Neste momento é importante o professor estimular que o grupo leia as notícias que, através das manchetes, mais chamaram a atenção do grupo. Pode-se sugerir como procedimento do grupo, escolher um aluno para a leitura ou mais de um.     

Para a confecção deste jornal, o professor disponibiliza folhas de papel 40kg, por grupos de mais ou menos 4 ou 5 crianças e cada grupo recorta dos diversos jornais que o professor trouxe,  as notícias que mais chamaram a atenção do grupo.  

Atividade 6   

Depois desta atividade, cada grupo apresenta o jornal que montou, lendo a manchete e fazendo uma breve explicação sobre cada reportagem.   

Atividade 7  

Após o término da atividade, no mesmo dia ou em uma próxima aula o professor pode levar os alunos até o laboratório de informática para mostrar os sites de jornais, apresentando aos alunos uma nova maneira de lê jornais na atualidade, comparando as diferenças entre os dois meios de comunicação.     

Segue abaixo uma lista com alguns sites de jornais de grande circulação, que o professor pode acessar para seus alunos.        

http://oglobo.globo.com/ 

http://jbonline.terra.com.br

http://odia.terra.com.br/portal/

Ao término da atividade expõe os jornais confeccionados pela turma em um mural da escola.         

Atividade 8     

É sugerido que no final da atividade cada aluno registre no seu caderno duas questões:

 * O que aprendi trabalhando com jornal?

*Qual a notícia que me chamou mais atenção e por quê?  

Estas perguntas são importantes, pois colabora para que cada aluno possa refletir sobre sua aprendizagem e fazer uma reflexão crítica da notícia.

Recursos Complementares

Para o professor conhecer um pouco mais sobre os pressupostos teóricos desta aula, é indicado que assista ao vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=hZ_BAwQAVU4   

Avaliação

A avaliação será feita durante toda a atividade, observando o interesse do grupo e o individual, verificam-se a apresentação dos grupos, no momento de exposição do jornal. A professora ao ler as respostas dos alunos no caderno, também poderá perceber o que cada aluno aprendeu sobre este suporte textual e principalmente, poderá observar ao longo dos próximos dias, se a turma demonstrará maior interesse pela leitura de jornais, trazendo notícias para compartilhar com os colegas.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.