Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RODA DE NOTÍCIAS - UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Conhecer este gênero de texto.

*Interpretação de textos.

*Desenvolvimento da oralidade.

*Avançar na leitura e escrita a partir de situações práticas contextualizadas.  

Duração das atividades
3 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante

Ter contato com textos de jornais.

É sugerido para o professor trabalhar anteriormente a aula "TRABALHANDO COM TEXTO JORNALISTICO-CONFECÇÃO DE UM JORNAL"

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:           

Notícias de jornais trazidas de casa, previamente lidas com o auxílio da família.

ESTRATÉGIAS:

Atividade 1

 Em uma sexta-feira, o professor passa uma tarefa para casa, pedindo que cada aluno, junto com sua família selecione uma notícia de jornal, leia com o auxílio de um leitor mais experiente e traga esta notícia para a sala na segunda-feira, para ser exposta na Roda de Notícias.    

É importante o professor orientar seus alunos de forma bem marcante, que na roda o objetivo é cada aluno contar sobre a notícia que leu em casa e não é objetivo da roda, ler a notícia para a turma.

Esta leitura comentada e discutida deve ser garantida em casa com a ajuda da família.     

Atividade 2

Em sala o professor organiza a turma em roda e pede para que cada aluno venha sentar-se trazendo sua notícia.     

A atividade se inicia com o professor explicando como será a dinâmica das apresentações.

Primeiro o aluno lê o título da notícia, a fonte e depois relata para os outros alunos o assunto tratado.     

É importante que o professor faça um controle do tempo,  para que a apresentação não fique exaustiva para o grupo. Caso a turma seja muito numerosa, o professor pode adotar algumas estratégias como: Dividir a turma em dois grupos e a cada segunda-feira metade da turma traz a atividade para apresentar, ou fazer as apresentações de metade dos alunos antes do recreio e metade depois.

Estas atitudes são importantes para que a Roda de Notícias seja um momento de prazer dos alunos, desenvolvendo o gosto e a curiosidade pela leitura deste tipo de texto.     

Após apresentação de todos os alunos, as notícias são afixadas em um mural da turma e ficam expostas até a próxima Roda de Notícias.    

É importante que esta atividade tenha uma periodicidade, pois assim o professor estará contribuindo para a formação do leitor, apresentando e desenvolvendo o hábito dos alunos à este tipo de texto.     

A cada semana o professor pode sugerir após a Roda de Leitura, uma atividade individual diferente.     

Atividade 3

Seguem abaixo algumas sugestões de atividades indicadas para após a apresentações das noticias na Roda.     

         * Pedir para cada aluno escrever um novo título para sua notícia e ilustrar, deixando este registro no caderno. Esta atividade possibilita que o aluno faça uma interpretação crítica e criativa do que leu atribuindo significado ao texto.         

Atividade 4

           *O professor junto com a turma seleciona a notícia que mais apareceu ou que mais despertou o interesse do grupo e faz coletivamente uma reescrita para ficar registrado no caderno, com o título de “ A notícia escolhida”. 

Atividade 5       

            *Cada aluno ilustra sua reportagem e coloca no mural junto com a notícia, fazendo uma legenda.        

Recursos Complementares

Para o professor conhecer um pouco mais sobre os objetivos teóricos desta aula, é indicado este vídeo, sobre formação de leitores.

http://www.youtube.com/watch?v=uQEvUxA9NzI  

Avaliação

É importante o professor observar se os alunos trazem o material pedido, lido e se conseguem ter clareza na explicação da notícia e se nas atividades posteriores à Roda, se demonstram ter compreendido as notícias e se demonstram atenção durante as apresentações.     Como está atividade precisa fazer parte do cotidiano da turma por um período, o professor irá observar ao longo das Rodas, o quanto os alunos, ampliam sua capacidade de argumentação, melhoram a entonação, e começam a se apropriar da linguagem característica deste estilo literário.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.