18/06/2010
Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
*Conhecer este gênero de texto.
*Interpretação de textos.
*Desenvolvimento da oralidade.
*Avançar na leitura e escrita a partir de situações práticas contextualizadas.
Ser leitor e escritor iniciante
Ter contato com textos de jornais.
É sugerido para o professor trabalhar anteriormente a aula "TRABALHANDO COM TEXTO JORNALISTICO-CONFECÇÃO DE UM JORNAL"
RECURSOS DA AULA:
Notícias de jornais trazidas de casa, previamente lidas com o auxílio da família.
ESTRATÉGIAS:
Atividade 1
Em uma sexta-feira, o professor passa uma tarefa para casa, pedindo que cada aluno, junto com sua família selecione uma notícia de jornal, leia com o auxílio de um leitor mais experiente e traga esta notícia para a sala na segunda-feira, para ser exposta na Roda de Notícias.
É importante o professor orientar seus alunos de forma bem marcante, que na roda o objetivo é cada aluno contar sobre a notícia que leu em casa e não é objetivo da roda, ler a notícia para a turma.
Esta leitura comentada e discutida deve ser garantida em casa com a ajuda da família.
Atividade 2
Em sala o professor organiza a turma em roda e pede para que cada aluno venha sentar-se trazendo sua notícia.
A atividade se inicia com o professor explicando como será a dinâmica das apresentações.
Primeiro o aluno lê o título da notícia, a fonte e depois relata para os outros alunos o assunto tratado.
É importante que o professor faça um controle do tempo, para que a apresentação não fique exaustiva para o grupo. Caso a turma seja muito numerosa, o professor pode adotar algumas estratégias como: Dividir a turma em dois grupos e a cada segunda-feira metade da turma traz a atividade para apresentar, ou fazer as apresentações de metade dos alunos antes do recreio e metade depois.
Estas atitudes são importantes para que a Roda de Notícias seja um momento de prazer dos alunos, desenvolvendo o gosto e a curiosidade pela leitura deste tipo de texto.
Após apresentação de todos os alunos, as notícias são afixadas em um mural da turma e ficam expostas até a próxima Roda de Notícias.
É importante que esta atividade tenha uma periodicidade, pois assim o professor estará contribuindo para a formação do leitor, apresentando e desenvolvendo o hábito dos alunos à este tipo de texto.
A cada semana o professor pode sugerir após a Roda de Leitura, uma atividade individual diferente.
Atividade 3
Seguem abaixo algumas sugestões de atividades indicadas para após a apresentações das noticias na Roda.
* Pedir para cada aluno escrever um novo título para sua notícia e ilustrar, deixando este registro no caderno. Esta atividade possibilita que o aluno faça uma interpretação crítica e criativa do que leu atribuindo significado ao texto.
Atividade 4
*O professor junto com a turma seleciona a notícia que mais apareceu ou que mais despertou o interesse do grupo e faz coletivamente uma reescrita para ficar registrado no caderno, com o título de “ A notícia escolhida”.
Atividade 5
*Cada aluno ilustra sua reportagem e coloca no mural junto com a notícia, fazendo uma legenda.
Para o professor conhecer um pouco mais sobre os objetivos teóricos desta aula, é indicado este vídeo, sobre formação de leitores.
É importante o professor observar se os alunos trazem o material pedido, lido e se conseguem ter clareza na explicação da notícia e se nas atividades posteriores à Roda, se demonstram ter compreendido as notícias e se demonstram atenção durante as apresentações. Como está atividade precisa fazer parte do cotidiano da turma por um período, o professor irá observar ao longo das Rodas, o quanto os alunos, ampliam sua capacidade de argumentação, melhoram a entonação, e começam a se apropriar da linguagem característica deste estilo literário.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2012
Cinco estrelasexcelente