27/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
-Perceber que a Matemática está presente nas histórias.
-Identificar a duração de um dia, uma semana, uma quinzena, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre, um ano, uma década e um século.
-Exercitar o cálculo mental.
-Noções de dia, noite, ano.
-Leitura de horas.
▲A turma, em roda, ouvirá a história “O pescador e o gênio”.
▲A turma falará sobre o texto ouvido: parte que mais gostou, personagens, motivo do gênio estar triste e objetivo do pescador. ▲Uma parte do texto será destacada e colocada no quadro-de-giz:
“Todos os dias ele jogava sua rede no mar quatro vezes”.
Realizará, então, o primeiro desafio: Se quatro vezes a rede era lançada pelo pescador, por dia no mar, então, quantas vezes ele jogava sua rede...
...em 3 dias?
...em 1 semanas?
...em 1 quinzena?
...em 1 mês?
...em 1 bimestre?
...em 1 trimestre?
...em 1 semestre?
...em 1 ano?
...em 1 década?
...em 1 século?
▲Neste momento, o professor deverá fazer uso dos seguintes recursos:
- 1 relógio de parede
- 4 calendários ampliados (quatro anos seguidos, sendo o último bissexto)
-1 globo terrestre
A- Com o relógio de parede, o professor mostrará a duração de uma hora, meio dia e de um dia inteiro, girando os ponteiros e contando o n◦ de voltas com a participação dos alunos.
B- Com o globo terrestre, o professor demonstrará o movimento de rotação da Terra.
→O ideal é que as duas demonstrações aconteçam ao mesmo tempo, para haver uma associação entre o movimento de rotação do nosso planeta e a duração de um dia terrestre.
C- Ainda com o globo terrestre, o professor demonstrará o movimento de translação da Terra, com uma criança representando o Sol, como centro do Sistema Solar. A turma perceberá que o ano terrestre está ligado ao tempo que a Terra demora para dar uma volta completa ao redor do Sol e que isso dura 365 dias e 6 horas.
D- Com os quatro calendários de anos seguidos, o professor analisará o total de dias de cada ano: (365) (365) (365) (366).
Por que será que isso acontece?
Voltará, então, ao tempo que a Terra gasta com seu movimento de translação: 365 dias e 6 horas.
Relembrará a duração de 1 dia →24 horas.
Quantas vezes 6 horas estão contidas em 24 horas?
4 grupos de 6 horas formam 24 horas ou 1 dia terrestre. Por isso, de 4 em 4 anos, temos 1 dia a mais no calendário e esse ano denominamos ano bissexto e o mês de fevereiro com 29 dias.
Novamente os calendários deverão ser utilizados, facilitando a verificação do n◦de dias dos meses do ano.
O professor, então, voltará ao desafio inicial, aproveitando o momento para fazer análise das palavras: quinzena, bimestre, trimestre, semestre, década, século.
A turma poderá resolvê-lo individualmente, em duplas ou em grupos maiores.
▲Uma segunda parte do texto será destacada e colocada, também, no quadro-de-giz, surgindo o segundo desafio:
"Há mil e oitocentos anos, o gênio havia se revoltado contra o rei."
Se a história tivesse acontecido hoje, a que ano o gênio estaria se referindo?
▲Mais uma parte do texto proporcionará o uso da lógica na noção de tempo:
Ouça com atenção e calcule mentalmente o tempo que o gênio gastou jurando tornar rico quem o libertasse
“Durante cem anos ele havia jurado que faria rico para sempre aquele que o libertasse.
Cem anos se passaram e o gênio permaneceu na garrafa.
Durante mais cem anos o gênio jurou:
- Darei a quem me libertar todos os tesouros da Terra.
Cem anos se passaram e o gênio continuou prisioneiro da garrafa.”
Agora, cada grupo dará a sua resposta explicando o seu porquê.
Livros: - Tique-taque- O tempo não para-James Dunbar- Ed. Ática.
- Aladim e outros contos de As mil e uma noites/ Rosalind Kerven- Ed. companhia das Letrinhas.
O professor, durante toda a realização das demonstrações, da análise dos calendários e da resolução dos desafios terá ricos momentos que deverão ser avaliados, a fim de surgirem novas atividades de fixação e de enriquecimento.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/07/2012
Cinco estrelasÓtima aula. Me ajudou no início de meus planejamentos!!!
18/01/2012
Quatro estrelasGosto muito de trabalhar nesse molde. Acredito que desta maneira os alunos consigam entender melhor os conceitos de um conhecimento do qual já fazem uso , sem pensar no fato em si.