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Aula 1: O pescador e o gênio- Noções de tempo: hora, dia, ano ...

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Perceber que a Matemática está presente nas histórias.

-Identificar a duração de um dia, uma semana, uma quinzena, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre, um ano, uma década e um século.

 -Exercitar o cálculo mental.

Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Noções de dia, noite, ano.

-Leitura de horas.

Estratégias e recursos da aula

▲A turma, em roda, ouvirá a história “O pescador e o gênio”.

▲A turma falará sobre o texto ouvido: parte que mais gostou, personagens, motivo do gênio estar triste e objetivo do pescador. ▲Uma parte do texto será destacada e colocada no quadro-de-giz:

“Todos os dias ele jogava sua rede no mar quatro vezes”. 

Realizará, então, o primeiro desafio: Se quatro vezes a rede era lançada pelo pescador, por dia no mar, então, quantas vezes ele jogava sua rede...

...em 3 dias?

...em 1 semanas?

...em 1 quinzena?

...em 1 mês?

...em 1 bimestre?

 ...em 1 trimestre?

...em 1 semestre?

 ...em 1 ano?

 ...em 1 década?

...em 1 século?

▲Neste momento, o professor deverá fazer uso dos seguintes recursos:

 - 1 relógio de parede

- 4 calendários ampliados (quatro anos seguidos, sendo o último bissexto)

-1 globo terrestre           

       A- Com o relógio de parede, o professor mostrará a duração de uma hora, meio dia e de um dia inteiro, girando os ponteiros e contando o n◦ de voltas com a participação dos alunos.

       B- Com o globo terrestre, o professor demonstrará o movimento de rotação da Terra.

→O ideal é que as duas demonstrações aconteçam ao mesmo tempo, para haver uma associação entre o movimento de rotação do nosso planeta e a duração de um dia terrestre.             

       C- Ainda com o globo terrestre, o professor demonstrará o movimento de translação da Terra, com uma criança representando o Sol, como centro do Sistema Solar. A turma perceberá que o ano terrestre está ligado ao tempo que a Terra demora para dar uma volta completa ao redor do Sol e que isso dura 365 dias e 6 horas.             

       D- Com os quatro calendários de anos seguidos, o professor analisará o total de dias de cada ano: (365) (365) (365) (366).

Por que será que isso acontece?            

       Voltará, então, ao tempo que a Terra gasta com seu movimento de translação: 365 dias e 6 horas.    

       Relembrará a duração de 1 dia →24 horas.             

       Quantas vezes 6 horas estão contidas em 24 horas?          

       4 grupos de 6 horas formam 24 horas ou 1 dia terrestre. Por isso, de 4 em 4 anos, temos 1 dia a mais no calendário e esse ano denominamos ano bissexto e o mês de fevereiro com 29 dias.      

       Novamente os calendários deverão ser utilizados, facilitando a verificação do n◦de dias dos meses do ano.          

       O professor, então, voltará ao desafio inicial, aproveitando o momento para fazer análise das palavras: quinzena, bimestre, trimestre, semestre, década, século.    

       A turma poderá resolvê-lo individualmente, em duplas ou em grupos maiores.

▲Uma segunda parte do texto será destacada e colocada, também, no quadro-de-giz, surgindo o segundo desafio:

"Há mil e oitocentos anos, o gênio havia se revoltado contra o rei."          

       Se a história tivesse acontecido hoje, a que ano o gênio estaria se referindo?

▲Mais uma parte do texto proporcionará o uso da lógica na noção de tempo:            

       Ouça com atenção e calcule mentalmente o tempo que o gênio gastou jurando tornar rico quem o libertasse

       “Durante cem anos ele havia jurado que faria rico para sempre aquele que o libertasse.

        Cem anos se passaram e o gênio permaneceu na garrafa.

        Durante mais cem anos o gênio jurou:

        - Darei a quem me libertar todos os tesouros da Terra.

        Cem anos se passaram e o gênio continuou prisioneiro da garrafa.”   

        Agora, cada grupo dará a sua resposta explicando o seu porquê.

Recursos Complementares

Livros: - Tique-taque- O tempo não para-James Dunbar- Ed. Ática.

          - Aladim e outros contos de As mil e uma noites/ Rosalind Kerven- Ed. companhia das Letrinhas.

Avaliação

       O professor, durante toda a realização das demonstrações, da análise dos calendários e da resolução dos desafios terá ricos momentos que deverão ser avaliados, a fim de surgirem novas atividades de fixação e de enriquecimento.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Janine Nass Bruhn, E.M. Fritz Benkendorf , Santa Catarina - disse:
    janine.nass_jana@yahoo.com.br

    05/07/2012

    Cinco estrelas

    Ótima aula. Me ajudou no início de meus planejamentos!!!


  • Vander Luisa , particular , São Paulo - disse:
    vandastica@hotmail.com

    18/01/2012

    Quatro estrelas

    Gosto muito de trabalhar nesse molde. Acredito que desta maneira os alunos consigam entender melhor os conceitos de um conhecimento do qual já fazem uso , sem pensar no fato em si.


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