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Aula 2: Simbad, o marujo – Etapas da resolução de um problema.

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Resolver problemas utilizando uma ordem lógica “criada” pela turma.

 -Apontar, numa situação-problema, o que se quer saber, os dados fornecidos necessários e os desnecessários para resolvê-lo.

 -Exercitar o cálculo mental.

Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Domínio dos fatos fundamentais.

-Conhecimento dos sinais de pontuação (:) (.) (,) (?) (!)

Estratégias e recursos da aula

▲Na aula anterior, a turma poderá ter assistido ao filme “Simbad e a princesa”- Columbia Pictures (The 7th Voyage of Sinba).EUA-1958- Dirigido por Nathan Juran.

→Na impossibilidade do filme, o professor lerá com a turma ou contará para ela a história de Simbad, o marujo.

▲A partir da história ouvida, será apresentada para a turma a seguinte situação-problema :

             Simbad viveu muitas aventuras! Viajaram com ele 350 marujos. Durante a viagem, muitos fatos aconteceram com eles: 130 realizaram o desconchavo de abandonar o navio, 85 desembarcaram em busca da lâmpada mágica e não voltaram, 73 foram elevados nos ares pelos pássaros gigantes e desapareceram e 15 se incumbiram da limpeza do navio. Quantos marujos chegaram com Simbad ao fim da viagem?

▲A turma fará a leitura silenciosa, seguida da leitura oral do problema.

▲Contará oralmente, com suas palavras, o que o problema narra.

▲O professor, utilizando do giz de cera de cores diferentes, analisará o problema, destacando:             

A- O que ele quer saber .             

B- As palavras desconhecidas pela turma, descobrindo seu significado.

C- Os dados fornecidos que ajudarão a solucioná-lo.             

D- Os dados fornecidos, mas desnecessários.   

▲A turma apontará soluções. Cada uma delas será anotada no mural da turma ou no blocão. Nesse momento, as crianças farão comentários sobre a facilidade e a dificuldade encontrada em cada uma delas.   

▲Com todas as soluções encontradas anotadas, o professor fará o levantamento com a turma do que foi importante na sua resolução.

▲Cada passo apontado como importante para a turma será anotado numa tira de papel. Neste momento, os alunos falam livremente e os passos poderão não obedecer a uma ordem lógica. O professor deverá orientar a turma, caso perceba que passos fundamentais foram esquecidos.             

A turma, em roda, realizará a ordenação lógica dos fatos, utilizando as tiras de papel anotadas.     

Passos que poderão ser destacados:

-Ler o problema mais de uma vez;

-Procurar entender o significado de palavras desconhecidas;

-Tentar lembrar de outras situações parecidas;

-Às vezes, fazer um desenho pode ser importante;

-Identificar o que ele quer saber;

-Destacar os dados que ele fornece;

-Resolver parte por parte;

-Tentar pensar de trás para frente;

-Conferir os cálculos;

-Verificar se a resposta combina com a pergunta.   

▲Depois da ordenação, a turma cola as tiras de papel numa folha do blocão ou as prende no mural, deixando-as em destaque na sala.

Recursos Complementares

Livro: Simbá, o Marujo - Coleção "As mil e uma noites"- Ed. Rideel.

Filme: Os trapalhões-Simbad,O Marujo Trapalhão (1975).

Avaliação

O levantamento dos passos e de sua ordenação possibilitarão ao professor a avaliação do pensamento lógico da turma em relação à resolução de problemas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Patricia, pessoa física , São Paulo - disse:
    patyuol@zipmail.com.br

    22/05/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a proposta do problema. O número de marujos que ficaram limpando o navio estão incluídos no total dos 62 marujos q ficaram, certo? Foi colocado esta informação para nos confundir, não é mesmo?


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