Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ANIMAIS CRIADOS PELOS SERES HUMANOS

 

24/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer  animais criados pelos seres humanos.
  • Apreciar obras de arte que represente  imagem de animais.
  • Valorizar a produção artística visual.
  • Realizar releitura.
  • Ler e interpretar imagens.
Duração das atividades
1 aula com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

Iniciar uma conversa na roda sobre o costume dos homens criarem animais, questionando o que os alunos acham dessa prática.   

  • Vocês sabiam que os homens desde o tempo antigo gostam de ter animais em suas casas?
  • Por que será que os homens criam/cuidam de animais?
  • Como devemos nos relacionar com os animais?
  • O que vocês acham de ter animais em circos?
  • Será que temos direito de levar para nossas casas os animais que vivem em florestas?
  • Como devemos fazer para respeitar os animais?.

   Após a conversa o professor mostra imagens do homem com alguns animais e propõe a construção de um texto coletivo sobre a convivência dos homens com os animais. Cada grupo receberá uma imagem.  O professor pode selecionar imagens de pessoas com os animais em diferentes situações.

2º MOMENTO

O professor poderá sugerir as crianças para fazer uma sessão de cinema assistindo o filme sobre a relação do homem com o animal. Por exemplo, o filme Garfield, que conta a história de um gato criado em casa que se sente contrariado quando seu dono resolve adotar um cachorrinho. Em seguida, o professor questiona com a turma sobre o comportamento do gato chamando a atenção se o gato agiu de maneira correta, como ele deveria ter agido no início. Aproveitar para chamar a atenção dos alunos para a questão da solidariedade,  a importância de saber dividir o mesmo espaço. Todas as crianças precisam ter espaço para falar sua opinião sobre o filme.

3º MOMENTO

 Registrar através do desenho fazendo uma releitura da cena  que chamou mais a atenção no filme. Pode-se utilizar papel ofício, papel peso 40, lápis grafite, hidrocor,lápis cera, lápis de cor, etc. Depois, expor na sala de aula para que as crianças apreciem os trabalhos.

4º MOMENTO

O professor deverá levar imagens de pessoas com animais, mostrará as imagens/fotos levando o grupo a refletir sobre a importância dos animais em nossas vidas,  mostrando que as crianças podem ter animais para fazer companhia, podemos nos alimentar com produtos de base animal etc. Depois da conversa o professor propõe a confecção de um álbum com as imagens, ao lado da imagem cada dupla irá escrever qual é a função do animal na cena. Por exemplo: cão-guia, cavalo de corrida, vaca produção de alimento (leite, carne, etc.).

DICA DE LEITURA:

O professor pode propor a leitura do livro os direitos dos animais e fazer uma reflexão sobre os maus tratos com os animais, bem como a sua extinção.

 

                        

Recursos Complementares

Livro:

Meu cachorro é um elefante,Rémy Simard e Pierre pratt.Tradução de Ana Maria Machado.São Paulo:Salamandra,1998.

Atlas Infantil dos animais em seus habitats.Francisco Arrendondo. Girrassol

Conhecendo o direito dos animais.Renata Braga Klevenhusen.

Filme:

Garfield. Gênero: Comédia .Direção: Peter Hewitt.

Avaliação

O professor deverá observar se o aluno é capaz de;

Conhecer  animais criados pelos seres humano.

Realizar releitura.

Ler e interpretar imagens.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.