24/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Não é necessário.
1º MOMENTO
Iniciar uma conversa na roda sobre o costume dos homens criarem animais, questionando o que os alunos acham dessa prática.
Após a conversa o professor mostra imagens do homem com alguns animais e propõe a construção de um texto coletivo sobre a convivência dos homens com os animais. Cada grupo receberá uma imagem. O professor pode selecionar imagens de pessoas com os animais em diferentes situações.
2º MOMENTO
O professor poderá sugerir as crianças para fazer uma sessão de cinema assistindo o filme sobre a relação do homem com o animal. Por exemplo, o filme Garfield, que conta a história de um gato criado em casa que se sente contrariado quando seu dono resolve adotar um cachorrinho. Em seguida, o professor questiona com a turma sobre o comportamento do gato chamando a atenção se o gato agiu de maneira correta, como ele deveria ter agido no início. Aproveitar para chamar a atenção dos alunos para a questão da solidariedade, a importância de saber dividir o mesmo espaço. Todas as crianças precisam ter espaço para falar sua opinião sobre o filme.
3º MOMENTO
Registrar através do desenho fazendo uma releitura da cena que chamou mais a atenção no filme. Pode-se utilizar papel ofício, papel peso 40, lápis grafite, hidrocor,lápis cera, lápis de cor, etc. Depois, expor na sala de aula para que as crianças apreciem os trabalhos.
4º MOMENTO
O professor deverá levar imagens de pessoas com animais, mostrará as imagens/fotos levando o grupo a refletir sobre a importância dos animais em nossas vidas, mostrando que as crianças podem ter animais para fazer companhia, podemos nos alimentar com produtos de base animal etc. Depois da conversa o professor propõe a confecção de um álbum com as imagens, ao lado da imagem cada dupla irá escrever qual é a função do animal na cena. Por exemplo: cão-guia, cavalo de corrida, vaca produção de alimento (leite, carne, etc.).
DICA DE LEITURA:
O professor pode propor a leitura do livro os direitos dos animais e fazer uma reflexão sobre os maus tratos com os animais, bem como a sua extinção.
Livro:
Meu cachorro é um elefante,Rémy Simard e Pierre pratt.Tradução de Ana Maria Machado.São Paulo:Salamandra,1998.
Atlas Infantil dos animais em seus habitats.Francisco Arrendondo. Girrassol
Conhecendo o direito dos animais.Renata Braga Klevenhusen.
Filme:
Garfield. Gênero: Comédia .Direção: Peter Hewitt.
O professor deverá observar se o aluno é capaz de;
Conhecer animais criados pelos seres humano.
Realizar releitura.
Ler e interpretar imagens.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!