19/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Conhecer as características de felinos selvagens e domésticos.
Comparar os hábitos de animais felinos selvagens e domésticos.
Registrar informações através do desenho e da escrita.
Classificação dos animais.
1º MOMENTO
O professor organiza uma roda com as crianças para iniciar uma conversa sobre os animais felinos selvagens e domésticos. Ele pode fazer alguns questionamentos, como:
Após esse diálogo inicial, o professor faz uma lista escrevendo os nomes dos animais que os alunos citaram questionando quais os animais que são felinos e quais os domésticos, separando-os em forma de coluna.Abaixo de cada coluna, o professor deve escrever as características que os alunos apontam, consideram de animais felinos (dosmésticos e selvagens). Depois o professor sugere um desenho do animal que os alunos criam. As crianças que não tiverem animal de estimação irão desenhar o animal que gostariam de ter. Os alunos que são ajudantes no dia deverão fazer a distribuição dos materiais necessários, ou seja, distribuem papel ofício, lápis grafite, lápis de cor entre os colegas.
2º MOMENTO
O professor apresenta para a turma gravuras de animais felinos selvagens e domésticos solicitando que expressem de forma verbal o que estão vendo.Neste momento, deve chamar a atenção do grupo para as imagens, destacar as semelhanças e diferenças desses animais como: tamanho, cor dos olhos,pelagem, garras, cauda, etc. Em seguida, o professor sugere que as crianças formem equipes. Como atividade de registro elas irão representar através do desenho o ambiente onde cada animal vive, usando materiais como: cartolina, lápis grafite, hidrocor, lápis cera, lápis de cor, papel peso 40, e fazer uma colagem com as imagens que o professor apresentou.
3º MOMENTO
Para ampliar os conhecimentos dos alunos o professor irá pesquisar com antecedência informações em livros sobre as características, alimentação e hábitos dos felinos. Ele deve ler as informações, chamando a atenção das crianças para que elas revejam as observações registradas acerca das ideias iniciais do grupo sobre felinos domésticos e selvagens. Em seguida o professor, distribue fichas com informações, imagens sobre alguns felinos. As crianças irão ler as informações das fichas e discutir entre elas. Os alunos que ainda estão no processo de aquisição da leitura, pode ler com ajuda do professor ou de outros colegas mais experientes.
4º MOMENTO
O professor inicia a conversa com as crianças falando que algumas pessoas, pintores, fazem desenhos ou pinturas de animais que eles gostam e que representam uma tradição em determinadas culturas.O professor poderá apresentar as obras 'Lindo Gato Azul' e o 'Gato Quase Preto' do artista Aldemir Martins. Para contextualizar as obras é importante que o professor leia a biografia do artista, e após apreciação das obras, o professor poderá solicitar ao grupo que expressem suas observações, impressões acerca das obras, como por exemplo, o que estão vendo, as cores que aparecem mais nas obras,e outros elementos. Em seguida,sugerir ao grupo que representem através do desenho o que observaram na obra do artista Aldemir Martins.
A turma poderá utilizar para representar seu desenho materiais como: cartolina, lápis grafite, hidrocor,lápis cers, lápis de cor, cartolina ou papel peso 40. Depois, cada criança, expõe o seu trabalho no mural de arte para que todos possam visualizar e apreciar os desenhos.
SUGESTÃO:
O professor deverá conversar com os alunos sobre a função dos zoológicos para a preservação de algumas espécies de animais.Embora o ideal seja que cada animal possa viver no seu habit natural. O professor pode sugerir uma visita ao zoológico da cidade, caso não tenha zoológico onde moram, apresentar gravuras de um zoológico informando a utilização desse lugar para as crianças. Durante a visita no zoológico, as crianças irão fazer observação dos tipos de animais que encontrarem, percebendo como eles são, se tem animais felino selvagens e doméstico, atentando para as características deles. Depois da visita ao zoológico, o professor deverá perguntar as crianças que tipo de sensação elas sentiram (medo, alegria), pedindo que expressem de forma verbal essas sensações.
Como atividade escrita, o professor sugere a organização de uma lista dos animais que viram durante o passeio. Em seguida, a construção coletiva do passeio, o professor escreve e, logo após, deverá digitar o texto e, em outro momento, ler com as crianças.
Dicas de obras do artista Aldemir Martins.
www.espacoarte.com.br/obras/189-gato-preto
Livros:
Os Gatos Nem Sempre Caem em Pé. Erin Barret & Jack Mingo. Publifolha.
Como Cuidar Bem de Seu Gato Nobel .Andrew Autor. Nobel.
O professor deverá observar se o aluno é capaz de:
Identificar as características dos animais felinos selvagens e domésticos.
Conhecer alguns hábitos de animais felinos selvagens e domésticos.
Identificar elementos da obra de arte apreciada.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!