Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FELINOS SELVAGENS E DOMÉSTICOS

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características de felinos selvagens e domésticos.

Comparar os hábitos de animais felinos selvagens e domésticos.

Registrar informações através do desenho e da escrita.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Classificação dos animais.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

O professor organiza uma roda com as crianças para iniciar uma conversa sobre os animais felinos selvagens e domésticos. Ele  pode fazer alguns questionamentos, como:

  • Quem cria animais em casa?
  • Quais os animais que podemos criar em nossas residências?
  • Como chamamos os animais que criamos em casa?
  • Como chamamos os animais que moram na selva?
  • Quem conhece algum animal felino? E doméstico?

Após esse diálogo inicial, o professor faz uma lista escrevendo os nomes dos animais que os alunos citaram questionando quais os animais que são felinos e quais os domésticos, separando-os em forma de coluna.Abaixo de cada coluna, o professor deve escrever as características que os alunos apontam, consideram de animais felinos (dosmésticos e selvagens). Depois o professor sugere um desenho do animal que os alunos criam. As crianças que não tiverem animal de estimação irão desenhar o animal que gostariam de ter. Os alunos que são ajudantes no dia deverão fazer a distribuição dos materiais necessários, ou seja, distribuem papel ofício, lápis grafite, lápis de cor entre os colegas.

2º MOMENTO

O professor apresenta para a turma gravuras de animais felinos selvagens e domésticos solicitando que expressem de forma verbal o que estão vendo.Neste momento, deve chamar a atenção do grupo para  as imagens, destacar as semelhanças e diferenças desses animais como: tamanho, cor dos olhos,pelagem, garras, cauda, etc. Em seguida, o professor sugere que as crianças formem equipes. Como atividade de registro elas irão representar através do desenho o ambiente onde cada animal vive, usando materiais como: cartolina, lápis grafite, hidrocor, lápis cera, lápis de cor, papel peso 40, e fazer uma colagem com as imagens que o professor apresentou.

3º MOMENTO

  Para ampliar os conhecimentos dos alunos o professor irá pesquisar com antecedência informações em livros sobre as características, alimentação e hábitos dos felinos. Ele deve ler as informações, chamando a atenção das crianças para que elas revejam as observações registradas  acerca das ideias iniciais do grupo sobre felinos domésticos e selvagens. Em seguida o professor, distribue fichas com informações, imagens sobre alguns felinos. As crianças irão ler as informações  das fichas e discutir entre elas. Os alunos que ainda estão no processo de aquisição da leitura, pode ler com ajuda do professor ou de outros colegas mais experientes.

4º MOMENTO

O professor inicia a conversa com as crianças falando que algumas pessoas, pintores, fazem desenhos ou pinturas de animais que eles gostam e que representam uma tradição em determinadas culturas.O professor poderá apresentar as obras 'Lindo Gato Azul' e o 'Gato Quase Preto'  do artista Aldemir Martins. Para contextualizar as obras é importante que o professor leia a biografia do artista,  e  após apreciação das obras, o professor poderá solicitar ao grupo que expressem suas observações, impressões acerca das obras, como por exemplo, o que estão vendo, as cores que aparecem mais nas obras,e outros elementos. Em seguida,sugerir ao grupo que representem através do desenho o que observaram na obra do artista Aldemir Martins.

A turma poderá utilizar para representar seu desenho materiais como: cartolina, lápis grafite, hidrocor,lápis cers, lápis de cor, cartolina ou papel peso 40. Depois, cada criança, expõe o seu trabalho no mural de arte  para que todos  possam visualizar e apreciar os desenhos.

SUGESTÃO:

O professor deverá conversar com os alunos sobre a função dos zoológicos para a preservação de algumas espécies de animais.Embora o ideal seja que cada animal possa viver no seu habit natural. O professor pode sugerir uma visita ao zoológico da cidade, caso não tenha zoológico onde moram, apresentar gravuras de um zoológico informando a utilização desse lugar para as crianças. Durante a visita no zoológico, as crianças irão fazer observação dos tipos de animais que encontrarem, percebendo como eles são, se tem  animais felino selvagens e doméstico, atentando para as características deles. Depois da visita ao zoológico, o professor deverá perguntar as crianças que tipo de sensação elas sentiram (medo, alegria), pedindo que expressem de forma verbal essas sensações.

Como atividade escrita, o professor sugere a organização de uma lista dos animais que viram durante o passeio. Em seguida, a construção coletiva do passeio, o professor escreve e, logo após, deverá digitar o texto e, em outro momento, ler com as crianças.

Recursos Complementares

Dicas de obras do artista Aldemir Martins.

www.espacoarte.com.br/obras/189-gato-preto 

 

Livros:

Os Gatos Nem Sempre Caem em Pé. Erin Barret & Jack Mingo. Publifolha.

Como Cuidar Bem de Seu Gato Nobel .Andrew Autor. Nobel.

Avaliação

O professor deverá observar se o aluno é capaz de:

Identificar as características dos animais felinos selvagens e domésticos.

Conhecer alguns hábitos de animais felinos selvagens e domésticos.

Identificar elementos da obra de arte apreciada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.