Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vistas e perspectivas: lendo, analisando e construindo sólidos geométricos

 

29/04/2010

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e utilizar vistas no estudo de sólidos geométricos
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conteúdos prévios necessários.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01 - Conhecendo

No laboratório de informática em duplas solicite que os alunos explorem o seguinte recurso:

Los sólidos platónicos 

Na exploração solicite que analisem pelo menos três dos sólidos apresentados de acordo com os questionamentos a seguir:

  • O que representam as linhas tracejadas?
  • E as linhas contínuas o que representam?
  • Se aumentarmos o valor do ângulo o que tende acontecer com a visualização?
  • Qual o valor do ângulo que nos dá a visão superior da imagem? E na visão superior o que visualizamos?
  • Qual angulação nos permite visualizar mais linhas tracejadas? E menos?

DICA

Com esta atividade pretendemos que o aluno desenvolva a noção de perspectiva com a mudança angular na observação do sólido. Seria interessante apresentar outros questionamentos e outros sólidos diferentes dos de Platão. 

O recurso "Los sólidos platónicos" é executável e poderá não funcionar em ambiente linux caso este não tenha os plugins adequados, mas poderá utilizar um emulador de windows como o wine. Se encontrar dificuldades na organização da atividade procure os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de sua região.

O recurso utilizado está em espanhol, mas esta questão não influencia na resolução das atividades e compreensão dos conceitos.

Atividade 02 - Aplicando

O sólido seguinte apresenta várias vistas conforme é observado de frente, da direita ou de cima.

Disponível em: < http://issuu.com/ocantinhodoconhecimento/docs/perspectivas_e_vistas_de_s_lidos_geom_tricos_pdf >

Agora é com você!

Copie no teu caderno e complete cada um dos desenhos a seguir, de modo a obter, em cada caso,o desenho de um paralelepípedo retângulo em perspectiva. Vamos lá?!?

Disponível em: < http://issuu.com/ocantinhodoconhecimento/docs/perspectivas_e_vistas_de_s_lidos_geom_tricos_pdf >

DICA

Pretende-se que o aluno depois de realizar esta atividade possa compreender, pela possibilidade angular, as vistas de um sólido. 

Atividade 03

Observe a seguinte imagem e tente visualizá-la de todos os ângulos possíveis.

Disponivel em: < http://www.projetoockham.org/figuras/piramides/038_great_pyramid.jpg > 

Agora diga qual(is) da(s) representação(ões) planas a seguir pode(m) representar a imagem.

Disponível em: < http://issuu.com/ocantinhodoconhecimento/docs/perspectivas_e_vistas_de_s_lidos_geom_tricos_pdf >

DICA

Nesta atividade todas as respostas são verdadeiras.

Atividade 04 - Aprofundando

Observe a vista superior das imagens a seguir:

  1. A partir da vista superior desenhe o sólido que cada imagem representa. (sem linhas tracejadas)
  2. Represente duas das imagens produzidas no item 01 com suas linhas tracejadas, vistas de um ângulo a sua escolha.
  3. Em duplas, verifique se as imagens produzidas por você têm relação com as de um colega seu.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Los sólidos platónicos Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Neste momento, solicite aos alunos que apresentem, oralmente ao grande grupo, suas considerações sobre o conteúdo estudado.

  • O que percebemos na mudança de ângulos na atividade 01?
  • Alguém sabe como se chama essa mudança angular quando consideramos o plano? (rotação)
  • Será que existem figuras que com rotações diferenciadas (ângulos diferentes) podemos ter a mesma visualização?
  • E as linhas tracejadas que representam?
  • O que ocorre com as linhas continuas nos momentos de rotação? Vamos verificar? Vamos retornar a atividade 01 para verificar? (Paralelismo)

Professor, elabore outras questionamentos a partir do que pretende trabalhar na aula seguinte.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.