29/04/2010
Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Não há conteúdos prévios necessários.
Atividade 01 - Conhecendo
No laboratório de informática em duplas solicite que os alunos explorem o seguinte recurso:
Na exploração solicite que analisem pelo menos três dos sólidos apresentados de acordo com os questionamentos a seguir:
DICA
Com esta atividade pretendemos que o aluno desenvolva a noção de perspectiva com a mudança angular na observação do sólido. Seria interessante apresentar outros questionamentos e outros sólidos diferentes dos de Platão.
O recurso "Los sólidos platónicos" é executável e poderá não funcionar em ambiente linux caso este não tenha os plugins adequados, mas poderá utilizar um emulador de windows como o wine. Se encontrar dificuldades na organização da atividade procure os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de sua região.
O recurso utilizado está em espanhol, mas esta questão não influencia na resolução das atividades e compreensão dos conceitos.
Atividade 02 - Aplicando
O sólido seguinte apresenta várias vistas conforme é observado de frente, da direita ou de cima.
Disponível em: < http://issuu.com/ocantinhodoconhecimento/docs/perspectivas_e_vistas_de_s_lidos_geom_tricos_pdf >
Agora é com você!
Copie no teu caderno e complete cada um dos desenhos a seguir, de modo a obter, em cada caso,o desenho de um paralelepípedo retângulo em perspectiva. Vamos lá?!?
Disponível em: < http://issuu.com/ocantinhodoconhecimento/docs/perspectivas_e_vistas_de_s_lidos_geom_tricos_pdf >
DICA
Pretende-se que o aluno depois de realizar esta atividade possa compreender, pela possibilidade angular, as vistas de um sólido.
Atividade 03
Observe a seguinte imagem e tente visualizá-la de todos os ângulos possíveis.
Disponivel em: < http://www.projetoockham.org/figuras/piramides/038_great_pyramid.jpg >
Agora diga qual(is) da(s) representação(ões) planas a seguir pode(m) representar a imagem.
Disponível em: < http://issuu.com/ocantinhodoconhecimento/docs/perspectivas_e_vistas_de_s_lidos_geom_tricos_pdf >
DICA
Nesta atividade todas as respostas são verdadeiras.
Atividade 04 - Aprofundando
Observe a vista superior das imagens a seguir:
Nome | Tipo |
---|---|
Los sólidos platónicos | Animação/simulação |
Neste momento, solicite aos alunos que apresentem, oralmente ao grande grupo, suas considerações sobre o conteúdo estudado.
Professor, elabore outras questionamentos a partir do que pretende trabalhar na aula seguinte.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!