Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo um relógio: conhecendo os números e entendendo sua função

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Aprenderem a identificar os números até 12;
  •  Compreenderem a função do relógio;
  •  Auxiliarem na construção da rotina da sala;
  •  Construírem a noção de tempo.  
Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 O professor deve introduzir os números pelo menos até 12.

  • Cantar e brincar com atividades que utilizem a contagem.  

 Ex: Parlenda:       

Domínio Público  

 Um dois feijão com arroz

Três quatro feijão no prato

Cinco seis, falar inglês

Sete oito, comer biscoitos

Nove dez, comer pastéis  

 

Ex. Música:   

Domínio público

  Um, dois, três indiozinhos

Quatro, cinco, seis indiozinhos

Sete, oito, nove indiozinhos

Dez no pequeno bote

Iam navegando pelo rio abaixo

Quando um jacaré se aproximou

E o pequeno bote dos indiozinhos

Quase, quase virou, mas não virou!

  • Outra forma significativa de se trabalhar quantidades, números e sistemas de numeração é utilizar a rotina diária como estratégia. Contar quantas crianças vieram à aula e quantas faltaram, fazer o registro do numeral correspondente na lousa. Registrar o número de meninas e meninos.

  • Registrar no calendário o dia do mês e utilizar materiais concretos para representar as quantidades correspondentes a cada dia que passa.
  •  Convidar as crianças para fazerem uma coleção em sala (pedrinhas, tampinhas, conchinhas, etc.) e propor atividades de registro a partir da coleção   
  • São possibilidades de você professor introduzir os números e o sistema de numeração em sua sala de uma forma divertida e lúdica.
Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

Todos os dias, em sala, costumamos descansar ouvindo histórias. Em um desses dias, as crianças escolheram um livro na estante e pediram que eu lesse para elas. O Livro é “Contando com o Relógio”. A partir daí, uma atividade prazerosa e interessante foi desenvolvida.

O livro é destinado à crianças de 7 anos acima, porém no momento da leitura, foi possível fazer algumas adaptações na linguagem das crianças. O texto do livro conta com versos com muito ritmo e ilustrações divertidas garantem o prazer da leitura.

Veja um pequeno resumo da história: Quando começou a aula, Gustavo reparou que um dos ponteiros do relógio da classe havia sumido! A professora aproveitou para ensinar seus alunos a ver as horas.          

Ao final da leitura do livro há uma sugestão de construção de um relógio para a turma feito com papel e com ponteiros móveis que poderão fazer parte dos brinquedos das crianças diariamente. Convidamos as crianças para construir o relógio e elas concordaram.   

Segundo Momento: 

Preparamos os materiais com antecedência e montamos a base do relógio. Você vai precisar de: um papel cartão preto, duas cartolinas brancas, números de EVA ou de plástico de 1 a 12, uma rolha de garrafa, um pedaço de EVA preto para fazer os ponteiros, 1 percevejo ou preguinho pequeno para prender os ponteiros na rolha. Com o papel cartão preto faça um grande cículo e recorte. Com as cartolinas faça dois círculos menores que o preto para sobrepor deixando uma borda de mais ou menos 4 centímetros no círculo preto. Cole um dos círculos brancos sobre o círculo preto maior. Recorte em partes iguais o outro círculo na quantidade de partes desejadas. Em nossa aula cortamos em doze (12) partes iguais e as crianças trabalharam em duplas na decoração de cada parte. Veja um exemplo de como dividir o círculo:

Imagem círculo 

Colamos os números na borda preta do círculo com cola quente.

Terceiro Momento:   

Coloque a música “O Relógio” Fonte: CD nº 1 Coleção Aprendendo e Brincando com Jogos, Editora Fapi. Autor: Chizuko Yogi

As crianças ouvem a música, cantam e brincam.  

 Letra da Música:    

 O Relógio   

Tic Tac Tic Tac Faz assim

Tic Tac Tic Tac Sem parar

Dois ponteiros ele tem

Um é comprido Outro é curto

Hora de estudar

Hora de brincar

Tic Tac Tic tac Hora de dormir  

 Conteúdo: Orientação Temporal, ponteiros de relógio  

Depois de ouvirem a música, converse com as crianças sobre o que o conteúdo da música. Do que ela está falando? Podemos fazer tudo a toda hora? Existe hora para ir à escola? E para dormir? Na medida em que as crianças forem respondendo, aproveite para complementar que estão construindo um relógio para a sala, para que eles possam brincar e aprender. Depois do debate, convide as crianças para construírem o mosaico do relógio da turminha. Confeccione com as crianças as partes internas do relógio com as partes recortadas do círculo branco de cartolina, faça o trabalho em duplas. Para esse trabalho, você professor pode utilizar colagem de lantejoulas ou cola colorida.

Explique que o resultado do trabalho comporá um mosaico lindo para o relógio da turminha. Em nossa aula as crianças decoraram as partes internas do relógio com cola colorida. Foi muito produtivo o trabalho em duplas, as crianças interagiram muito bem umas com as outras e o resultado foi bem legal. Depois que as “peças” do mosaico secarem, cole no relógio fazendo o fundo. Termine de montá-lo colocando os ponteiros e está pronto! É só deixar nas mãos das crianças que a brincadeira e o aprendizado ocorrerá de forma bem gostasa e divertida!

Veja como ficou o nosso relógio:

O relógio construído pela turma deve fazer parte dos brinquedos diários das crianças, a fim de contribuir com o sucesso dos objetivos da aula.

Recursos Complementares

Papéis, cola colorida, EVA, números de EVA ou plástico

Coleção: Aprendendo e Brincando com Música e Jogos. Autor: Chizuko Yogi. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2003.

Avaliação

Para avaliar, faça os seguintes questionamentos:   

  • As crianças já reconhecem os números e a ordem numérica até doze?
  • Compreenderam a função do relógio?
  • Melhoram sua organização na rotina diária da sala?
  • Construíram ou melhoraram suas noções de tempo?
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.