19/05/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
O professor deve introduzir os números pelo menos até 12.
Ex: Parlenda:
Domínio Público
Um dois feijão com arroz
Três quatro feijão no prato
Cinco seis, falar inglês
Sete oito, comer biscoitos
Nove dez, comer pastéis
Ex. Música:
Domínio público
Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez no pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou, mas não virou!
Primeiro Momento:
Todos os dias, em sala, costumamos descansar ouvindo histórias. Em um desses dias, as crianças escolheram um livro na estante e pediram que eu lesse para elas. O Livro é “Contando com o Relógio”. A partir daí, uma atividade prazerosa e interessante foi desenvolvida.
O livro é destinado à crianças de 7 anos acima, porém no momento da leitura, foi possível fazer algumas adaptações na linguagem das crianças. O texto do livro conta com versos com muito ritmo e ilustrações divertidas garantem o prazer da leitura.
Veja um pequeno resumo da história: Quando começou a aula, Gustavo reparou que um dos ponteiros do relógio da classe havia sumido! A professora aproveitou para ensinar seus alunos a ver as horas.
Ao final da leitura do livro há uma sugestão de construção de um relógio para a turma feito com papel e com ponteiros móveis que poderão fazer parte dos brinquedos das crianças diariamente. Convidamos as crianças para construir o relógio e elas concordaram.
Segundo Momento:
Preparamos os materiais com antecedência e montamos a base do relógio. Você vai precisar de: um papel cartão preto, duas cartolinas brancas, números de EVA ou de plástico de 1 a 12, uma rolha de garrafa, um pedaço de EVA preto para fazer os ponteiros, 1 percevejo ou preguinho pequeno para prender os ponteiros na rolha. Com o papel cartão preto faça um grande cículo e recorte. Com as cartolinas faça dois círculos menores que o preto para sobrepor deixando uma borda de mais ou menos 4 centímetros no círculo preto. Cole um dos círculos brancos sobre o círculo preto maior. Recorte em partes iguais o outro círculo na quantidade de partes desejadas. Em nossa aula cortamos em doze (12) partes iguais e as crianças trabalharam em duplas na decoração de cada parte. Veja um exemplo de como dividir o círculo:
Colamos os números na borda preta do círculo com cola quente.
Terceiro Momento:
Coloque a música “O Relógio” Fonte: CD nº 1 Coleção Aprendendo e Brincando com Jogos, Editora Fapi. Autor: Chizuko Yogi
As crianças ouvem a música, cantam e brincam.
Letra da Música:
O Relógio
Tic Tac Tic Tac Faz assim
Tic Tac Tic Tac Sem parar
Dois ponteiros ele tem
Um é comprido Outro é curto
Hora de estudar
Hora de brincar
Tic Tac Tic tac Hora de dormir
Conteúdo: Orientação Temporal, ponteiros de relógio
Depois de ouvirem a música, converse com as crianças sobre o que o conteúdo da música. Do que ela está falando? Podemos fazer tudo a toda hora? Existe hora para ir à escola? E para dormir? Na medida em que as crianças forem respondendo, aproveite para complementar que estão construindo um relógio para a sala, para que eles possam brincar e aprender. Depois do debate, convide as crianças para construírem o mosaico do relógio da turminha. Confeccione com as crianças as partes internas do relógio com as partes recortadas do círculo branco de cartolina, faça o trabalho em duplas. Para esse trabalho, você professor pode utilizar colagem de lantejoulas ou cola colorida.
Explique que o resultado do trabalho comporá um mosaico lindo para o relógio da turminha. Em nossa aula as crianças decoraram as partes internas do relógio com cola colorida. Foi muito produtivo o trabalho em duplas, as crianças interagiram muito bem umas com as outras e o resultado foi bem legal. Depois que as “peças” do mosaico secarem, cole no relógio fazendo o fundo. Termine de montá-lo colocando os ponteiros e está pronto! É só deixar nas mãos das crianças que a brincadeira e o aprendizado ocorrerá de forma bem gostasa e divertida!
Veja como ficou o nosso relógio:
O relógio construído pela turma deve fazer parte dos brinquedos diários das crianças, a fim de contribuir com o sucesso dos objetivos da aula.
Papéis, cola colorida, EVA, números de EVA ou plástico
Coleção: Aprendendo e Brincando com Música e Jogos. Autor: Chizuko Yogi. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2003.
Para avaliar, faça os seguintes questionamentos:
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/11/2010
Quatro estrelasAchei muio legal seu rel´ogio e a forma de ensinar.