22/04/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula pedindo para os alunos formarem grupos de cinco (5) integrantes e, em seguida, distribuir para cada grupo uma lupa (Fig. 1) e algumas lentes de óculos. Distribua lentes de graus variados e de formatos esféricas ou asféricas (utilizadas para correção de miopia e hipermetropia) e cilíndricas (utilizadas para correção de astigmatismo), pois para cada tipo de lente será visualizado uma variação dos resultados.
Figura 1 – Lupa. (Lente convergente)
Imagem disponível em: http://www.portalcosmetico.info/lupa.jpg. Acesso em: 30 mar. 2009
Peça para os alunos colocarem as lentes variando o grau de aproximação entre elas e o texto escolhidos por elas (livro, artigo, revista, jornal etc.) e observarem o que acontece. Feito isto, peça para os alunos efetuarem o mesmo processo com a lupa sobre as mesmas palavras do texto escolhido anteriormente e observarem o resultado (Fig. 2).
Figura 2 – Lupa sobre uma palavra
Imagem disponível em: http://blog.ypsilon2.com/fp-content/images/lupa.jpg. Acesso em: 30 mar. 2009
É importante que o professor discuta com os alunos os resultados destes experimentos, favorecendo que os alunos compreendam a importância deste efeito (das lentes) na vida humana, como, por exemplo aquelas, na vida de pessoas que têm dificuldades em enxergar.
O professor deverá ressaltar que nestas aulas os alunos aprenderão como construir uma lupa bem como entender mais sobre lentes de aumento.
Atividade 1
Após a motivação, estando os alunos organizados em grupos, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de uma experiência) postado abaixo.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14312/lente_dagua.pdf
Esta experiência tem como objetivo demonstrar aos alunos os efeitos de uma lente (como ela funciona e onde podemos usá-la) e como podemos construir uma lente de aumento.
A experiência (Fig. 3) que será trabalhada nestas aulas é composta por uma argola de arame que será mergulhada na água. A tensão superficial da água - propriedade que as moléculas de água têm de se manterem unidas - faz com que a gota fique presa de forma abaulada (convexa) na argola de arame, formando uma lente biconvexa (duas faces convexas) e, portanto, convergente (lente de centro espesso e bordas finas). Quando os alunos aproximarem a lente de algo e observarem por ela o objeto de estudo (palavras), observarão que ela aumenta a imagem, ou seja, que funcionará como uma lente de aumento.
Figura 3 – Imagem do experimento postado na aula.
Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais
Materiais | Comentários |
Arame de cobre | Pode ser substituído por arame de aço fino. |
Água | |
Lápis | Só será utilizado para enrolar o arame dando forma a argola, portanto, pode ser substituído por qualquer outro objeto de forma cilíndrica. Objetos de diâmetro maior, foram testados, mas não deram resultados satisfatórios. |
Destacamos que essa experiência é importante no ensino de Física, especificamente em Ótica, pois o objetivo desta é construir uma lente de aumento usando-se material simples.
Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 4 – Arame sendo enrolado num lápis.
Figura 5 – Argola formada pelo arame.
Ressaltamos que, nesta experiência, os alunos poderão aprender de forma prática e interativa que os efeitos das lentes de aumento não são propriedades exclusivamente do vidro e sim da natureza, pois os efeitos da lente podem ser obtidos utilizando-se a água ao invés do vidro.
Pergunte aos alunos o porquê desta lente criada a partir da água não ser tão potente quanto a de vidro. Ajude-os a compreender que a de vidro é mais eficiente por ser mais grossa e polida (ser mais lisa, sem imperfeições em sua superfície), assim ganhando uma eficiência maior, já que a de água não é possível ser polida.
Com essa experiência os alunos poderão compreender como uma lente (ou de vidro ou de água) funciona, a importância dela para a humanidade - com ela enxergamos melhor e, além disso, a utilizamos em diversos equipamentos (telescópios, microscópios, lupas, óculos etc.).
Sugestões:
Figura 6 – Lentes fotográficas.
Imagem disponível em: http://npossibilidades.files.wordpress.com/2008/07/lentes.png?w=350&h=232. Acesso em: 09 abr. 2009
Após discutir com os alunos sobre essas lentes, ajude-os a concluir que a lente que eles construíram com a água proporciona o mesmo efeito que as lentes destes equipamentos discutidos.
Figura 7 – Observatório do Pico dos Dias, Brasópolis, MG.
Imagem disponível em: http://www.overmundo.com.br/_guia/img/1165003755_observatorio.jpg. Acesso em: 30 mar. 2009
Com essa excursão os alunos poderão aprender sobre o funcionamento de um telescópio (Fig. 8) (que é observar os corpos celestes, como os planetas, luas entre outros), entender nosso Sistema Solar e visualizar alguns planetas ou a Lua.
Figura 8 – Telescópio.
Imagem disponível em: http://www.egift1.com/Telescopio2-F4.jpg. Acesso em: 30 mar. 2009
CURIOSIDADE:
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “É possível queimar papel com uma lente divergente (Fig. 9) - lente de centro fino e bordas espessas? Por quê?”.
Figura 9 – Representação de uma lente divergente.
Imagem disponível em: http://www.educaplus.org/luz/recursos/focvirtu.gif. Acesso em: 30 mar. 2009
É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, não é possível queimar a folha, pois o que possibilita a queima do papel é a concentração da radiação solar em uma pequena região; daí a necessidade de se utilizarem lentes convergentes. Em vez de concentrar, as lentes divergentes dispersam a radiação e reduzem o aquecimento do papel (1).
Referências Bibliográficas
(1) – Gaspar, Alberto. Física 1º Edição. p. 298, 2008.
Nome | Tipo |
---|---|
Lente dagua | Experimento prático |
Três estrelas 3 classificações
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16/09/2010
Cinco estrelasMuito interessante
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei o conteúdo e as experiências.
24/03/2010
Duas estrelasregular