04/05/2010
Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Para a realização dessa aula é importante:
1ª ATIVIDADE: Conversando sobre mapas
A partir da utilização de mapas comuns, o professor iniciará a aula apresentando diferentes tipos de mapas para que as crianças percebam que esse material representa um espaço, e questionar:
Após essa discussão inicial, em roda, o professor irá propor a brincadeira de caça ao tesouro e junto com as crianças construirá as regras/combinados para a realização desse jogo. É importante que essas regras sejam escritas/construidas junto com as crianças e que fique exposta para a visualização de todos.
1° Momento: Construindo símbolos
O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre os conhecimentos adquiridos em relação ao modo de organização de um castelo medieval (estrutura física, habitantes, vestuário, alimentação, etc.). Em seguida, construirá junto com as crianças símbolos que representem os ambientes, habitantes e utensílios. Nesse momento o professor dividirá as crianças em grupos e cada uma escolhe o símbolo que irá representar através do desenho de forma cooperativa. Os grupos podem ser divididos para desenhar:
Após a confecção dos símbolos cada criança apresenta, na roda, para o grande grupo o que cada um ficou responsável por desenhar.
2° Momento: Elaborando pistas
Com os símbolos já confeccionados, o professor assume o papel de escriba e elabora junto com as crianças as pistas/dicas que representam cada símbolo.Como por exemplo:
2ª ATIVIDADE: Brincando de caça ao tesouro
1° Momento: Leitura das pistas...em busca do castelo
Após a confecção dos símbolos e das pistas/dicas, o professor dividirá as crianças em dois grandes grupos. Cada grupo fica responsável em construir uma sequência de ambientes a serem percorridos pelo grupo "adversário" de modo que dificultem a descoberta destes, do local onde está escondido o tesouro. Os ambientes utilizados para esconder as pistas/dicas será o próprio espaço da escola. É importante o papel do professor como mediador na elaboração da sequência de locais a serem descobertos e, caso as crianças ainda não tenham se apropriado da leitura, ajudar na leitura das pistas quando o grupo encontrar o local.
Nessa atividade o professor poderá propor que as crianças construam uma história à medida que vão colocando a sequência de locais a serem percorridos. Por exemplo: para simular o caminho até chegar a ponte levadiça, o professor poderá propor que as crianças caminhem se equilibrando por uma corda que será fixada no chão.
2° Momento: Brincando de caça ao tesouro
Cada grupo coloca as pistas dentro de vários envelopes e escondem nos lugares escolhidos, sem que o grupo "adversário" possa ver. Em seguida, o primeiro grupo entrega a primeira pista para que o segundo grupo possa então iniciar a caça ao tesouro.
3° Momento: Confeccionando um mapa
Após a realização da atividade, as crianças irão registrar os caminhos percorridos através do desenho, utilizando os símbolos nos locais onde foram encontradas as pistas/dicas e retas nos caminhos percorridos.
Com esta aula é possível avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!