Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A IMPORTÂNCIA DOS MAPAS PARA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Familiarizar-se com os mapas;
  • perceber como se faz a leitura de um mapa;
  • seguir instruções e explorar o espaço.
Duração das atividades
A atividade será dividida em diferentes momentos de 15 a 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é importante:

  • que a criança já tenha obtido informações relacionadas aos castelos;
  • noções de lateralidade e orientação;
  • organização do esquema corporal (direita/esquerda; em cima/embaixo)
Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: Conversando sobre mapas

A partir da utilização de  mapas comuns, o professor iniciará a aula apresentando diferentes tipos de mapas para que as crianças percebam que esse material representa um espaço, e questionar:

  • Vocês conhecem esse material?
  • Qual a utilização dele?
  • O que representam os símbolos?

Após essa discussão inicial, em roda, o professor irá propor a brincadeira de caça ao tesouro e junto com as crianças construirá as regras/combinados para a realização desse jogo. É importante que essas regras sejam escritas/construidas junto com as crianças e que fique exposta para a visualização de todos.

1° Momento: Construindo símbolos

O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre os conhecimentos adquiridos em relação ao modo de organização de um castelo medieval (estrutura física, habitantes, vestuário, alimentação, etc.). Em seguida, construirá junto com as crianças símbolos que representem os ambientes, habitantes e utensílios. Nesse momento o professor dividirá as crianças em grupos e cada uma escolhe o símbolo que irá representar através do desenho de forma cooperativa. Os grupos podem ser divididos para desenhar:

  • torres;
  • muralhas e améias;
  • pão;
  • senhor feudal;
  • soldados;
  • fosso;
  • ponte levadiça.

Após a confecção dos símbolos cada criança apresenta, na roda, para o grande grupo o que cada um ficou responsável por desenhar.

2° Momento: Elaborando pistas

Com os símbolos já confeccionados, o professor assume o papel de escriba e elabora junto com as crianças as pistas/dicas que representam cada símbolo.Como por exemplo:

  • Sou feita de grandes blocos de pedra, formando uma grossa parede.(MURALHA)
  • Dificulto muito a entrada ou saída do castelo. Os guardas só me levantavam quando não havia perigo por perto. (PONTE LEVADIÇA)
  • Fico ao redor do castelo e sou preenchido com água. Sou uma estratégia  importante para dificultar a penetração dos inimigos durante uma batalha. (FOSSO)
  • Principal alimento dos castelos medievais. (PÃO)
  • Grandes habitações sólidas e bem protegidas onde moravam o senhor feudal e sua família. (CASTELO)

2ª ATIVIDADE: Brincando de caça ao tesouro 

1° Momento: Leitura das pistas...em busca do castelo

Após a confecção dos símbolos e das pistas/dicas, o professor dividirá as crianças em dois grandes grupos. Cada grupo fica responsável em construir uma sequência de ambientes a serem percorridos pelo grupo "adversário" de modo que dificultem a descoberta destes, do local onde está escondido o tesouro. Os ambientes utilizados para esconder as pistas/dicas será o próprio espaço da escola. É importante o papel do professor como mediador na elaboração da sequência de locais a serem descobertos e, caso as crianças ainda não tenham se apropriado da leitura, ajudar na leitura das pistas quando o grupo encontrar o local.

Nessa atividade o professor poderá propor que as crianças construam uma história à medida que vão colocando a sequência de locais a serem percorridos. Por exemplo: para simular o caminho até chegar a ponte levadiça, o professor poderá propor que as crianças caminhem se equilibrando por uma corda que será fixada no chão.

2° Momento: Brincando de caça ao tesouro

Cada grupo coloca as pistas dentro de vários envelopes e escondem nos lugares escolhidos, sem que o grupo "adversário" possa ver. Em seguida, o primeiro grupo entrega a primeira pista para que o segundo grupo possa então iniciar a caça ao tesouro.

3° Momento: Confeccionando um mapa

Após a realização da atividade, as crianças irão registrar os caminhos percorridos através do desenho, utilizando os símbolos nos locais onde foram encontradas as pistas/dicas e retas nos caminhos percorridos.

Recursos Complementares
Avaliação

       Com esta aula é possível avaliar:

  • o nível de desenvolvimento de cada criança para orientar-se pela ação planejada, seguindo instruções e explorando o espaço;
  • observar como cada uma desenvolve as ações combinadas e reconstrói a sua experiência por intermédio do desenho;
  • se conseguiram desenvolver atitudes de cooperação no trabalho durante a construção do mapa;
  • se realizaram a leitura do mapa construido coletivamente.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.