Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dialogando sobre a violência

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir uma reflexão sobre a problemática da violência como uma conduta que não deve ser buscada nas relações entre as pessoas.
  • Comentar sua opinião relacionada ao vídeo.
  • Valorizar o respeito ao outro.
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

1º atividade:

Durante a aula o professor deve conversar com os alunos sobre o respeito e tolerância, mostrando para eles que  isso também se aprende na escola. Dessa forma, estará possibilitando vivências  em que as crianças  reconheçam outras formas de resolução de conflitos, baseado no diálogo e na negociação.

Para fazer uma reflexão sobre situações de violência no cotidiano, o professor propõe a escuta da música, depois inicia uma conversa sobre a letra da música. Perquntando:   qual o assunto prnicipal  tratado nos versos da canção? os versos da canção expressam o ponto de vista de quem no trânsito?  Como seria a música se fosse cantada do ponto de vista do pedestre?

Em seguida, o professor ler algumas informações sobre a violência na cidade que foram publicadas em jornais ou revistas. Após, a reflexão sobre o que foi lido, as crianças irão escrever e desenhar um trecho da música Rua de Passagem.

Segue a letra da música.

Rua da Passagem (Trânsito) 

Composição: Arnaldo Antunes / Lenine

Os curiosos atrapalham o trânsito

gentileza é fundamental

Não adianta esquentar a cabeça

não precisa avançar no sinal

Dando seta pra mudar de pista

ou pra entrar na transversal

Pisca alerta pra encostar na guia

pára brisa para o temporal

Já buzinou, espere, não insista,

desencoste o seu do meu metal

Devagar pra contemplar a vista

 menos peso do pé no pedal

 Não se deve atropelar um cachorro

nem qualquer outro animal

Todo mundo tem direito à vida

todo mundo tem direito igual

Motoqueiro caminhão pedestre

carro importado carro nacional

Mas tem que dirigir direito

 para não congestionar o local

Tanto faz você chegar primeiro

o primeiro foi seu ancestral

É melhor você chegar inteiro

com seu venoso e seu arterial

A cidade é tanto do mendigo

quanto do policial

todo mundo tem direito à vida

todo mundo tem direito igual

Travesti trabalhador turista

solitário família casal

Todo mundo tem direito à vida

todo mundo tem direito igual

Sem ter medo de andar na rua

porque a rua é o seu quintal

Todo mundo tem direito à vida

todo mundo tem direito igual

Boa noite, tudo bem, bom dia,

gentileza é fundamental

Pisca alerta pra encostar na guia

Com licença, obrigado, até logo, tiau.

2ª atividade:

O professor faz a leitura do livro  Lobos Contra Lobos. Segue a Sinopse da história:

Repartir pode ser uma boa alternativa, mas nem sempre é possível.

Por isso é bom que os envolvidos saibam negociar, para que ninguém se sinta ou saia prejudicado.   

Repartir pode ser uma boa alternativa, mas nem sempre é possível. Por isso é bom que os envolvidos saibam negociar, para que ninguém se sinta ou saia prejudicado.   

Fonte:Lobos Contra Lobos.Girardet, Sylvie; Rosado, Puig. Editora Scipione. Coleção Violência não.

Depois o professor mostra a capa do livro, e pede para as crianças comentarem o que observam na imagem.  Faz a leitura, logo depois as crianças irão fazer um desenho da história.

  3 ªAtividade :

 Realizar uma brincadeira simbólica em grupo “o dia em que fui um lobo”. Nessa atividade, o professor lança a brincadeira de lobos. As famílias de lobos disputam um lugar para morar na selva. Para solucionar essa problema, as crianças  pensam em estratégias sem usar a violência. Cada grupo apresenta a sua solução. Após a brincadeira solicitar que desenhem, colocando um título ao desenho.

4ª atividade

 Realizar conversa coletiva, anotando o que as crianças consideram ser a  violência. Neste momento, relacionando algumas atitudes comuns que acontecem entre as crianças,  tais como: Bater- Morder- Chutar-Dar pontapé- Beliscar- Puxar Cabelo. Questionar: Como vocês poderiam resolver essas situações no dia a dia na escola? Registrar as soluções apresentadas.  Depois o professor faz a leitura do livro Violência e não-violência de Brigitte Labbé e Michel Puech.

Após a leitura, promover um diálogo sobre os livros lidos 'Lobos Contra Lobos' e Violência e não-violência.

Solicitar que desenhem e escreva uma lista de 5 maneiras para resolver uma briga com o colega. Com essas informações organizar um panfleto e uma campanha na escola contra a violência.  Para tanto, definir com as crianças como será a campanha. Questionando: 

  • O que vamos escrever para que as pessoas saibam o que pensamos sobre a violência?  O tema da campanha vai falar sobre o quê?

Depois organizar os grupos e definir como será a produção do panfleto.O que cada grupo irá produzir no panfleto (desenhos/escrita). Depois cada crinça desenha conforme o que está escrito no panfleto.O título/lema da campanha.Combinar  quais as crianças que irão escrever e desenhar. Definir o dia e convidar as turmas para participarem dessa ação na escola.   

Recursos Complementares

Lobos Contra Lobos. Girardet, Sylvie; Rosado, Puig. Editora Scipione. Coleção Violência Não.

A minhoca e os passarinhos. Girardet, Sylvie; Rosado, Puig. Editora Scipione. Coleção Violência Não.

Violência e não-violência. Brigitte Labbé e Michel Puech e Coleção: Cara ou coroa? Filosofia para crianças. Editora: Scipione.

Sugestão de livros.

http://portalliteral.terra.com.br/lancamentos/violencia-e-nao-violencia-1  

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos durante as produções e conversas, atentando para a forma como as crianças refletem sobre o tema.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.