20/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não é necessário.
1º atividade:
Durante a aula o professor deve conversar com os alunos sobre o respeito e tolerância, mostrando para eles que isso também se aprende na escola. Dessa forma, estará possibilitando vivências em que as crianças reconheçam outras formas de resolução de conflitos, baseado no diálogo e na negociação.
Para fazer uma reflexão sobre situações de violência no cotidiano, o professor propõe a escuta da música, depois inicia uma conversa sobre a letra da música. Perquntando: qual o assunto prnicipal tratado nos versos da canção? os versos da canção expressam o ponto de vista de quem no trânsito? Como seria a música se fosse cantada do ponto de vista do pedestre?
Em seguida, o professor ler algumas informações sobre a violência na cidade que foram publicadas em jornais ou revistas. Após, a reflexão sobre o que foi lido, as crianças irão escrever e desenhar um trecho da música Rua de Passagem.
Segue a letra da música.
Rua da Passagem (Trânsito)
Composição: Arnaldo Antunes / Lenine
Os curiosos atrapalham o trânsito
gentileza é fundamental
Não adianta esquentar a cabeça
não precisa avançar no sinal
Dando seta pra mudar de pista
ou pra entrar na transversal
Pisca alerta pra encostar na guia
pára brisa para o temporal
Já buzinou, espere, não insista,
desencoste o seu do meu metal
Devagar pra contemplar a vista
menos peso do pé no pedal
Não se deve atropelar um cachorro
nem qualquer outro animal
Todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
Motoqueiro caminhão pedestre
carro importado carro nacional
Mas tem que dirigir direito
para não congestionar o local
Tanto faz você chegar primeiro
o primeiro foi seu ancestral
É melhor você chegar inteiro
com seu venoso e seu arterial
A cidade é tanto do mendigo
quanto do policial
todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
Travesti trabalhador turista
solitário família casal
Todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
Sem ter medo de andar na rua
porque a rua é o seu quintal
Todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
Boa noite, tudo bem, bom dia,
gentileza é fundamental
Pisca alerta pra encostar na guia
Com licença, obrigado, até logo, tiau.
2ª atividade:
O professor faz a leitura do livro Lobos Contra Lobos. Segue a Sinopse da história:
Fonte:Lobos Contra Lobos.Girardet, Sylvie; Rosado, Puig. Editora Scipione. Coleção Violência não.
Depois o professor mostra a capa do livro, e pede para as crianças comentarem o que observam na imagem. Faz a leitura, logo depois as crianças irão fazer um desenho da história.
3 ªAtividade :
Realizar uma brincadeira simbólica em grupo “o dia em que fui um lobo”. Nessa atividade, o professor lança a brincadeira de lobos. As famílias de lobos disputam um lugar para morar na selva. Para solucionar essa problema, as crianças pensam em estratégias sem usar a violência. Cada grupo apresenta a sua solução. Após a brincadeira solicitar que desenhem, colocando um título ao desenho.
4ª atividade
Realizar conversa coletiva, anotando o que as crianças consideram ser a violência. Neste momento, relacionando algumas atitudes comuns que acontecem entre as crianças, tais como: Bater- Morder- Chutar-Dar pontapé- Beliscar- Puxar Cabelo. Questionar: Como vocês poderiam resolver essas situações no dia a dia na escola? Registrar as soluções apresentadas. Depois o professor faz a leitura do livro Violência e não-violência de Brigitte Labbé e Michel Puech.
Após a leitura, promover um diálogo sobre os livros lidos 'Lobos Contra Lobos' e Violência e não-violência.
Solicitar que desenhem e escreva uma lista de 5 maneiras para resolver uma briga com o colega. Com essas informações organizar um panfleto e uma campanha na escola contra a violência. Para tanto, definir com as crianças como será a campanha. Questionando:
Depois organizar os grupos e definir como será a produção do panfleto.O que cada grupo irá produzir no panfleto (desenhos/escrita). Depois cada crinça desenha conforme o que está escrito no panfleto.O título/lema da campanha.Combinar quais as crianças que irão escrever e desenhar. Definir o dia e convidar as turmas para participarem dessa ação na escola.
Lobos Contra Lobos. Girardet, Sylvie; Rosado, Puig. Editora Scipione. Coleção Violência Não.
A minhoca e os passarinhos. Girardet, Sylvie; Rosado, Puig. Editora Scipione. Coleção Violência Não.
Violência e não-violência. Brigitte Labbé e Michel Puech e Coleção: Cara ou coroa? Filosofia para crianças. Editora: Scipione.
Sugestão de livros.
http://portalliteral.terra.com.br/lancamentos/violencia-e-nao-violencia-1
Observar a participação e envolvimento dos alunos durante as produções e conversas, atentando para a forma como as crianças refletem sobre o tema.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/10/2011
Cinco estrelasÓtima sugestão de aula professor. É difícil encontrar material para trabalhar um tema como a violência, usando a linguagem adequada a essa série.