17/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender a modalidade esportiva das lutas combinadas e suas aplicações em filmes e encenações.
Experimentar a construção de uma seqüência de movimentos coreográficos de lutas.
Não são necessários.
Duração: aproximadamente 20 min
Em uma sala com recursos audiovisuais o professor deverá iniciar com seus alunos uma discussão sobre as lutas no esporte. Ele deverá perguntar para a turma o que eles acham de lutas combinadas em disputas e campeonatos. Se isso é legal ou contra as regras. A partir dessa discussão, o professor irá passar para seus alunos os seguintes vídeos de lutas combinadas em campeonatos oficiais. Cada vídeo contempla uma modalidade diferente de luta: Kung Fu, Tae Kwon do e Karate.
Kung Fu: http://www.youtube.com/watch?v=tosWbKlSkMw&feature=PlayList&p=07AF874B0A3ABAB9&playnext_from=PL&playnext=1&index=40 acesso em abril de 2010
Tae kwon do http://www.youtube.com/watch?v=nfwCaC4sxWQ acesso em abril de 2010
Karate http://www.youtube.com/watch?v=IdNIRGiiBns acesso em abril de 2010
Duração: Aproximadamente: 15 min
O professor então deverá perguntar, se os alunos conseguem imaginar outro ambiente, que não nos campeonatos, em que a luta combinada é amplamente utilizada. Para incentivar seus alunos ele poderá dizer que eles possivelmente já viram alguma coreografia de luta, e não perceberam que estavam vendo algo que ensaiado. O professor então devera passar para seus alunos os seguintes filmes de ensaios de lutas combinadas, um para cinema e outro para teatro:
Cinema: http://www.youtube.com/watch?v=AmUIhuoj5Zo acesso em abril de 2010
Teatro: http://www.youtube.com/watch?v=8u9q9yacGVg acesso em abril de 2010
Duração: aproximadamente – 30 min
Em um espaço ampla e preferencialmente com colchões ou tatames no chão o professor deverá pedir que seus alunos se dividam em grupos de no mínimo 2 componentes e que criem, em câmera lenta, uma coreografia de luta. È importante que o professor aponte para seus alunos alguns elementos que podem ser utilizados para enriquecer as coreografias:
Ataques: podem ser realizados com diferentes partes do corpo como mãos, pés, cabeça e etc. Além disso podem ser realizados em diferentes alturas desde movimentos no solo até combinados com saltos.
Esquivas: São movimentos em que se desvia do ataque de seu oponente, podem ser realizados de diferentes formas de acordo com o ataque recebido. Geralmente, o atacante não chega nem a encostar em seu oponente quando este realiza uma esquiva bem sucedida.
Defesas: São movimentos em que o ataque do oponente é bloqueado, ou seja, eu interrompo o ataque com minhas mãos, pernas ou outra parte menos sensível.
Deslocamentos: São as formas de movimentação pelo espaço, que podem ser desenvolvidas com diferentes velocidades e também em diferentes alturas.
O professor deve sempre ressaltar que em uma seqüência coreográfica, o contato físico é relativamente pouco e eu nunca machuco meu colega de cena. Quando as cenas estiverem bem decoradas em câmera lenta, o professor deverá pedir que cada grupo vá aumentando gradativamente a velocidade de suas movimentações.
Duração: aproximadamente – 25 min
Em roda, o professor deverá pedir que cada grupo apresente sua coreografia no centro. O professor poderá filmar as apresentações, depois editá-las colocando um fundo musical e depois apresentar o resultado para seus alunos, construindo um ótimo registro da aula. Abaixo um vídeo de exemplo onde uma aula similar foi registrada e editada.:
http://www.youtube.com/watch?v=smi8w_AdZog acesso em abril de 2010.
.
Duração: Aproximadamente 10 min.
O Professor, em roda, deverá perguntar para seus alunos como foi a experiência das lutas combinadas, se eles acham que a atividade realizada esteve mais próxima dos esportes ou dos cinemas? E o que precisaria mudar nas lutas criadas para que elas se adequassem ao outro estilo. Dessa forma o professor estará avaliando tanto a impressão de seus alunos da aula quanto a compreensão deles a respeito das diferenças e possibilidades das lutas combinadas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/05/2011
Cinco estrelasgostei muito e gostaria de ter mais explicaçoes sobre o assunto..excelente.
19/10/2010
Quatro estrelasA atividade é execelente para trabalhar o conteúdo de lutas, trabalhei este conteudo com meus alunos da 4ªserie do ensino funfamental e o resultado foi excelente...os alunos mostaram um fedback muito positivo.