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Entendendo as cores

 

19/04/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Formação das cores.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- aula interativa;
- aula conceitual;
- uso do laboratório de informática.


MOTIVAÇÃO:

Neste momento o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, e perguntar se eles sabem como os monitores (Fig. 1) dos computadores conseguem formar imagens coloridas? Pergunte ainda se os alunos já ouviram a sigla RGB (Red, Green e Blue)?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/monitor_samsung_932b.jpg

Figura 1 – Monitor de um computador.
Imagem disponível em: http://www.info24h.com.br/sources/monitor_samsung_932b.jpg. Acesso em: 02 abr. 2009

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que estes fatos ficarão mais claros durante o desenvolvimento das atividades destas aulas.

 

ATIVIDADE 1:

Feitas as discussões, peça para os alunos se sentarem em duplas ou trios nos computadores e, em seguida, entregue o recurso (Fig. 2) - que se trata de um Objeto de Aprendizagem (OA) postado a seguir.
Observamos que OA são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na Internet. Conforme Beck (2002,apud David A. Wiley).

Recurso:

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11760/color-vision.jar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/luz9.JPG

Figura 2 – Imagem do Recurso.

Os alunos poderão interagir com um recurso que mostra a mistura de luzes (azul, verde e vermelho) e o resultado destas como interpretado pelo cérebro. Além disso, eles poderão ver e aprender o que ocorre quando a luz branca ou uma luz monocromática passa por um filtro de cores.

Observamos que, mesmo estando em grupos (duplas ou trios), é importante que todos os alunos tenham a oportunidade de manusear o recurso e que tenham um tempo razoável para explorá-lo.

Com relação ao citado recurso, inicialmente os alunos visualizarão a seguinte animação (Fig. 3):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/luz.JPG

Figura 3 – Imagem inicial do recurso “Cor e Visão”

Nesta primeira animação os alunos poderão escolher uma das três luzes disponíveis (vermelha, verde e azul). Dependendo da quantidade de emissão das cores que os alunos escolherem, o personagem na animação visualizará uma cor (Fig. 4). Eeste fenômeno acontece pela mistura dos fótons (partícula elementar da luz), pois as cores primárias (vermelha, verde e azul) são as bases para a formação das demais cores.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/luz2.JPG

Figura 4 – Cor sendo formada pela emissão das demais cores.

Pergunte aos alunos quais cores são necessárias para formar a cor preta. Ajude-os a concluir que a cor preta é a ausência de cores, então a única cor que não é feita a partir da mistura das cores primarias é a preta.

Permita que os alunos explorem essa parte da animação e peça para eles escolherem cores cujas misturas formem as cores:

  1. Amarelo;
  2. Roxo;
  3. Laranja;
  4. Branca;
  5. Rosa.

Definidas as misturas da cores primárias para a obtenção das cores pedidas, explique aos alunos que este fenômeno é usado em monitores e televisores. Ele é um modelo padrão no mundo tecnológico, principalmente pelo princípio que nossos olhos têm apenas três tipos de receptores. Tais receptores respondem a larguras de ondas específicas das cores vermelha, verde e azul (1).

Dando prosseguimento às atividades, em seguida será explorada a segunda parte do recurso, na qual será utilizada um filtro de cores.

 

ATIVIDADE 2:

Nesta atividade será trabalhada a segunda parte do recurso - o uso de um filtro de cores, que é um equipamento para selecionar um tipo específico de cor desejada.
Na parte superior do recurso será visualizada as opções, ou menu (Fig. 5).

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/luz3.JPG

Figura 5 – Menu do recurso.

Peça para os alunos selecionarem a opção “Lâmpada única” (Fig. 5). Feito isto será explorado a segunda parte do recurso (Fig. 6)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/luz4.JPG

Figura 6 – Imagem da segunda atividade do recurso.

Ressaltamos que nesta parte do recurso os alunos poderão escolher o tipo de luz que sairá da lanterna: branca (mistura das cores) ou monocromática (uma única cor). Os alunos também poderão escolher a forma que será representada a emissão da luz: por fótons ou sólido (emissão direta).
Para fazer essas escolhas os alunos deverão utilizar o menu que se encontra no lado direito do recurso (Fig. 7).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/luz5.JPG

Figura 7 – Menu das opções.

Abaixo será apresentado alguns exemplos que poderão ser criados no recurso e utilizados como norteadores para o desenvolvimento desta atividade. Assim, peça para os alunos acompanharem você (professor) no desenvolvimento dos exemplos a seguir.

 

Exemplo 1: Emissão por fótons da cor branca e filtro amarelo (Fig. 8).
Peça para os alunos escolherem no menu ao lado o tipo de lâmpada branca e o feixe por fótons. Já para o filtro escolham a cor amarela.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/luz6.JPG

Figura 8 – Imagem do exemplo 1.

Neste exemplo poderá ser visto que da lanterna sai todas as cores misturadas, mas quando elas chegam ao filtro somente os fótons de cor amarela o atravessam e assim o personagem visualiza a cor amarela. Isto acontece pelo fato do filtro estar programado para permitir somente a passagem de fótons amarelos.

Pergunte aos alunos: se fosse um filtro verde, que cor o personagem visualizaria? Ajude-os a concluir que será a cor verde.

 

Exemplo 2: Emissão por fótons da cor monocromática (azul) e filtro verde (Fig. 9).
Peça para os alunos escolherem no menu ao lado o tipo de lâmpada monocromática da cor azul e o feixe por fótons. Já para o filtro escolham a cor verde.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/luz7.JPG

Figura 9 – Imagem do exemplo 2.

Neste exemplo poderá ser visto que da lanterna sai somente a cor azul, quando esta cor chega ao filtro de cor verde ela é barrada, não passam fótons e assim o personagem visualiza a cor preta, ou seja, a ausência de cor. Isto acontece pelo fato do filtro estar programado para permitir somente a passagem de fótons verde, mas como somente fótons da cor azul são lançados no filtro nenhum fóton passa.

Pergunte aos alunos: se fosse um filtro azul, que cor o personagem visualizaria? Ajude-os a concluir que seria a cor azul mesmo, pois somente os fótons da cor azul atravessam o filtro.

 

Exemplo 3: Emissão sólida da cor branca e filtro azul (Fig. 10).
Peça para os alunos escolherem no menu ao lado o tipo de lâmpada branca e o feixe em sólido. Já para o filtro escolham a cor azul.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/luz8.JPG

Figura 10 – Imagem do exemplo 3.

Neste exemplo poderá ser visto que da lanterna sai à cor branca (mistura das cores), mas quando ela chega ao filtro (azul) este somente deixa passar a cor azul, assim sendo o personagem visualiza a cor azul. Isto acontece pelo fato do filtro estar programado para permitir somente a passagem de fótons azul e como na luz branca temos todas as cores o personagem visualiza a cor azul.

Pergunte aos alunos: porque agora visualizamos uma cor branca saindo da lanterna, diferentemente da emissão por fótons? Ajude-os a concluir que a mistura das cores vermelha, verde e azul dá a cor branca.

É importante que o professor permita que os alunos explorem essa parte da animação e peça para que eles façam com que o personagem da figura veja as seguintes cores:

  1. Vermelha usando a luz branca;
  2. Preta emitindo uma luz monocromática;
  3. Roxa, sendo que a luz roxa vai sair da lanterna e atravessar o filtro também;
  4. Amarela emitida em forma de sólido usando a luz branca.

Neste momento, o professor deverá retomar a imagem formada nas telas dos computadores, televisores etc., favorecendo que os alunos concluam que nossos monitores ou televisores utilizam à mistura das cores vermelha, verde e azul para formar todas as cores possíveis na tela destes equipamentos. Além disso, sugerimos que o professor peça para os alunos pesquisarem rapidamente na internet o que é a sigla RGB (apontada no início destas aulas) e discuta com eles, concluindo que RGB é uma sigla mundialmente conhecida por Red, Green e Blue. Que são as cores primárias para a formação das cores nos monitores, televisores, etc.


CURIOSIDADE:

O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “É verdade que, num dia de sol (Fig. 11), uma pessoa com roupa escura sentirá mais calor do que uma pessoa com roupa clara?”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1934/imagens/sol2.jpg

Figura 11 – Imagem do Sol.
Imagem Disponível em: http://existologopenso.files.wordpress.com/2008/11/sol.jpg. Acesso em: 02 abr. 2009.

É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favoreça a formação da construção do saber de que, essa afirmação é correta. Explique aos alunos que as cores que vemos são as cores refletidas pelos objetos quando iluminados. Quando vemos em um objeto a cor amarela, por exemplo, o material de que ele é feito reflete essa cor e absorve as demais. Quando vemos um objeto branco, ele está refletindo todas as cores, e, quando vemos um objeto preto, ele está absorvendo todas as cores. Assim como a luz, o calor é constituído de radiação eletromagnética, com uma diferença: enquanto a luz é uma radiação localizada na região visível do espectro, o calor é uma radiação infravermelha que é visível para nós. Os corpos escuros absorvem a maior parte dessas radiações e é por isso que um objeto escuro (a roupa escura) tem a sua temperatura sensivelmente elevada (2).

 

 

Referências Bibliográficas
(1) – Wikipédia. Cores Primárias. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor_prim%C3%A1ria >. Acesso em: 15 abr. 2009

(2) – Scribd. Física do Dia-a-Dia. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia >. Acesso em: 02 abr. 2009

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cor e visão Animação/simulação
Recursos Complementares
Teoria e experimentos: http://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
Avaliação
Avalie a participação e envolvimento dos alunos nas discussões e exploração do recurso.
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