19/05/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Neste conjunto de aulas têm como objetivo promover o debate e a informação a respeito da posição de fragilidade da mulher, bem como colaborar para o reconhecimento da mulher como ser integrante da sociedade, conhecer um pouco mais da situação da mulher no cotidiano e as mudanças hormonais que ocorrem em seu corpo, melhorar o desenvolvimento do trabalho em grupo, desenvolver o senso crítico, discutir a respeito das questões de gênero e estimular a comunicação em público.
Não é necessário ter conhecimento prévio do assunto.
Estratégias utilizadas:
Atividade 1
Texto 1: O que ocorre quando há mudanças hormonais femininas
As mulheres como todo mundo sabe apresenta diversos sintomas físicos e até mesmo mentais que normalmente estão relacionados às alterações hormonais. Desde a primeira menstruação que normalmente acontece quando as meninas estão entrando na adolescência, as mulheres estão propensas a sofrerem alterações em seus ciclos menstruais todos os meses. Com o decorrer dos anos reprodutivos os hormônios femininos podem apresentar várias mudanças, mas as mudanças mais importantes que acontecem ao longo da vida hormonal feminina é quando a mulher entra na gravidez e quando a mulher entra na menopausa, mas é claro que, algumas doenças como hiper e hipotireoidismo também podem alterar os hormônios femininos. Os hormônios possuem a função de promover alterações que são extremamente necessárias ao nosso metabolismo e também ao nosso ciclo reprodutivo. Quando acontece alguma alteração hormonal as mulheres apresentam vários sintomas, entre eles estão: Ciclos irregulares, onde os períodos menstruais se tornam irregulares com uma diminuição ou com um excesso de fluxo menstrual; Infertilidade também é considerada um sintoma de mudanças hormonais, pois as mudanças hormonais podem afetar a capacidade reprodutiva feminina. Se estiver com dificuldades para engravidar procure um médico imediatamente; Alterações no peso com aumento ou diminuição no peso; Alterações de humor com raiva, depressão, ansiedade e irritabilidade são vistas como alterações hormonais e geralmente aparecem no período pré-menstrual (TPM), problemas de tireóide, menopausa e gravidez; Alterações no cabelo com aumento de pêlos em determinadas regiões do corpo como dorso, abdômen, costas, rosto e perdas de cabelo causado pela tireóide; Mudanças na pele com pele seca e muita acne; Descarga mamilar com produção de leite fora da gravidez ou do período de amamentação com secreção de leite e sangue, pode ser sinal de câncer de mama; Alterações na libido com aumento ou diminuição na libido; Alterações de temperatura com aumento da sudorese e ondas de calor que dão sinal de menopausa.
Disponível em: http://www.dicasgratisbrasil.com/o-que-ocorre-quando-ha-mudancas-hormonais-femininas/ Acessado em: 15/04/2010.
Professor, para a realização das atividades 2 e 3 poderá convidar o professor de Português da sua escola, para desenvolver com maior sucesso a proposta deste trabalho. Na atividade 2, o professor de português deverá ensinar os alunos a elaborar uma narrativa, ele orientará os alunos na construção da narrativa, que deve conter quatro elementos básicos: personagem, tempo, ação e espaço. Já na atividade 3 o professor poderá trabalhar com os alunos, na elaboração da notícia, bem como sua expressão e a sua oralidade
Atividade 2
Texto 2: Mulher, sexo frágil?
Passamos décadas exercendo uma função resumida ao âmbito do lar, éramos gerenciadoras de nossas casas e da educação de nossos filhos, sempre supervisionadas por nossos maridos. Com a evolução da humanidade e graças a inúmeras percussoras desse processo de igualdade social, hoje podemos ver nosso horizonte social e profissional sem uma abrangência limitada. Podemos fazer qualquer coisa, exercer qualquer função na sociedade. Somos mães, esposas, profissionais de sucesso, políticas respeitadas, modelos, paraquedistas, surfistas, qualquer coisa que quisermos ser e acima de tudo podemos ser mulheres. Não ganhamos isso no berço, conquistamos com muita garra e competência e por incrível que pareça essa luta ainda é travada dia apos dia, pois apesar dessa inegável evolução ainda nos deparamos com algumas barreiras invisíveis (e as vezes nem tanto) gerenciadas pelo universo masculino. Barreiras que estamos sempre empenhadas em quebrar dando o melhor de nós nos vários papéis que desempenhamos. Podemos dizer que estamos o tempo todo ralando para mostrar isso ao mundo, aos homens e infelizmente até a algumas outras mulheres que insistem em adotar a postura de sexo frágil e sem competência para grandes papéis. Uma das coisas que torna mais injusta essa nossa luta contra essas barreiras é o fato delas serem baseadas nessa estúpida criação de estereótipos de fragilidade, fraqueza e incompetências atribuídas ao nosso sexo, isso é tão absurdamente indigno de relevância que chega a doer. Tais coisas são características da personalidade de um ser humano e não inerentes ao seu sexo, não existem “homens fracos como mulheres” e sim homens fracos, assim como também não existem “mulheres fortes como homens” e sim mulheres fortes! Quando as pessoas aprenderem a se olhar como seres humanos, sem essa irrelevante distinção de sexo, caracterizando-se pelo que elas são, o mundo será um lugar melhor! Um lugar aonde homens e mulheres caminharão lado a lado em direção ao progresso.
Publicado por Andrea Godoy em: Diva Opina - Disponível em: http://divadiz.com/2009/05/14/mulher-sexo-fragil/ Acessado em: 15/04/2010.
Após ler o texto, o professor deverá sugerir aos alunos que façam uma roda de discussão na sala de aula ou em outros espaços da escola, onde os alunos poderão complementar o texto lido com suas próprias vivências. No final da discussão, o professor irá propor aos alunos que escrevam uma narrativa envolvendo estórias de lutas e conquistas de uma mulher. Essa narrativa pode ser escrita em casa como tarefa e compartilhada em sala de aula com os colegas. Assim como diz o ditado "quem conta um conto, aumenta um ponto" a narrativa também permite esse jogo com as palavras, que tem como principal função prender o ouvinte a sua estória. Então as narrativas que os alunos irão contar deverá ter como objetivo principal, capturar a atenção de quem escuta e promover uma troca de experiência para toda a turma. Para ir mais além, o professor poderá propor uma exposição das narrativas, ou até mesmo se a escola tiver um jornal impresso ou on-line, que seja escolhido à narrativa que contemplará melhor a discussão proposta, ou até mesmo poderá ser proposta a organização de um livro com as narrativas escrita pelos alunos, o título do livro os alunos escolherão. Os trabalhos deverão ser entregue digitados e encaminhados para os professores organizadores do livro, seguindo a seguinte formatação: Papel A4 (21 cm x 29,7 cm) com margens inferior e superior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm, Fonte Times New Roman, tamanho 12 com espaçamento 1,5. O texto deverá ter uma extensão de no mínimo 1 e no máximo 2 laudas, os autores serão identificados no corpo do texto e a obra poderá ser apresentada para toda a escola.
Na realização destas atividades, os alunos poderão desenvolver uma maior apreciação nas produções escritas e discussões das questões de gêneros, como promover o senso crítico argumentativo.
Atividade 3 - Jornal Falado
É comum observar, em filmes, novelas, comerciais, revistas, livros e principalmente em livros didáticos (utilizado em sala de aula), a figura de uma mulher representando o lado carinhoso, romântico, carismático, submissa e frágil de um relacionamento. A figura da mulher passiva, singela e fragilizada, até hoje, em pleno século XXI, é veiculada nas mídias de todo o planeta. Porém, a realidade agora é outra, apesar de muitas mulheres ainda sofrerem preconceitos, discriminações e violências pelos homens, existem um grande grupo de mulheres que já se libertaram de tal abusão e hoje ocupam cargos de grande complexidade e responsabilidade no meio privado e público. Em nossa sociedade, é comum encontrarmos mulheres desempenhando cargos de presidências em empresas, associações, ongs, escolas, etc. Até mesmo na política, as quais eram impedidas de exercer o direito político. As mulheres estão conquistando cada vez mais seus espaços e exercendo o poder, muitas vezes delegado com exímia e competência. Além de todos esses cargos e funções exercidas, grande parte destas mulheres ainda acumula deveres em sua casa como: cuidar do lar, dos filhos e da família.
O professor promoverá de acordo com as questões relacionadas acima, uma reflexão com os alunos sobre os assuntos abordados no texto acima e propor a elaboração do Jornal Falado. Esta atividade é uma forma de organizar informações sobre um determinado assunto, trabalhar a expressão oral com pronúncia adequada e correta, aprimorar a leitura, a interpretação do assunto trabalhado, bem como estimular a comunicação, a interação do grupo e estabelecer relações no trabalho cooperativo.
Procedimentos:
Por meio desta atividade, cada aluno terá a oportunidade de participar da elaboração de uma notícia, poderá desenvolver o senso crítico para as notícias que são veiculadas na mídia, principalmente no que se refere às questões de gênero, sendo de suma importância conhecer e debater a respeito da realidade das mulheres e suas contribuições para o desenvolvimento da sociedade.
Observação1: Pedir para os alunos na escolha das notícias, privilegiarem aquelas que dão ênfase as lutas, barreiras e conquistas realizadas pelas mulheres.
Observação2: Se o professor achar pertinente, ele poderá programar uma visita nos bastidores da notícia de uma empresa de comunicação televisiva ou em um jornal de publicação escrita da cidade ou até mesmo da região.
Livro: Flor do deserto - Autor: Waris Dirie & Cathleen Miller - Editora: Hedra
Poema: O Poder de uma mulher frágil - Autor: Adalberto Furini
Música: Mulher - Composição Erasmo Carlos e Narinha
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios das atividades de observação e as narrativas escrita pelos/as alunos/as.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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15/02/2013
Quatro estrelasTrabalho bem bolado. Tema bem interessante e atual. Convive-se ainda com preconceitos em relação à fragilidade da mulher, duvidas sobre competencia.
07/03/2012
Cinco estrelasMuito bom texto. Boa aborgem. Parabéns.