Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS CARICATURAS DE HÉLIO DE LIMA

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø  Conhecer o artista Hélio de Lima e parte da sua produção poética a partir da apreciação/leitura/recepção de imagens de obra de sua autoria;

 Ø  Exercitar a prática do desenho com caricaturas, tendo como referência, parte da produção poética de Hélio de Lima.

Ø  Produzir plasticamente uma proposta artística a partir das caricaturas do artista Hélio de Lima.

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;

 ·         Noções Básicas de Desenho.  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Fale de caricaturas aos seus alunos. Sugestão:

Definição de Caricatura

http://takox.blog.ipcdigital.com/?p=107 

Aqui um exemplo de como é possível desenhar uma caricatura da mesma pessoa de maneiras totalmente diferentes. Um mais estilizado e exagerado e outro mais próximo do rosto real. O modelo no caso é o meu colega de caricatura, o norte-americano Jon Laing, do NCN, a Associação de Caricaturistas Americanos, do qual sou filiado também. Eu fiz esses dois desenhos dele para o fórum do NCN. A melhor definição para Caricatura que encontrei até hoje é essa: Caricatura, do italiano caricare = carregar, acentuar, sublinhar A caricatura é um retrato cômico de uma pessoa, salientando seus tracos peculiares e marcantes. A arte da caricatura consiste em retratar uma pessoa ou um objeto de forma bem-humorada, não necessariamente pejorativa. Trata-se de uma representação de pessoas de forma (muito ou pouco, dependendo do artista) exagerada, na tentativa de se obter efeitos cômicos. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de alguém. A caricatura é a interpretação artística particular de cada caricaturista, seu modo peculiar de enxergar uma pessoa ou objeto.   Publicado em 27/12/06  

http://takox.blog.ipcdigital.com/?p=107   

Ø  Proponha uma pesquisa de caricaturas em revistas e faça com os alunos um painel paralelo com as imagens encontradas.

Aula 2    

* Apresente ao grupo de alunos outras caricaturas e comente cada uma delas. Sugestão:

 

http://pink.dornbeast.com/wp-content/uploads/2008/08/montagens_caricaturas.jpg

 Ø  Apresente aos alunos imagens/fragmentos do vídeo PIPOCA do artista Hélio de Lima (O artista tem o hábito de desenhar caricaturas de pessoas que conhece, aquelas que vê nas ruas, nos locais por onde transita... sempre tendo um diário de bordo (caderno de artista) e lápis  para os seus registros;

 

Capa Vídeo PIPOCA - autoria Hélio de Lima

Fonte: Acervo Soraia Lelis

Ø  Procure sempre trabalhar com artistas contemporâneos, possibilitando trazê-los para o ambiente escolar a fim de dialogar com os alunos e falar/mostrar d/a sua produção poética;

"Projeto o artista na escola", registro da visita do artista Hélio de Lima à ESEBA/UFU, para diálogo com alunos.

 Fonte: Acervo Soraia Lelis

 Aula 3

 Ø  Mostre o Livro TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU,  Uberlândia-MG Maio/2009. (ou fragmentos deste) aos alunos;

  

Capa do livreto TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU,  Uberlândia-MG Maio/2009.  Fonte: Acervo Soraia Lelis

 

*Mostre outras  imagens de caricaturas de Hélio de Lima trazidas no livro citado e realize com o grupo de alunos a apreciação estética, revelando semelhanças, características expressivas, cores usadas, traço do desenho, fisionomia, estados de espírito (alegria, sonolência, seriedade...):

TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU,  Uberlândia-MG Maio/2009.  

 Fonte: Acervo Soraia Lelis

TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU,  Uberlândia-MG Maio/2009. 

  Fonte: Acervo Soraia Lelis

TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU,  Uberlândia-MG Maio/2009.   Fonte: Acervo Soraia Lelis

TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU,  Uberlândia-MG Maio/2009. 

  Fonte: Acervo Soraia Lelis

TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU,  Uberlândia-MG Maio/2009.  

 Fonte: Acervo Soraia Lelis

Ø  Trabalhe com os alunos, informações sobre o artista Hélio de Lima. Sugestão:

Sobre o  artista Hélio de Lima

Hélio Aparecido Lima Silva- é natural de Uberlândia. Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - SP. É professor de Arte nos diferentes níveis de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental no Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo e Ensino Superior como professor substituto no Departamento de Artes Visuais da UFU e professor no Curso de Moda/UNITRI. Especialista em Arte e Ensino de Arte/UFU e graduado em Ed. Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela UFU. Em sua pesquisa poética desenvolve trabalhos em desenho, objetos, vídeos, livros e livros de artista. O universo de imagens que povoam seus trabalhos vincula-se a questões gráficas, cromáticas e espaciais. Permitindo criar situações, cenas, gestos e ações lúdicas que dialogam com os elementos da linguagem da arte.  

Aula 4

 - Converse com os alunos sobre desenhos de caricaturas e realize alguns exercícios rápidos - croquis;

 - Fale sobre a técnica de desenhar caricaturas e dê algumas pistas. Sugestão: Visite com o grupo de alunos o site:

COMO DESENHAR CARICATURAS

 http://lazer.hsw.uol.com.br/como-desenhar-cartoons1.htm 

 Ø  Entregue aos alunos, papel canson, lápis de cor e canetão hidrográfico e solicite que criem diferentes caricaturas à luz das imagens de obras apreciadas do artista Hélio de Lima (podendo ser de pessoas conhecidas, colegas da turma, familiares...)  

 Ø  Socialize as produções poéticas dos alunos, expondo-as para que todos tenham acesso à apreciação;

Caricatura - Caneta hidrocor sobre papel canson / Aluno do 5º Ano - ESEBA/UFU, 2009  

Fonte e autoria: Acervo Soraia Lelis   

Estudo para caricaturas - Caneta hidrocor sobre papel canson / Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU, 2009

Fonte e autoria: Acervo Soraia Lelis  

Caricatura - Caneta hidrocor sobre papel canson / 5º Ano - ESEBA/UFU, 2009

 Fonte e autoria: Acervo Soraia Lelis   

Estudo para caricaturas - Caneta hidrocor sobre papel canson / Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU, 2009

Fonte e autoria: Acervo Soraia Lelis   

Recursos Complementares

LÁPIS – instrumento de escrita ou desenho, consistindo em um fino bastão de grafite ou substância similar envolto em madeira (ou, mais raramente, em metal ou plástico). O lápis de que se ouve falar pela primeira vez na década de 1560, veio preencher as funções anteriormente desempenhadas pela ponta metálica. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.294)    

Para saber mais sobre a nossa concepção de Avaliação em Arte, veja:

LELIS, Soraia Cristina Cardoso Lelis. Poéticas Visuais em construção: o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. Dissertação de Mestrado, Instituto de Artes da UNICAMP: Campinas-SP, 2004. Disponível também em www.nupea.fafcs.ufu.br                     

Avaliação

Propõe-se enquanto avaliação, o acompanhamento sistemático do  processo criativo do aluno e seus progressos em desenho, bem como observar o aprendizado no desenho de caricaturas a partir do referencial teórico-plástico - as imagens de obras do artista Hélio de Lima. Verificar  se os trabalhos apresentados pelas alunos atendem às características do desenho de caricatura. Culminar os estudos de caricaturas com a exposição dos desenhos produzidos, propondo o feedback e a auto-avaliação para complementação do processo avaliativo..

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • liliane, Professora do Estado Escola pública , Rio Grande do Sul - disse:
    lilianedocanto@gmail.com

    29/07/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa as explicações sobre caricaturas estou trabalhando com meus alunos sobre o assunto e irei levar para eles estes exemplos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.