21/06/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ø Conhecer o artista Hélio de Lima e parte da sua produção poética a partir da apreciação/leitura/recepção de imagens de obra de sua autoria;
Ø Exercitar a prática do desenho com caricaturas, tendo como referência, parte da produção poética de Hélio de Lima.
Ø Produzir plasticamente uma proposta artística a partir das caricaturas do artista Hélio de Lima.
· Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
· Noções Básicas de Desenho.
Aula 1
Ø Fale de caricaturas aos seus alunos. Sugestão:
Definição de Caricatura
http://takox.blog.ipcdigital.com/?p=107
Aqui um exemplo de como é possível desenhar uma caricatura da mesma pessoa de maneiras totalmente diferentes. Um mais estilizado e exagerado e outro mais próximo do rosto real. O modelo no caso é o meu colega de caricatura, o norte-americano Jon Laing, do NCN, a Associação de Caricaturistas Americanos, do qual sou filiado também. Eu fiz esses dois desenhos dele para o fórum do NCN. A melhor definição para Caricatura que encontrei até hoje é essa: Caricatura, do italiano caricare = carregar, acentuar, sublinhar A caricatura é um retrato cômico de uma pessoa, salientando seus tracos peculiares e marcantes. A arte da caricatura consiste em retratar uma pessoa ou um objeto de forma bem-humorada, não necessariamente pejorativa. Trata-se de uma representação de pessoas de forma (muito ou pouco, dependendo do artista) exagerada, na tentativa de se obter efeitos cômicos. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de alguém. A caricatura é a interpretação artística particular de cada caricaturista, seu modo peculiar de enxergar uma pessoa ou objeto. Publicado em 27/12/06
http://takox.blog.ipcdigital.com/?p=107
Ø Proponha uma pesquisa de caricaturas em revistas e faça com os alunos um painel paralelo com as imagens encontradas.
Aula 2
* Apresente ao grupo de alunos outras caricaturas e comente cada uma delas. Sugestão:
http://pink.dornbeast.com/wp-content/uploads/2008/08/montagens_caricaturas.jpg
Ø Apresente aos alunos imagens/fragmentos do vídeo PIPOCA do artista Hélio de Lima (O artista tem o hábito de desenhar caricaturas de pessoas que conhece, aquelas que vê nas ruas, nos locais por onde transita... sempre tendo um diário de bordo (caderno de artista) e lápis para os seus registros;
Capa Vídeo PIPOCA - autoria Hélio de Lima
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Ø Procure sempre trabalhar com artistas contemporâneos, possibilitando trazê-los para o ambiente escolar a fim de dialogar com os alunos e falar/mostrar d/a sua produção poética;
"Projeto o artista na escola", registro da visita do artista Hélio de Lima à ESEBA/UFU, para diálogo com alunos.
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Aula 3
Ø Mostre o Livro TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU, Uberlândia-MG Maio/2009. (ou fragmentos deste) aos alunos;
Capa do livreto TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU, Uberlândia-MG Maio/2009. Fonte: Acervo Soraia Lelis
*Mostre outras imagens de caricaturas de Hélio de Lima trazidas no livro citado e realize com o grupo de alunos a apreciação estética, revelando semelhanças, características expressivas, cores usadas, traço do desenho, fisionomia, estados de espírito (alegria, sonolência, seriedade...):
TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU, Uberlândia-MG Maio/2009.
TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU, Uberlândia-MG Maio/2009.
Fonte: Acervo Soraia Lelis
TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU, Uberlândia-MG Maio/2009. Fonte: Acervo Soraia Lelis
TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU, Uberlândia-MG Maio/2009.
Fonte: Acervo Soraia Lelis
TRINTA RETRATOS DE GENTE PARECIDA COM GENTE CONHECIDA, autoria Hélio de Lima, DICULT/PROEX/UFU, Uberlândia-MG Maio/2009.
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Ø Trabalhe com os alunos, informações sobre o artista Hélio de Lima. Sugestão:
Sobre o artista Hélio de Lima
Hélio Aparecido Lima Silva- é natural de Uberlândia. Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - SP. É professor de Arte nos diferentes níveis de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental no Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo e Ensino Superior como professor substituto no Departamento de Artes Visuais da UFU e professor no Curso de Moda/UNITRI. Especialista em Arte e Ensino de Arte/UFU e graduado em Ed. Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela UFU. Em sua pesquisa poética desenvolve trabalhos em desenho, objetos, vídeos, livros e livros de artista. O universo de imagens que povoam seus trabalhos vincula-se a questões gráficas, cromáticas e espaciais. Permitindo criar situações, cenas, gestos e ações lúdicas que dialogam com os elementos da linguagem da arte.
Aula 4
- Converse com os alunos sobre desenhos de caricaturas e realize alguns exercícios rápidos - croquis;
- Fale sobre a técnica de desenhar caricaturas e dê algumas pistas. Sugestão: Visite com o grupo de alunos o site:
COMO DESENHAR CARICATURAS
http://lazer.hsw.uol.com.br/como-desenhar-cartoons1.htm
Ø Entregue aos alunos, papel canson, lápis de cor e canetão hidrográfico e solicite que criem diferentes caricaturas à luz das imagens de obras apreciadas do artista Hélio de Lima (podendo ser de pessoas conhecidas, colegas da turma, familiares...)
Ø Socialize as produções poéticas dos alunos, expondo-as para que todos tenham acesso à apreciação;
Caricatura - Caneta hidrocor sobre papel canson / Aluno do 5º Ano - ESEBA/UFU, 2009
Fonte e autoria: Acervo Soraia Lelis
Estudo para caricaturas - Caneta hidrocor sobre papel canson / Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU, 2009
Fonte e autoria: Acervo Soraia Lelis
Caricatura - Caneta hidrocor sobre papel canson / 5º Ano - ESEBA/UFU, 2009
Fonte e autoria: Acervo Soraia Lelis
Estudo para caricaturas - Caneta hidrocor sobre papel canson / Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU, 2009
Fonte e autoria: Acervo Soraia Lelis
LÁPIS – instrumento de escrita ou desenho, consistindo em um fino bastão de grafite ou substância similar envolto em madeira (ou, mais raramente, em metal ou plástico). O lápis de que se ouve falar pela primeira vez na década de 1560, veio preencher as funções anteriormente desempenhadas pela ponta metálica. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.294)
Para saber mais sobre a nossa concepção de Avaliação em Arte, veja:
LELIS, Soraia Cristina Cardoso Lelis. Poéticas Visuais em construção: o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. Dissertação de Mestrado, Instituto de Artes da UNICAMP: Campinas-SP, 2004. Disponível também em www.nupea.fafcs.ufu.br
Propõe-se enquanto avaliação, o acompanhamento sistemático do processo criativo do aluno e seus progressos em desenho, bem como observar o aprendizado no desenho de caricaturas a partir do referencial teórico-plástico - as imagens de obras do artista Hélio de Lima. Verificar se os trabalhos apresentados pelas alunos atendem às características do desenho de caricatura. Culminar os estudos de caricaturas com a exposição dos desenhos produzidos, propondo o feedback e a auto-avaliação para complementação do processo avaliativo..
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/07/2010
Cinco estrelasMuito boa as explicações sobre caricaturas estou trabalhando com meus alunos sobre o assunto e irei levar para eles estes exemplos.