18/05/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Avaliar a ação que a penicilina tem no organismo humano, demonstrar como e quando foi descoberto este tipo de antibiótico.
- Química Orgânica Geral
- Química Inorgânica Geral
Momento 01 -
Professor neste momento inicial procure saber o que os alunos já sabem sobre o assunto, algumas questões já podem ser realizadas neste momento. Para alimentar a discussão você poderá ver no link abaixo toda a trajetória da descoberta da penicilina por Alexander Fleming.
Link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alexander-fleming/descoberta-da-penicilina.php
1) O que sabe sobre o uso da penicilina?
2) Quais as consequências do uso indevido?
3) Você já tomou algum tipo deste medicamento?
4) O seu efeito é imediato?
Esse momento pode ser registrado num quadro-negro, e serve também como subsídio para os encaminhamentos das aulas. Separa em pontos positivos e negativos caso haja, ao fazer uso deste medicamento.
Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:
Alguns fârmacos como a amoxicilina, ampicilina são derivados de métodos químicos industriais, que constituem as penicilinas semi-sintéticas?
Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:
A penicilina foi o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso, a sua descoberta ocorreu em 1928 quando Alexander Fleming, que ao sair de férias acabou esquecendo algumas placas com culturas de microorganismos em seu laboratório. Ao voltar notou que uma de suas culturas Staphylococcus teria sido contaminado através de um bolor, e em volta de suas colônias não havia mais bactérias. Sendo assim Fleming seu colega de pesquisa Dr. Pryce, descobriram um tipo de fundo do gênero Penicillium, e acabaram demonstrando que o fungo produzia uma certa substância responsável pelo seu efeito bactericida.
Foi mais tarde obtida na sua forma purificada por Howard Florey e Ernst Chain da Universidade de Oxford, muitos anos depois, em 1940. Os pesquisadores comprovaram as suas qualidades antibióticas em ratos infectados, assim como a sua não-toxicidade, e finalmente em 1941 os seus efeitos foram demonstrados em seres humanos. Uma das primeiras pessoas a passar pelo teste, foi um agente de polícia que sofria de uma doença chamado de septicemia com abcessos disseminados, que na época era considerado geralmente fatal.
A penicilina salvou milhares de vidas de soldados na segunda guerra mundial, durante muito tempo acreditava-se que essa descoberta poderia por fim em muitas doenças infecciosas de origem bacteriana como grande causa de mortalidade humana na época.
Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111060.shtml acessada 19/04/2010
Recurso do Portal
Após a leitura do texto sugerimos que sejam trabalhados os seguintes recursos no laboratório de informática:
A imagem mostra de forma tridimensional a molécula da penicilina.
A penicilina é demonstrado através da fórmula tridimensional da molécula, faça no quadro-negro junto com seus alunos, a fórmula molecular e estrutural do referido composto.
a) Estrutura geral da penicilina
Formula química: C16H18N2O4S
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/82/Penicillin-core.png/200px-Penicillin acessado 19/04/2010
b) Derivados
Fonte: http://www.dq.fct.unl.pt/qoa/qpn1/2002/penicilina/penici5.gif acessado 19/04/2010
Professor as imagens apresentadas acima, tem por objetivo de identificar a penicilina na sua fórmula estrutural, e seus derivados.
Momento 02 -
Alguns dos Sintomas da reação alérgica a penicilina
Todas as pessoas morrem de medo dos sintomas do choque anafilático ou das reações alérgicas que podem começar imediatamente após o contato com o agente que promova a reação ou nas 2 horas após a exposição à substância agressora.Os sintomas caraterísticos de reação alérgica são:mal-estar geral, palpitações, formigamento, coceira e vermelhidão na pele, pulsação nos ouvidos, tosse, espirro, urticária, inchaço local, na boca, na língua ou por todo o corpo; dificuldade de deglutição, dificuldade respiratória ou colapso cardiovascular mesmo sem sintomas respiratórios.
Primeiros socorros em caso de reações alérgicas a penicilina
Os primeiros socorros a se prestar à vitima de uma reação alérgica (choque anafilático) são extremamente importante, já que podem ocorrer sintomas como inchaço de tecidos na garganta por exemplo levando ao sufocamento total.Em uma sala de emergência é importante estar atento aos possíveis sintomas do choque anafilático para que as técnicas de salvamento sejam adequadamente aplicadas ao paciente.
Professor(a) preencha as lacunas vazias abaixo junto com seus alunos no quadro-negro, sobre os efeitos indesejados causados pelo uso da penicilina.
Professor(a) solicite aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 4 pessoas e elaborem uma apresentação sobre a aplicação da penicilina nas pessoas, em seguida utilizem o Software de Apresentação disponível no Google Docs para representar os resultados.
Para saber nais sobre o Google Docs acesse o tutorial que está disponível abaixo:
link: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm
Neste vídeo você poderá ver os cuidados que devemos ter ao aplicar a penicilina em um paciente. Logo após assistir o vídeo, faça uma lauda a respeito dos cuidados que devemos ter com os pacientes que fazem o uso deste tipo de medicamento pela primeira vez. As laudas produzidas pelos estudantes, deve ser divulgados no edital da escola.
Fonte: Youtube http://www.youtube.com/watch?v=QNmpfNvODuI acessado 19/04/2010
Professor sugerimos que você crie uma webquest contendo os conteúdos abaixo e indique à turma para que produzam a pesquisa:
Link para acesso ao criador de WebQuest: http://www.webquestbrasil.org/
Faça cartazes com seus alunos a respeito do uso da penicilina, pontuando suas principais características. E cole nas paredes do seu colégio, aonde haja o maior fluxo de alunos possíveis, para que todos possam ler as informações contida no mesmo. Uma vez por semana durante um mês, deixe um aluno durante o intervalo para que ele possa tirar dúvidas dos outros alunos do colégio.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999
LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004
Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.
Nome | Tipo |
---|---|
Penicilina | Imagem |
Tua Saúde
Fonte: http://www.tuasaude.com/penicilina-benzetacil/ acessado 19/04/2010
Prefeitura Municipal de São Paulo
Fonte: http://www.aids.gov.br/assistencia/mandst99/man_alergia.htm acessado 19/05/2010
Infoescola
Fonte: http://www.infoescola.com/farmacologia/penicilina/ acessado 19/05/2010
Diário da Saúde
Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=nanobiotecnologia-cria-penicilina-cerebro&id=4323 acessado 19/05/2010
Professor para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:
O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário. A avaliação também será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente às questões apresentadas.
Quatro estrelas 1 classificações
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20/03/2013
Quatro estrelasMuito bom ;