Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Entrelaçamento entre a Mitologia Grega e a Filosofia.

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceicao de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os principais filósofos da mitologia grega.

Duração das atividades
2 aulas com 40 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Mitologia Grega

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: Construção  de um painel com desenhos das aventuras vividas por Ulisses.

O professor ler o livro: Odisséia. Adrian Mitchell .Editora: Campainha das letrinhas. Pode ser também o livro de Ruth Rocha sobre o mesmo tema. Simultaneamente aos diálogos sobre a violência, o professor poderá  desenvolver o estudo sobre a mitologia grega através da leitura da Odisséia. Narrativa escrita por Homero sobre as aventuras e dificuldades vividas por Ulisses na volta da guerra de Tróia. A leitura deve ser feita durante vários dias. A cada aventura vivida pelo personagem se registra os deuses que aparecem na narrativa. Dessa forma, o professor vai apresentando os deuses gregos.

2ª atividade: Pintura e colagem dos deuses e heróis do Olimpo. Além dos textos escritos pelos alunos.

3ª atividade: Brincadeira simbólica

 Durante o processo de leitura e conversas as crianças tem a possibilidade de ir  se identificando com os personagens da narrativa da Odisséia.  Para organizar a brincadeira simbólica é necessário negociar com as crianças  os personagens e o nome do painel.  Podendo ser proposto que cada um possa na brincadeira ser o herói ou  deusas do Olimpo. combinar como seria a vestimenta dos personagens. Neste dia cada uma das crianças traz roupas de adultos de casa ou lençois. Antes de iniciar a brincadeira conversar  como a sala pode se transformar no cenário da brincadeira.   Delimitado os espaços  inicia- se  o jogo. As professoras são as narradoras da odisséia. É possível que durante o jogo  as crianças fiquem paradas sem conseguir personificar as ações e falas dos personagens.  Esta é uma atividade que pode ser complexa  para elas se colocar como se fosse outro (essa é uma das características da representação dramática). Neste sentido, sugerimos o jogo sócio- dramático aconteça de forma mais espontânea  em que as crianças  possam criar as  próprias regras, parecido como fazem enquanto brincam no faz de conta.  

4ª atividade: Texto coletivo

Ápos a brincadeira escrever um texto coletivo em que as crianças contem como foi brincar de Deuses e Heróis. Depois solicitar que cada um desenhe a brincadeira  e o personagem que encenou.

Recursos Complementares

Livros sobre a Odisséia.

Adrian Mitchell. Odisséia.Editora: Campainha das letrinhas -

 Ruth Rocha conta a odisseía. Companhia das Letras

Hardy Guedes. Fio de linha contra o monstro do Labirinto.

Avaliação

Observar como as crianças estabecem as regras da brincadeira e vivenciam simbolicamente os personagens da Odisséia.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.