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Substâncias Simples e Compostas

 

22/04/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar as substâncias simples e as substâncias compostas;
• Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas;
• Reconhecer que a eletrólise da água e do ácido sulfúrico dá origem ao oxigênio e ao hidrogênio.
Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Modelo atômico de Dalton.
Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

No laboratório de informática peça para os alunos pesquisarem sobre a eletrólise da água e respondam as questões abaixo:
1 – Qual é a fórmula molecular da água?
2 – Em quais substâncias a água é decomposta na eletrólise?
Essas questões são para que os alunos vejam que a molécula de água pode ser decomposta em hidrogênio e oxigênio.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Em seguida peça para que os alunos abram a animação abaixo:
Eletrólise do ácido sulfúrico:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17923/eletrolise.gif 

 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Aula_01_Abril09_01.jpg
 
Pergunte o que está acontecendo com o ácido sulfúrico na reação de eletrólise? Os alunos responderão que o ácido sulfúrico está se decompondo em duas substâncias: o hidrogênio e o oxigênio. Pergunte aos alunos como é possível a água e o ácido sulfúrico, que são duas substâncias diferentes, no processo de eletrólise formarem os mesmos gases? O professor deverá informar que as moléculas de água e as moléculas de ácido sulfúrico contêm átomos de hidrogênio e oxigênio e por isso elas podem ser decompostas em moléculas que contenham esses átomos.
Peça para que os alunos pesquisem na internet alguns exemplos de substâncias que não podem ser decompostas em outras.
Enquanto os alunos realizam a pesquisa, escreva de um lado do quadro: substâncias que podem ser decompostas e do outro lado: substâncias que não podem ser decompostas. Em seguida complete com as informações pesquisadas pelos alunos.
 
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Aula_01_Abril09_02.jpg

Após o preenchimento do quadro, pergunte aos alunos qual a diferença entre as substâncias que podem ser decompostas e as substâncias que não podem ser decompostas? Informe aos alunos que as substâncias que podem ser decompostas são chamadas de substâncias compostas e as substâncias que não podem ser decompostas em outras são chamadas de substâncias simples. Após a explicação peça para que os alunos pesquisem o que é uma substância composta e o que é uma substância simples. Em seguida o professor deverá ouvir os alunos e explicar o conceito de:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Aula_01_Abril09_03.jpg

Em seguida peça para que os alunos identifiquem na tabela periódica quais são os átomos que constituem a água (H2O) e o ácido sulfúrico (H2SO4). Os alunos poderão acessar a tabela periódica no site abaixo:

http://educar.sc.usp.br/quimica/tabela.html
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Aula_01_Abril09_04.jpg

Após a identificação dos átomos peça para que os alunos utilizem o construtor de moléculas para construir a molécula de água e as moléculas de oxigênio e de hidrogênio. Em seguida deixe os alunos livres para construírem moléculas de substâncias que eles encontraram na pesquisa.

Construtor de moléculas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11712/constmoleculas_lapeq.swf
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Aula_01_Abril09_05.jpg

Após a construção das moléculas os alunos deverão apresentá-las para o restante da turma.
Para finalizar a aula peça para que os alunos respondam as questões abaixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

1 – Classifique todas as substâncias em simples ou compostas:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1936/imagens/Aula_01_Abril09_06.jpg

2 – Considerando a reação:

1 C (grafite) + n H2O → n CO + n H2

Indique a quantidade de substâncias compostas e simples presentes na reação.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Construtor de moléculas Animação/simulação
Eletrólise do ácido sulfúrico Animação/simulação
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através da participação dos alunos na construção das moléculas e através das respostas às questões propostas no final da aula.
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