22/04/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
No laboratório de informática peça para os alunos pesquisarem sobre a eletrólise da água e respondam as questões abaixo:
1 – Qual é a fórmula molecular da água?
2 – Em quais substâncias a água é decomposta na eletrólise?
Essas questões são para que os alunos vejam que a molécula de água pode ser decomposta em hidrogênio e oxigênio.
Em seguida peça para que os alunos abram a animação abaixo:
Eletrólise do ácido sulfúrico:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17923/eletrolise.gif
Após o preenchimento do quadro, pergunte aos alunos qual a diferença entre as substâncias que podem ser decompostas e as substâncias que não podem ser decompostas? Informe aos alunos que as substâncias que podem ser decompostas são chamadas de substâncias compostas e as substâncias que não podem ser decompostas em outras são chamadas de substâncias simples. Após a explicação peça para que os alunos pesquisem o que é uma substância composta e o que é uma substância simples. Em seguida o professor deverá ouvir os alunos e explicar o conceito de:
Em seguida peça para que os alunos identifiquem na tabela periódica quais são os átomos que constituem a água (H2O) e o ácido sulfúrico (H2SO4). Os alunos poderão acessar a tabela periódica no site abaixo:
http://educar.sc.usp.br/quimica/tabela.html
Após a identificação dos átomos peça para que os alunos utilizem o construtor de moléculas para construir a molécula de água e as moléculas de oxigênio e de hidrogênio. Em seguida deixe os alunos livres para construírem moléculas de substâncias que eles encontraram na pesquisa.
Construtor de moléculas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11712/constmoleculas_lapeq.swf
Após a construção das moléculas os alunos deverão apresentá-las para o restante da turma.
Para finalizar a aula peça para que os alunos respondam as questões abaixo.
1 – Classifique todas as substâncias em simples ou compostas:
2 – Considerando a reação:
1 C (grafite) + n H2O → n CO + n H2
Indique a quantidade de substâncias compostas e simples presentes na reação.
Nome | Tipo |
---|---|
Construtor de moléculas | Animação/simulação |
Eletrólise do ácido sulfúrico | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2011
Duas estrelaseu acho que devia conter mais, pra nós alunos entendermos, não só para os profesoores.okey? Obrigada pela conpreensão
01/06/2011
Cinco estrelasQue maravilha de aula!! Buscava idéias para inovar as minhas aulas e encontrei um mundo de experiências como essa aula. Parabéns.
23/03/2011
Cinco estrelasÓtimo o blog, animações perfeitas e exclarecedoras.... Parabens e continue assim....
23/03/2011
Cinco estrelasmuito bom, as animações me ajudaram!
24/03/2010
Cinco estrelasJá me ajudou demais... Sou professora de química e é o meu primeiro ano de trabalho, não tenho formação na área e estava meio perdida. ótima iniciativa.