Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHANDO AS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria de Medeiros e Shiley Albuquerque

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

Construir o conceito de cooperação;

Desenvolver competências sociais.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Discutindo o que as crianças entendem por cooperação

 Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo sobre o que acham que é cooperação. De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo sejam confrontados com o que foi aprendido.

2° MOMENTO – Trazendo exemplos de onde a cooperação atua em nosso dia a dia

Nesse momento o professor reune vários tipos de exemplos de cooperativas, tais como: cooperativas de reciclagem, empresas cooperativas, como também atividades isoladas que apresentem exemplo de cooperação etc.

Depois apresenta alguns conceitos em dicionários sobre a palavra cooperação.

Trazendo, depois desse momento uma reflexão sobre as discussões e exemplos apresentados. Nesse momento o professor pede a opinião das crianças sobre as discussões.

 3º MOMENTO –Dicas de vídeos

Sugerimos nesse momento a apresentação de dois vídeos que abordam o viés da cooperação. O primeiro é: “ANTZ FormiguinhaZ: Toda formiga tem o seu dia” e  “Bee movie”. São dois desenhos animados que apresentam as relações de cooperação das abelhas e das formigas.

 O  professor poderá exibir os filmes na íntegra ou escolher as cenas que chamam a atenção, para o assunto em discussão e  apresentar para a turma.

Cabe ao final das apresentações um registro por escrito de cada criança sobre a relação do tema cooperação e os filmes apresentados.

4º MOMENTO – Refletindo sobre as atitudes cooperatidas na sala de aula

Nesse momento o professor reune o grupo de crianças e realiza as seguintes questões:

a)       Vocês acreditam que é possível viver sem precisar de cooperação?

b)       De que forma vocês tem cooperado com colegas de escola, com os seus familiares e com outras pessoas dos seus convívios?

c)        Caso seja preciso realizar mudanças de atitues, quais seriam?

De acordo com as respostas o professor podrá construir com a turma situações cooperativas para a sua sala de aula.

Recursos Complementares

Sugerimos o site:  http://www.projetocooperacao.com.br/com-partilhando/jogos-e-atividades-cooperativas/ que apesenta exemplos de jogos e atividades cooperativas. 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Participaram da construção dos conceitos de cooperação;
  • Modificaram as suas ações com relação, principalmente, ao grupo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.