04/05/2010
Suzana Maria de Medeiros e Shiley Albuquerque
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Construir o conceito de cooperação;
Desenvolver competências sociais.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações.
1° MOMENTO – Discutindo o que as crianças entendem por cooperação
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo sobre o que acham que é cooperação. De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo sejam confrontados com o que foi aprendido.
2° MOMENTO – Trazendo exemplos de onde a cooperação atua em nosso dia a dia
Nesse momento o professor reune vários tipos de exemplos de cooperativas, tais como: cooperativas de reciclagem, empresas cooperativas, como também atividades isoladas que apresentem exemplo de cooperação etc.
Depois apresenta alguns conceitos em dicionários sobre a palavra cooperação.
Trazendo, depois desse momento uma reflexão sobre as discussões e exemplos apresentados. Nesse momento o professor pede a opinião das crianças sobre as discussões.
3º MOMENTO –Dicas de vídeos
Sugerimos nesse momento a apresentação de dois vídeos que abordam o viés da cooperação. O primeiro é: “ANTZ FormiguinhaZ: Toda formiga tem o seu dia” e “Bee movie”. São dois desenhos animados que apresentam as relações de cooperação das abelhas e das formigas.
O professor poderá exibir os filmes na íntegra ou escolher as cenas que chamam a atenção, para o assunto em discussão e apresentar para a turma.
Cabe ao final das apresentações um registro por escrito de cada criança sobre a relação do tema cooperação e os filmes apresentados.
4º MOMENTO – Refletindo sobre as atitudes cooperatidas na sala de aula
Nesse momento o professor reune o grupo de crianças e realiza as seguintes questões:
a) Vocês acreditam que é possível viver sem precisar de cooperação?
b) De que forma vocês tem cooperado com colegas de escola, com os seus familiares e com outras pessoas dos seus convívios?
c) Caso seja preciso realizar mudanças de atitues, quais seriam?
De acordo com as respostas o professor podrá construir com a turma situações cooperativas para a sua sala de aula.
Sugerimos o site: http://www.projetocooperacao.com.br/com-partilhando/jogos-e-atividades-cooperativas/ que apesenta exemplos de jogos e atividades cooperativas.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!