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O Arremesso no Handebol

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver as técnicas do arremesso;

Vivenciar os diferentes tipos de arremesso;

Desenvolver a precisão do arremesso.

Conhecer as posições dos jogadores em campo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

http://cbhb.mundozero.com.br 

Espaço: sala de aula, pátio da escola, quadra esporte, laboratório de informática ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade.

Material: cartazes, livros, vídeos, Blogs e artigos

O professor vai trabalhar junto com a turma algumas definições do Arremesso no Handebol.

Arremesso

É um fundamento realizado sempre em direção ao gol.

A maioria dos arremessos pode ser denominada "de ombro" e seguem basicamente a mesma descrição de movimento a seguir:

A bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.     

Os arremessos podem ser classificados em função da forma de execução:

Com apoio:

Quando executado o arremesso um dos pés do arremessador ou ambos esteja(m) em contato com o solo.

Em suspensão:

http://cbhb.mundozero.com.br 

Quando executado o arremesso não há apoio de nenhum tipo do arremessador com o solo.

Com rolamento:

Quando executado o arremesso e que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza um rolamento, na maioria das vezes um rolamento de ombro. Este tipo de arremesso é mais comum entre os pontas e eventualmente por pivôs.

Com queda:

Quando executado o arremesso e após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza uma queda, normalmente a mesma se dá dentro da área adversária e de frente - arremesso bastante comum entre os pivôs e eventualmente entre os pontas.

Espaço: sala de aula, pátio da escola, quadra esporte ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de handebol e cones

ATIVIDADE II

Arremesso com apoio parado

Todos os alunos parados e espalhados atrás da linha de seis metros, de frente para o gol, sem goleiro. Um aluno de cada vez deve arremessar a bola para o gol.

Variações:

Determinar o local para a realização do arremesso (exemplo: ângulo superior esquerdo). Cinco alunos com uma bola distribuídos atrás da linha de seis metros (nos postos específicos ofensivos de pontas e armadores), ao sinal do professor, todos devem arremessar a bola ao mesmo tempo. Utilizar uma seqüência, onde cada aluno arremessa por vez, utilizando assim o goleiro.

ATIVIDADE III

Arremesso com apoio com deslocamento

Uma coluna de alunos nas posições do armador central, cada jogador com uma bola. Realizar o arremesso, de forma livre, sem cobrar o ritmo trifásico. O arremesso pode ser realizado entre os nove e seis metros.

Neste momento o professor pode corrigir a posição do cotovelo, bem como do pé de apoio no chão, que deve ser contrário ao braço de arremesso.

Variações:

Realizar arremessos alternando os braços. Determinar o local que a bola deve atingir o gol (determinado pela divisão do gol em partes) Aumentar a distância do arremesso, em relação ao gol.

Arremesso em suspensão 

Três filas nas posições de armador central, armador esquerdo e armador direito. Cada aluno deverá realizar o arremesso em suspensão. Neste momento o professor não deve interferir na forma de deslocamento do aluno (drible, ritmo trifásico). Ele apenas deve realizar as correções no apoio do pé que irá impulsionar o jogador para o arremesso em suspensão.

Variações:

Utilizar um cone (deitado) para o jogador pular durante a fase aérea do arremesso em suspensão. Aumentar a distância do arremesso para o gol. Variar as posições de arremesso, de acordo com a posição inicial.

As posições dos jogadores no ataque são definidas da seguinte forma:

http://pedagogiadohandebol.wordpress.com   

Goleiro (G): Único jogador que pode se deslocar por qualquer parte da quadra, e também rebater ou parar a bola com os pés desde que dentro de sua área e em situação de defesa. Armador central (AC): Deve ser bom arremessador, ter boa precisão nos passes e visão de jogo. Armadores laterais (AE e AD): Devem ser bons arremessadores. Pontas (PE e PD): As jogadas de ataque iniciam, em sua maioria, pelos pontas.  São velozes, ágeis e devem possuir habilidade de arremessar em ângulos fechados.

O professor organizará junto com a turma para finalizar a aula um jogo de handebol, buscando jogar nas posições táticas indicadas.

Recursos Complementares
Avaliação

Desenvolver as técnicas do arremesso; Vivenciar os diferentes tipos de arremesso; Desenvolver a precisão do arremesso.

Verificar se os alunos identificam e demonstram os tipos e as técnicas do arremesso.

Pedir que os alunos argumentem sobre se com as técnicas do arremesso trabalhadas na aula, obtiveram um melhor desenpenho no jogo.

Verificar se a distribuição dos jogadores por posições no campo trouxe maior dinamica no mesmo.

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