08/06/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Desenvolver as técnicas do arremesso;
Vivenciar os diferentes tipos de arremesso;
Desenvolver a precisão do arremesso.
Conhecer as posições dos jogadores em campo.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Espaço: sala de aula, pátio da escola, quadra esporte, laboratório de informática ou qualquer lugar que possibilite a execução da atividade.
Material: cartazes, livros, vídeos, Blogs e artigos
O professor vai trabalhar junto com a turma algumas definições do Arremesso no Handebol.
Arremesso
É um fundamento realizado sempre em direção ao gol.
A maioria dos arremessos pode ser denominada "de ombro" e seguem basicamente a mesma descrição de movimento a seguir:
A bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.
Os arremessos podem ser classificados em função da forma de execução:
Com apoio:
Quando executado o arremesso um dos pés do arremessador ou ambos esteja(m) em contato com o solo.
Em suspensão:
Quando executado o arremesso não há apoio de nenhum tipo do arremessador com o solo.
Com rolamento:
Quando executado o arremesso e que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza um rolamento, na maioria das vezes um rolamento de ombro. Este tipo de arremesso é mais comum entre os pontas e eventualmente por pivôs.
Com queda:
Quando executado o arremesso e após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza uma queda, normalmente a mesma se dá dentro da área adversária e de frente - arremesso bastante comum entre os pivôs e eventualmente entre os pontas.
Espaço: sala de aula, pátio da escola, quadra esporte ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.
Material: bolas de handebol e cones
ATIVIDADE II
Arremesso com apoio parado
Todos os alunos parados e espalhados atrás da linha de seis metros, de frente para o gol, sem goleiro. Um aluno de cada vez deve arremessar a bola para o gol.
Variações:
Determinar o local para a realização do arremesso (exemplo: ângulo superior esquerdo). Cinco alunos com uma bola distribuídos atrás da linha de seis metros (nos postos específicos ofensivos de pontas e armadores), ao sinal do professor, todos devem arremessar a bola ao mesmo tempo. Utilizar uma seqüência, onde cada aluno arremessa por vez, utilizando assim o goleiro.
ATIVIDADE III
Arremesso com apoio com deslocamento
Uma coluna de alunos nas posições do armador central, cada jogador com uma bola. Realizar o arremesso, de forma livre, sem cobrar o ritmo trifásico. O arremesso pode ser realizado entre os nove e seis metros.
Neste momento o professor pode corrigir a posição do cotovelo, bem como do pé de apoio no chão, que deve ser contrário ao braço de arremesso.
Variações:
Realizar arremessos alternando os braços. Determinar o local que a bola deve atingir o gol (determinado pela divisão do gol em partes) Aumentar a distância do arremesso, em relação ao gol.
Arremesso em suspensão
Três filas nas posições de armador central, armador esquerdo e armador direito. Cada aluno deverá realizar o arremesso em suspensão. Neste momento o professor não deve interferir na forma de deslocamento do aluno (drible, ritmo trifásico). Ele apenas deve realizar as correções no apoio do pé que irá impulsionar o jogador para o arremesso em suspensão.
Variações:
Utilizar um cone (deitado) para o jogador pular durante a fase aérea do arremesso em suspensão. Aumentar a distância do arremesso para o gol. Variar as posições de arremesso, de acordo com a posição inicial.
As posições dos jogadores no ataque são definidas da seguinte forma:
http://pedagogiadohandebol.wordpress.com
Goleiro (G): Único jogador que pode se deslocar por qualquer parte da quadra, e também rebater ou parar a bola com os pés desde que dentro de sua área e em situação de defesa. Armador central (AC): Deve ser bom arremessador, ter boa precisão nos passes e visão de jogo. Armadores laterais (AE e AD): Devem ser bons arremessadores. Pontas (PE e PD): As jogadas de ataque iniciam, em sua maioria, pelos pontas. São velozes, ágeis e devem possuir habilidade de arremessar em ângulos fechados.
O professor organizará junto com a turma para finalizar a aula um jogo de handebol, buscando jogar nas posições táticas indicadas.
Desenvolver as técnicas do arremesso; Vivenciar os diferentes tipos de arremesso; Desenvolver a precisão do arremesso.
Verificar se os alunos identificam e demonstram os tipos e as técnicas do arremesso.
Pedir que os alunos argumentem sobre se com as técnicas do arremesso trabalhadas na aula, obtiveram um melhor desenpenho no jogo.
Verificar se a distribuição dos jogadores por posições no campo trouxe maior dinamica no mesmo.
Quatro estrelas 16 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/09/2015
Cinco estrelasme ajudou muito na materia de educaçao fisica demais....
12/05/2015
Cinco estrelasGostei muito porque me ajudou em um trabalho de ed.física.
06/05/2013
Quatro estrelasOtimo conteudo
24/04/2013
Quatro estrelasmto bom este site
24/04/2013
Quatro estrelasmto bom este site
08/04/2013
Três estrelasachei bom,mais faltou as definições...
08/04/2013
Cinco estrelasotimo me ajudou muito muito mesmo adorei obrigado ;)
19/03/2013
Cinco estrelasachei todos as coisas que precisava .
13/03/2013
Cinco estrelasmuito bom e otimo
09/11/2012
Cinco estrelasmuito bom e muito exemplar para os alunos!!!
01/09/2012
Duas estrelasEu acho que está faltando tipos de arremesso: arremesso simples, arremesso com salto e arremesso com queda para frente
08/08/2012
Quatro estrelasrazoavel pouco detalhado
27/05/2012
Cinco estrelasmuito bom me ajudou bastante obg e continue postando informacoes
04/04/2012
Cinco estrelasesse saite é otimo
09/03/2011
Cinco estrelaseu queria saber como eu faço para aperfeiçoar arremesso de central
19/02/2011
Cinco estrelasAdorei tua aula! Vou colocá-la em prática na próxima terça amigo... Sucesso pra ti!