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Luz, câmeras, ação!

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Relacionar conceitos de Genética mendeliana aos conceitos de Genética molecular.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema. 2. O que é gene. 3. O que é alelo. 4. Genótipo e fenótipo. 5. Dominância e recessividade 6. Síntese protéica. 7. Conceitos de herança mendeliana e seus aspectos moleculares.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos

 

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Professor, nesta sugestão de aula os alunos deverão construir um mapa conceitual envolvendo conceitos da Genética mendeliana e da Genética molecular. A criação de mapas conceituais constitui-se em uma excelente atividade que permite a integração de conceitos já conhecidos pelos alunos, que lhes foram apresentados em contextos distintos.

 

O objeto de aprendizagem “Mendel não sabia disso...” apresenta uma proposta pedagógica lúdica para a criação de um mapa conceitual no formato de um filme. Nele os alunos têm de organizar uma série de imagens, relacionadas entre si e que remetem a algum conceito de Genética. Durante a atividade deve-se escolher o tempo de exibição de cada imagem, assim como a sua respectiva legenda, que deverá conter uma explicação sobre a imagem. O resultado final desta edição de imagens é um pequeno filme. O enredo do filme é sobre a determinação da cor da pelagem em cães da raça Labrador.

 

 

Separe a turma em grupos para a realização desta atividade. Nesta primeira aula os alunos devem estruturar um roteiro para o filme. Para a montagem do roteiro oriente os alunos a analisarem cada imagem e a relacionarem cada uma dela a um conceito de Genética mendeliana e qual é a sua base molecular. Ao identificarem cada conceito os alunos devem redigir um pequeno parágrafo explicativo sobre o mesmo. Com base na análise de cada imagem os alunos devem estabelecer a ordem de apresentação das imagens e devem elaborar quais serão suas respectivas legendas.

 

Dicas! Professor, várias são as formas de conduzir esta atividade, aqui vão algumas sugestões. A análise das imagens (descobrir a qual conceitos elas remetem) pode ser feito das seguintes maneiras:


1- Com o professor e os alunos juntos. Você pode aproveitar a análise de cada imagem para revisar com os alunos os conceitos já vistos anteriormente. A revisão dos conceitos pode ser feita por meio do questionamento dos alunos a respeito do que já fo i visto. A idéia é que ele s exponham o que se lembram dos conceitos. Conduza esta revisão de modo a intervir, quando necessário, para explicar novamente um conceito não lembrado pelos alunos ou para expor um detalhe impor tante não mencionado ou mesmo para corrigir uma idéia mal entendida. Os alunos devem ser orientados a consultarem o livro didático se acharem necessário.


2- Com os alunos sozinhos contando com auxílio do professor. Para tanto fica a sugestão de consulta de alguns materiais. Inicialmente, os alunos podem consultar duas animações que contam no site do projeto “O DNA vai à escola” cujo link de acesso é este. As animações que devem ser consultadas são as de número 5 e 6, cujos títulos são “A hereditariedade genética segue regras” e “Genes são coisas reais”, respectivamente. Adicionalmente você pode distribuir para os alunos uma cópia de dois quadros-resumo. O primeiro quadro faz alusão ao que Mendel sabia quando propôs sua teoria sobre a hereditariedade em 1866 e segundo traz informações sobre o que ele saberia hoje se estivesse vivo e propusesse no tempo presente a mesma teoria. Os quadros resumo podem ser impressos a partir da última página do seguinte documento. A sua intervenção professor, deve ser feita no sentido de orientá-los a que conceitos eles devem se ater em sua pesquisa.

 

 

 

 


Você não precisa seguir necessariamente uma das duas sugestões acima, você pode mesclá-las ou adaptá-las de acordo com seu planejamento pedagógico. No entanto, a consulta das animações e o estudo dos quadros-resumo s ão fortemente recomend ados. Independente de qual método será utilizado, alguns conceitos importantes devem ser trabalhados/investigados: fatores hereditários (alelos), dominância/recessividade, fenótipo, genótipo; meiose (separação dos alelos na formação dos gametas), constituição dos cromossomos e o dogma central da Biologia Molecular (DNA ->RNA->proteína).

 

Fique atento com o tempo! Caso uma hora aula de 50 minutos não seja suficiente para execução da atividade proposta, vale a pena utilizar parte da próxima aula para o mesmo ou orientar o alunos a prepararem os roteiros propriamente ditos como atividade para casa. Neste caso esta primeira aula seria destinada apenas à análise das imagens.

 

 

Aula 2 – 50 minutos

 

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Professor, nesta segunda aula os alunos devem fazer a montagem do filme, cujo roteiro foi elaborado na aula passada (ou como atividade para casa).

 

Dica! O tempo destinado para esta aula é bastante flexível. Você pode utilizar o começo da aula para terminar a atividade proposta na aula anterior. Após a montagem dos filmes oriente cada grupo a apresentá-lo para o restante da turma. Que diferenças existem na ordem de apresentação das imagens no filme preparado por cada grupo?

 

Material de aprofundamento para o professor:

Mendel enrolado na dupla hélice -  Artigo da revista “Genética na Escola”, uma publicação da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Autoria de Miyaki e colaboradores (2006). O artigo mostra uma proposta pedagógica para construção de mapas conceituais para o ensino de Genética no Ensino Médio. Clique neste link para ter acesso ao documento.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Sites:
http://www.odnavaiaescola.com/dna/index.menu1.htm  -  Traz animaç ;ões didáticas que explicam conceitos relacionados à Genética clássica, Genética molecular e Biotecnologia.

http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/vol2pdf/8Mendel%20Enrolado.pdf  -  Mendel enrolado na dupla hélice. Artigo da revista “Genética na Escola”, uma publicação da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Autoria de Miyaki e colaboradores (2006).
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mendel não sabia disso! Animação/simulação
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pelo roteiro elaborado para o filme. Durante a análise de cada imagem os alunos conseguiram identificar o conceito de genética a ela associado? Os conceitos de Genética mendeliana e molecular foram relacionados (ex: fatores hereditários = alelos) quando possível? A ordem de apresentação das imagens no filme faz sentido? Fique atento para o fato de que não existe uma ordem correta de apresentação das imagens. O que realmente importa é que as relações entre elas estejam corretas em concordância com os conceitos de Genética a elas atrelados.
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