Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plano Cartesiano: história e aplicações

 

25/06/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver e aplicar o conceito de plano cartesiano, incluindo a localização das coordenadas no mesmo.
- Conhecer os principais fatos da vida de René Descartes.
Duração das atividades
2 a 3
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Relação.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1941/imagens/problematizacao.gif

Professor,

Inicie a aula apresentando aos alunos exemplos de uso do plano cartesiano, depois apresente um breve histórico sobre a vida de René Descartes, que poderá ser relatado por você ou pesquisado e posteriormente apresentado pelos alunos.

Diariamente nos deparamos, ao lermos jornais ou revistas, nos exames laboratoriais, nos rótulos de produtos, nas informações sobre a composição química de rémedios e comésticos com gráficos, tabelas e ilustrações. Os gráficos estão presentes nem vários espaços e sua leitura e interpretação faz-se imprescindível para compreendermos melhor dados e estatíticas, muito usados pela mídia.

A base dos gráficos que temos acesso via mídia ou informações contidas em produtos aos quais temos acesso, são baseados no conceito de Plano Cartesiano, estabelecido por René Descartes, vejamos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1941/imagens/bau_historias.gif

Filósofo e matemático francês nascido em 1596, René Descartes, é um personagem de destaque. A importância e representatividade de Descartes foi potencializada após a publicação do "Discurso sobre o Método", em 1637, no qual apresenta sua crença na caracterização do problema do método como garantia para a obtenção da verdade.

Segundo o racionalismo de Descartes, o melhor caminho para a compreensão de um problema é a ordem e a clareza com que processamos nossas reflexões. Um problema sempre será mais bem compreendido se o dividirmos em uma série de pequenos problemas que serão analisados isoladamente do todo. Este fato leva até mesmo nossos dicionários acusarem um substantivo e um adjetivo em referências ao seu nome: cartesianismo e cartesiano.

Descartes utilizou om terceiro capítulo de sua obra para a descrição de um tratado geométrico com os fundamentos daquilo que conhecemos hoje por geometria analítica, realizado com a intenção de ilustrar o alcance do método filosófico para o raciocínio e a busca da verdade.

Em artigo sobre René Descartes, no site Consciência.org, disponível em http://www.consciencia.org/descartes.shtml, podemos constar o fato que levou Descartes a finalizar seu tratato.

Descartes relata que viveu uma noite extraordinária no final de 1619. Ele ficava nessa época sozinho em um cômodo aquecido, onde podia se entregar à atividade intelectual. Uma visão extraordinária, um insigth. Numa noite iluminada, teve uma revelação dos fundamento de uma ciência admirável, de dimensão universal. Descartes resolvera viajar para procurar a verdade no Grande Livro do Mundo. em 1619 sai da Holanda e viaja pela Europa. Estava finalizando o seu Tratado sobre o Mundo e Sobre o Homem q uando lhe veio a notícia da condenação de Galileu por suas teorias científicas. 

...

Descartes tinha um projeto filosófico. Cada vez mais ligado na matemática, queria associar as leis numéricas com as leis do mundo, resgatando a antiga doutrina pitagórica. Sua principal teoria afirmava-se na eficácia da razão. Queria refle tir sobre a questão da autonomia da ciência e objetividade da razão frente ao Deus todo poderoso. As novas teorias científicas contrariavam as Sagradas Escrituras.

Saiba mais em: René Descarte. Disponível em: http://www.consciencia.org/descartes.shtml

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1941/imagens/atividade.png

  1. Proponha aos alunos que realizem as atividades propostas:

* Na aula: Localização no plano cartesiano, da Prof. Eliane Candida Pereira da Universidae de São Paulo, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1504, que utiliza o seguinte recurso.

* No artigo: Localização de pontos no plano cartesiano, da Prof. Carla Cristina Escorsin Roque, da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, disponível em:http://www.espacodasophia.com.br

 2. Solicite aos alunos que reunam e tragam guias e mapas da cidade em que moram. Depois peça que localizem uma rua qualquer. Nos guias especificamente, os alunos poderão observar as plantas das ruas e a ordem em que estão colocadas no índice.
Apresente e faça uma leitura dando explicações detalhadas de como se utiliza e lê um guia. Apresente alguns nomes de ruas para os alunos localizarem e registrar no quadro as observações feitas e como eles chegaram às soluções.
Depois desta breve atividade, apresente as seguintes propostas de exercícios, que poderão ser realizados individualmente ou em grupos pelo alunos:

    * Dada a localização da rua, indicar o par ordenado encontrado (letra e número);
    * Dado um par ordenado (letra e número), localizar uma rua correspondente;
    * Apresentar as ruas como retas e/ou segmentos de retas e determinar pontos encontrados nestes segmentos identificado pares ordenados;

Obs. Atividade baseada em exercícios da obra Experiências Matemáticas. CENP:São Paulo

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Teia Cartesiana Animação/simulação
Recursos Complementares
- Artigo - Localização de pontos no plano cartesiano. Revista Espaço da Sophia - Nº 16 – Jul.2008 – Ano II.

- Artigo - Implicações Estéticas do Pensamento Cartesiano. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewFile/1075/973

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cladilaine, CMD , Paraná - disse:
    cla_jt@hotmail.com

    23/07/2014

    Cinco estrelas

    A professora faz referencia a um artigo de uma professora minha do tempo do ginasio, adorei!!!


  • joao pereira miranda, cefapro , Mato Grosso - disse:
    jpmirandasfa@bol.com.br

    02/06/2010

    Quatro estrelas

    A aula sobre o plano cartesiano esta bem planejada para aplicarmos com os alunos, desse modo nao teremos muitas dificuldades para fazer com que nossos alunos aprendam a localizar-se em determinado mapa ou plano cartesiano. Essa aula tambem pode auxiliar o aluno no sentido de conhecer as coordenadas envolvidas no plano que o auxiliarao a entender os pontos que poderão estar marcando.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.